A melhor solução é com uniões de cravar bem isolados entre si com fita isoladora ou manga termo retrátil à medida de de cada condutor,de seguida leva uma camada de fita vulcanizadora da 3M e por fim manga termo retrátil que tape tudo. Soldar a estanho não é solução porque se houver um aquecimento no cabo a soldadura pode derreter.
Comprimentos
Manuel Simões
Emendas em cabo elétrico
-
- Curioso
- Mensagens: 23
- Registado: 14 jan 2016, 20:15
- Localização: Tomar
- Been thanked: 1 time
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Emendas em cabo elétrico
Os cabos não são para aquecer para lá dos 60ºC ou 90ºC em alguns casos. A melhor solda de estanho derrete acima dos 180ºC. Se usar estanho não é solução, estamos a colocar em causa, expoente de base dez ligações em todo mundo...Manuel Simoes Escreveu:A melhor solução é com uniões de cravar bem isolados entre si com fita isoladora ou manga termo retrátil à medida de de cada condutor,de seguida leva uma camada de fita vulcanizadora da 3M e por fim manga termo retrátil que tape tudo. Soldar a estanho não é solução porque se houver um aquecimento no cabo a soldadura pode derreter.
Comprimentos
Manuel Simões
Cada caso é um caso. É preciso ponderar dentro das soluções possível. Dizer a seco que soldadura/brasagem branda não é solução para emendas de cabos, não concordo.
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 1911
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: Emendas em cabo elétrico
antmagalh Escreveu:Boa noite!
Apreciei com toda a atenção as várias sugestões.
Mas eu acrescentaria uma outra que não foi indicada. Julgem-me se estiver errado, já que da discussão nasce a luz. Eu não iria pelos conectores mas simplesmente iria para a soldadura a estanho, como isolamento posterior com manga retratil.
Cumptos
A. Magalhães
Boas,
pode ir por onde lhe aprouver e não necessita de o vir aqui dizer.
Quando nos pomos a inventar é assim... foram-lhe fornecidas as soluções indicadas para o seu problema, em sequência, resolve ir buscar alternativas do tempo da Maria Cachucha.
*IN CIBERDÚVIDAS da língua portuguesa*
Quando se diz que algo «é do tempo da Maria Cachucha», significa que é muito antigo. A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, que se acompanhava com castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da chucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.
Agora a sério... não vê que para soldar a estanho vai ter que usar maçarico e vai recozer o cobre enfraquecendo o condutor na zona da emenda e derreter o isolamento?
Já percebi que não tem alicate de cravar... use um ligador adequado convenientemente apertado. Quem não tem cão caça com gato.
Ohmico
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 163
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Localização: Coimbra
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
Re: Emendas em cabo elétrico
Não é por ser soldado que melhora a condutividade, a longo prazo até pode ser prejudicial.
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 483
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Localização: LISBOA
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Re: Emendas em cabo elétrico
Antes de haver os cravamentos com alicates de cravar era soldado por uniões e solda como indica! na altura não havia termoretáctil ! era em caixas de ferro com isolamento a alcatrão! actualmente é com uniões a cravamento com manga termoretrátil e dentro de um caixa tipo submarino com material isolante próprio para o caso.