DEMOGRAVI3 é o novo projeto de energia eólica offshore EDP

Bloqueado
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

DEMOGRAVI3 é o novo projeto de energia eólica offshore EDP

Mensagem por joaoosvaldo »

DEMOGRAVI3 é o novo projeto de energia eólica offshore EDP

A EDP acaba de ganhar financiamento europeu para desenvolver nova tecnologia para produção eólica offshore. O DEMOGRAVI3 é um projeto que visa desenvolver uma inovadora fundação gravítica para turbinas eólicas offshore e será financiado pelo Programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia.

O projeto tem a duração de 4 anos e incluirá uma demonstração em ambiente e escala real ao largo da Aguçadoura, Póvoa de Varzim, a 6km da costa portuguesa. Aproveitará o cabo submarino de ligação à subestação em terra da turbina WindFloat, que será entretanto descomissionada para dar lugar à 2ª fase do projeto, a ser instalado em Viana do Castelo.

Ao contrário da solução baseada em plataforma flutuante testada com sucesso no Windloat, o DEMOGRAVI3 ficará assente no fundo, embora toda a estrutura e elementos constituintes da turbina sejam montados em terra e depois transportados a flutuar até ao local de amarração. A principal inovação desta estrutura evita assim a necessidade de navios de grande capacidade para ancorar e para montar todos os elementos da turbina em ambiente offshore.

Esta iniciativa reforça a aposta da EDP numa área emergente da produção eólica com forte potencial de crescimento. Pela crescente competitividade e pelo contributo que podem dar no combate às alterações climáticas, a capacidade instalada das energias renováveis tenderá a crescer a ritmo superior ao das últimas décadas, cabendo aos oceanos um papel fundamental nesta expansão. No caso da eólica, o vento é mais forte e constante no mar permitindo uma maior produtividade.

Atualmente existem 8GW offshore instalados na Europa, uma fração ainda limitada face aos 120GW instalados em terra. Mas a quota das eólicas no mar vai crescer rapidamente nos próximos anos. Em 2020, a capacidade do offshore deverá subir para entre 21 e 30 GW, ainda sem o contributo das tecnologias em desenvolvimento para águas de média e grande profundidade como é o caso do DEMOGRAVI3 e do Windfloat liderados pela EDP.

O orçamento total deste projeto ascende aos 26,8M€, tendo obtido um financiamento não reembolsável de 19,2 M€ do Programa Horizonte 2020 de apoio à Investigação & Inovação da Comissão Europeia.​​

Principais objetivos do projeto

​- Testar e desenvolver uma tecnologia inovadora a nível mundial para instalação de turbinas eólicas offshore em águas de profundidades média (30 a 60m de profundidade);
- Ganhar competências e experiência em toda a cadeia de valor da energia eólica offshore, desde o design e fabrico, até à operação e manutenção;
- Estudar a viabilidade técnica desta solução, bem como os modelos de negócio que dela podem decorrer, criando valor nesta área para o Grupo EDP.

Parceiros

A EDP está representada pela EDP Renováveis – que coordena todo o projeto – e o NEW R&D – Centre for New Energy Technologies, que lidera os trabalhos de demonstração.

Participam ainda neste projeto vários parceiros europeus de diferentes áreas de competência:
​- ASM Energia (Portugal)
- Técnica y Proyectos SA (Espanha)
- Univ. Politécnica de Madrid, Harbour Research Lab. (Espanha)
- WavEC Offshore Renewables (Portugal)
- Acciona Infraestructuras (Espanha)
- Fraunhofer Gesellschaft IWES (Alemanha)
- Gavin & Doherty Geo Solutions (Irlanda)
- Global Maritime AS (Noruega).

Fonte: http://www.edp.pt/pt/media/noticias/201 ... ravi3.aspx
Anexos
Demogravi3_Antevisao.jpg


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Bloqueado

Voltar para “Notícias”