Quadros Eléctricos Made in Espanha

Responder
asterion
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 18 jan 2009, 21:37
Localização: Porto
Enviou: 2 vezes

Quadros Eléctricos Made in Espanha

Mensagem por asterion »

Boa noite,

Precisava de ajuda para decifrar um projecto eléctrico realizado em Espanha mas para ser executado em Portugal.
O esquema do quadro eléctrico representa antes de todos os diferenciais um disjuntor e não percebo a sua aplicabilidade.
Temos um Interruptor Geral do Quadro Eléctrico, depois os circuitos divididos por vários diferenciais, mas antes de cada diferencial o projectista coloca um disjuntor. Posso prescindir do mesmo de acordo com a legislação portuguesa?

Agradeço desde já a ajuda.


goncalo monteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 27 out 2011, 10:25
Enviou: 3 vezes

Re: Quadros Eléctricos Made in Espanha

Mensagem por goncalo monteiro »

Nos sitios onde estive os cortes fazem-se nos termicos. Caso os termicos sejam aquekes que se metem por baixo dos contactores entao mete-se um diferencial
asterion
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 18 jan 2009, 21:37
Localização: Porto
Enviou: 2 vezes

Re: Quadros Eléctricos Made in Espanha

Mensagem por asterion »

Mas neste caso não tenho contactores:
Sem Título.jpg
Sem Título.jpg (55.37 KiB) Visto 809 vezes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Quadros Eléctricos Made in Espanha

Mensagem por Mário »

Boas
asterion Escreveu:Boa noite,
Precisava de ajuda para decifrar um projecto eléctrico realizado em Espanha mas para ser executado em Portugal.
O esquema do quadro eléctrico representa antes de todos os diferenciais um disjuntor e não percebo a sua aplicabilidade.
Temos um Interruptor Geral do Quadro Eléctrico, depois os circuitos divididos por vários diferenciais, mas antes de cada diferencial o projectista coloca um disjuntor. Posso prescindir do mesmo de acordo com a legislação portuguesa?
Agradeço desde já a ajuda.
Se instalares disjuntor-diferencial, podes. Mas atenção, é mais vulgar encontrares disjuntores somente, e em separado os interruptores-diferenciais.

Mas deves de cumprir o projecto, não o deves alterar sem teres projecto novo na mão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Quadros Eléctricos Made in Espanha

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Em Espanha por norma instala-se sempre um disjuntor antes do diferencial, uma habitação tem que ter no mínimo 2 IDs, todos os disjuntores tem de ser bipolares "2P" (não DPNs) ou tetrapolares 4P.

À duas razões para se colocar um disjuntor antes do diferencial, uma delas é para o proteger de sobrecargas, outra é para de certa forma haver uma selectividade térmica. Em Espanha é muito usual contratar 13.8Kva "60A mono" e desta forma à uma garantia que não é absorvido mais que 40A por uma parte da instalação "através de um ID" ficando os outros 20A disponiveis no outro ID.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quadros Eléctricos Made in Espanha

Mensagem por ENERGY »

Boas
Até é para admirar tal sitaução, pois em Portugal, os espanhois fazem sempre instalações do tipo fisga, arraial, que de vez em quando a Certiel, até os faz trepar pelas paredes na hora da inspeção :lol: :lol: :lol:

goncalo monteiro Escreveu:Nos sitios onde estive os cortes fazem-se nos termicos. Caso os termicos sejam aquekes que se metem por baixo dos contactores entao mete-se um diferencial
Cpts.
Energy
goncalo monteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 27 out 2011, 10:25
Enviou: 3 vezes

Re: Quadros Eléctricos Made in Espanha

Mensagem por goncalo monteiro »

Só faço o que me mandam. Caso contrário chamam-me chico esperto.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”