ROTEX HPSU hitemp

CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Eu citei as explicações técnicas da Daikin,relativas ao sistema em cascata, nada mais.
Se o colega não está de acordo com estas, não posso fazer nada.
Por outro lado, se clicar no link que eu postei vai ver isto lá escrito, página 8 do pdf, e, na página seguinte,
um diagrama mecânico das ligações em causa.

Já agora, perceberam por que razão se utiliza este tipo de montagem? Será que uma máquina ( a 134A) não seria suficiente?

Cps
A. Castro


Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por Hidrocube »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Eu citei as explicações técnicas da Daikin,relativas ao sistema em cascata, nada mais.
Se o colega não está de acordo com estas, não posso fazer nada.
Por outro lado, se clicar no link que eu postei vai ver isto lá escrito, página 8 do pdf, e, na página seguinte,
um diagrama mecânico das ligações em causa.

Já agora, perceberam por que razão se utiliza este tipo de montagem? Será que uma máquina ( a 134A) não seria suficiente?

Cps
A. Castro
Boas.

Este tópico é sobre a cópia integral do HPSU de alta. Assim sendo era dele que estávamos a dialogar.

Altherma existe:

- Altherma de Baixa Temperatura (reversível ou não)
- Alterma de Alta Temperatura (só calor). O que estamos a discutir.
- Altherma Flex Type Comercial (só calor alta temperatura > em potencia com várias hidro-boxes). O que nada tem a ver com o tópico em questão, que você puxou ...
- Alterma Flex Type Apartamentos (reversivel com alta temperatura).

Razões para estes tipos de instalações:

altherma de baixa: Permite fazer frio e calor com AQS para moradias com vc´s, radiadores, etc.
altherma de alta: Substituição de caldeiras com AQS para sistemas novos ou existentes.
altherma flex type comercial: Grandes potencias necessárias para grandes depósitos de hotéis, lares, fabricas, etc.
altherma flex type apartamentos: Como o próprio nome indica, ser para isso mesmo, pode ver melhor no catalgo que colocou aqui o link.

Últimos 3 permitem fazer água até 85 ºC ...

Quanto à sua ultima pergunta, já vi tudo ... sinceramente a sua questão mata as leis da termodinâmica!

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Hidrocube Escreveu:
JMCOUTO20 Escreveu:
Hidrocube Escreveu:Boas.

A Daikin adquiriu a Rotex, e sim são de alta temperatura com circuitos em cascata a UE a 410A e a UI a 134a.

São uma boa solução para alta temperatura apenas através de esforços termodinâmicos.

Quanto ao resto depende para que este é necessário a sua produção de água quente ...

CumpS!
Nesta caso são "irmãos gémeos" ou mais um "filho bastardo" ?
Uma questão de por enquanto de mercado, pois a Rotex é mais forte em outros produtos/paises e a Daikin o mesmo. A perspectiva segundo sei é para acabar com a tendência, pois foi o mesmo com a McQuay.

No entanto é de referir que os sistemas em cascata de alta temperatura foi inventado pela Daikin, e como esta já fornecia as UE à Rotex entre outras foi uma questão de tempo a sua aquisição se bem que já vão alguns anos.

No entanto a Rotex ainda é representada pela Hiperclima em exclusive em PT.

CumpS!

Como se pode ver não fui eu que misturei assuntos, antes pelo contrário foram complementados com as minhas questões/observações.
Se "são irmãos gemeos", se a "Daikin fornece as unidades", a tecnologia será a mesma.
Na página 9 do pdf cujo link postei anteriormente está descrito uma instalação tipo em cascata, onde estão esquematizadas as unidades a 410A e a 134A e respectivos permutadores; Isto é que é importante para mim. não vejo lá hidroboxes nesse mesmo diagrama.
Se o conceito "cascata" é diferente para as duas marcas, isso já não sei.
Hidrocube Escreveu:
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Eu citei as explicações técnicas da Daikin,relativas ao sistema em cascata, nada mais.
Se o colega não está de acordo com estas, não posso fazer nada.
Por outro lado, se clicar no link que eu postei vai ver isto lá escrito, página 8 do pdf, e, na página seguinte,
um diagrama mecânico das ligações em causa.

Já agora, perceberam por que razão se utiliza este tipo de montagem? Será que uma máquina ( a 134A) não seria suficiente?

Cps
A. Castro
Boas.

Este tópico é sobre a cópia integral do HPSU de alta. Assim sendo era dele que estávamos a dialogar.

Altherma existe:

- Altherma de Baixa Temperatura (reversível ou não)
- Alterma de Alta Temperatura (só calor). O que estamos a discutir.
- Altherma Flex Type Comercial (só calor alta temperatura > em potencia com várias hidro-boxes). O que nada tem a ver com o tópico em questão, que você puxou ...
- Alterma Flex Type Apartamentos (reversivel com alta temperatura).

Razões para estes tipos de instalações:

altherma de baixa: Permite fazer frio e calor com AQS para moradias com vc´s, radiadores, etc.
altherma de alta: Substituição de caldeiras com AQS para sistemas novos ou existentes.
altherma flex type comercial: Grandes potencias necessárias para grandes depósitos de hotéis, lares, fabricas, etc.
altherma flex type apartamentos: Como o próprio nome indica, ser para isso mesmo, pode ver melhor no catalgo que colocou aqui o link.

Últimos 3 permitem fazer água até 85 ºC ...

Quanto à sua ultima pergunta, já vi tudo ... sinceramente a sua questão mata as leis da termodinâmica!

CumpS!
Colega, não matei nada! Sou aspirante a técnico, logo, sou curioso.
Imagine o seguinte cenário: o sr Hidrocube é formador e está a dar formação em bombas de calor de alta temperatura e alguém, um gajo como eu, faz-lhe a seguinte pergunta:
Ó sr formador, porque se utilizam as duas máquinas? A máquina a 134A não será suficiente?
O sr vai chamar-lhe burro ou vai responder-lhe?

Cps
A.Castro
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por Hidrocube »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Hidrocube Escreveu:
JMCOUTO20 Escreveu:
Hidrocube Escreveu:Boas.

A Daikin adquiriu a Rotex, e sim são de alta temperatura com circuitos em cascata a UE a 410A e a UI a 134a.

São uma boa solução para alta temperatura apenas através de esforços termodinâmicos.

Quanto ao resto depende para que este é necessário a sua produção de água quente ...

CumpS!
Nesta caso são "irmãos gémeos" ou mais um "filho bastardo" ?
Uma questão de por enquanto de mercado, pois a Rotex é mais forte em outros produtos/paises e a Daikin o mesmo. A perspectiva segundo sei é para acabar com a tendência, pois foi o mesmo com a McQuay.

No entanto é de referir que os sistemas em cascata de alta temperatura foi inventado pela Daikin, e como esta já fornecia as UE à Rotex entre outras foi uma questão de tempo a sua aquisição se bem que já vão alguns anos.

No entanto a Rotex ainda é representada pela Hiperclima em exclusive em PT.

CumpS!

Como se pode ver não fui eu que misturei assuntos, antes pelo contrário foram complementados com as minhas questões/observações.
Se "são irmãos gemeos", se a "Daikin fornece as unidades", a tecnologia será a mesma.
Na página 9 do pdf cujo link postei anteriormente está descrito uma instalação tipo em cascata, onde estão esquematizadas as unidades a 410A e a 134A e respectivos permutadores; Isto é que é importante para mim. não vejo lá hidroboxes nesse mesmo diagrama.
Se o conceito "cascata" é diferente para as duas marcas, isso já não sei.
Hidrocube Escreveu:
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Eu citei as explicações técnicas da Daikin,relativas ao sistema em cascata, nada mais.
Se o colega não está de acordo com estas, não posso fazer nada.
Por outro lado, se clicar no link que eu postei vai ver isto lá escrito, página 8 do pdf, e, na página seguinte,
um diagrama mecânico das ligações em causa.

Já agora, perceberam por que razão se utiliza este tipo de montagem? Será que uma máquina ( a 134A) não seria suficiente?

Cps
A. Castro
Boas.

Este tópico é sobre a cópia integral do HPSU de alta. Assim sendo era dele que estávamos a dialogar.

Altherma existe:

- Altherma de Baixa Temperatura (reversível ou não)
- Alterma de Alta Temperatura (só calor). O que estamos a discutir.
- Altherma Flex Type Comercial (só calor alta temperatura > em potencia com várias hidro-boxes). O que nada tem a ver com o tópico em questão, que você puxou ...
- Alterma Flex Type Apartamentos (reversivel com alta temperatura).

Razões para estes tipos de instalações:

altherma de baixa: Permite fazer frio e calor com AQS para moradias com vc´s, radiadores, etc.
altherma de alta: Substituição de caldeiras com AQS para sistemas novos ou existentes.
altherma flex type comercial: Grandes potencias necessárias para grandes depósitos de hotéis, lares, fabricas, etc.
altherma flex type apartamentos: Como o próprio nome indica, ser para isso mesmo, pode ver melhor no catalgo que colocou aqui o link.

Últimos 3 permitem fazer água até 85 ºC ...

Quanto à sua ultima pergunta, já vi tudo ... sinceramente a sua questão mata as leis da termodinâmica!

CumpS!
Colega, não matei nada! Sou aspirante a técnico, logo, sou curioso.
Imagine o seguinte cenário: o sr Hidrocube é formador e está a dar formação em bombas de calor de alta temperatura e alguém, um gajo como eu, faz-lhe a seguinte pergunta:
Ó sr formador, porque se utilizam as duas máquinas? A máquina a 134A não será suficiente?
O sr vai chamar-lhe burro ou vai responder-lhe?

Cps
A.Castro
Se eu fosse o formador, certeza que quem tivesse nessa formação tinha que ter pelo menos de conhecer o diagrama ph, daí não poderia ser aspirante, pois ter conhecimentos em AVAC & R não se aprende em "dois dias" ... Depois se ele percebesse os dois ciclos de trabalho que dei no meu post anterior no diagrama, saberia o porquê. ;)

Burro é um animal que não é racional ... mas a resposta era simples, peço imensa desculpa mas isso não se aprende em "dois dias", e passava à frente.

Se você é só curioso, esqueça então o que disse nos posts que escrevi neste tópico. E amigos na mesma. :)

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por CF,Lda »

Vivam,
Parabéns, colega Hidrocube. Com essa resposta, hipoteticamente, claro, o sr, como formador,conseguiu provar que as formações, que o ensino nas nossas escolas, nas nossas faculdades não passa de "peguem lá, engulam informação, guardem-na bem porque mais tarde vai-lhes fazer falta, quando forem para a vossa actividade, se não aprenderam lá em casa ou no café, , não é aqui que vão aprender..." e depois sou eu que mato a termodinámica!
Estas leis estão estruturadas, bem alicerçadas e inquestionáveis. Tudo o que eu fiz foi tentar contribuir para a sua comprensão...
Cps
A. Castro
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por Hidrocube »

CF,Lda Escreveu:Vivam,
Parabéns, colega Hidrocube. Com essa resposta, hipoteticamente, claro, o sr, como formador,conseguiu provar que as formações, que o ensino nas nossas escolas, nas nossas faculdades não passa de "peguem lá, engulam informação, guardem-na bem porque mais tarde vai-lhes fazer falta, quando forem para a vossa actividade, se não aprenderam lá em casa ou no café, , não é aqui que vão aprender..." e depois sou eu que mato a termodinámica!
Estas leis estão estruturadas, bem alicerçadas e inquestionáveis. Tudo o que eu fiz foi tentar contribuir para a sua comprensão...
Cps
A. Castro
Boas. Eu andei na escola, na faculdade e no "campo" desde os meus 14 anos, e o que me foi ensinado serviu para não ser empírico no meu dia a dia como profissional de "campo" entre outras coisas ...

Como já vi que gosta de distorcer as minhas afirmações, não vale a pena andar a discutir "fédiveres" ...

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
heheheheheheheheheh...
Diz o roto ao nu...
Não gorou as minhas expectativas, infelizmente

Cps
A. Castro
jorgealves
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 19 dez 2010, 19:32
Localização: Mafra, Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por jorgealves »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Eu citei as explicações técnicas da Daikin,relativas ao sistema em cascata, nada mais.
Se o colega não está de acordo com estas, não posso fazer nada.
Por outro lado, se clicar no link que eu postei vai ver isto lá escrito, página 8 do pdf, e, na página seguinte,
um diagrama mecânico das ligações em causa.

Já agora, perceberam por que razão se utiliza este tipo de montagem? Será que uma máquina ( a 134A) não seria suficiente?

Cps
A. Castro
uma maquina a R410 não consegue fazer mais do que 60ºC e já com cop sofriveis,

uma maquina a R134A conseguia ir dos 0ºC aos 80ºC mas mais uma vez com um cop muito baixo, conjugando as duas consegue-se aumentar a faixa de trabalho com um cop muito eficiente de 3,5
jorgealves
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 19 dez 2010, 19:32
Localização: Mafra, Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por jorgealves »

já instalei algumas HT se tiver questões é só dizer que terei muito gosto em responder dentro daquilo que sei e da minha experiencia.
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por Hidrocube »

Se ele não sabe interpretar um diagrama de ph acha que sabe o que é o COP ou EER? :evil:

Boa sorte ...

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por Mário »

Boas

O "COP" e o "EER" é o mesmo, oh melhor são diferentes, o "COP" é utilizado para "calor" aquecimento, e o "EER" é para "frio" arrefecimento.

Ex: Uma sistema "produz" 3kW "calor" e gasta 1kW/h (eléctricos), o COP é a DIVISÃO dos dois valores, (será um COP de 3). Se for para o EER, é da mesma maneira, mas referente a "frio".

A azul o erro "estava multiplicação, onde está agora corrigido divisão"

Cump.
Mário
Última edição por Mário em 29 set 2015, 19:38, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luis varela
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 set 2015, 13:04
Enviou: 2 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por luis varela »

Certificação gases fluorados
Boa tarde! Vou ter exame brevemente e gostava de saber se alguém me pode enviar exemplos de perguntas que possa sair no exame. Agradeço imenso se me poderem ajudar.
O meu mail é [email protected]
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Normalmente, são os teóricos que precisam de utilizar o gráfico de PH. ;)
Trabalhei muitos anos no ar condicionado e só tomei conhecimento do mesmo à cerca de 10 anos, nas
formações que fiz na APIRAC... e nunca mais utilizei, ou melhor, utilizo-o como sempre o utilizei: manómetros,
pinça amperimétrica e termómetro.
Só acho estranho que tenha que adicionar mais uma máquina, a consumir amperes, para melhorar um tal de COP, ou EER... de uma instalação
Para o Colega Jorge Alves, essas unidades HT que instalou, tinham duas máquinas, uma a 410A outra a 134A?


Cps
A. Castro

Hidrocube Escreveu:Se ele não sabe interpretar um diagrama de ph acha que sabe o que é o COP ou EER? :evil:

Boa sorte ...

CumpS!
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Mário, não é "multiplicação" mas "divisão"

Cps
A. Castro
Mário Escreveu:Boas

O "COP" e o "EER" é o mesmo, oh melhor são diferentes, o "COP" é utilizado para "calor" aquecimento, e o "EER" é para "frio" arrefecimento.

Ex: Uma sistema "produz" 3kW "calor" e gasta 1kW/h (eléctricos), o COP é a multiplicação dos dois valores, (será um COP de 3). Se for para o EER, é da mesma maneira, mas referente a "frio".

Cump.
Mário
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: ROTEX HPSU hitemp

Mensagem por Mário »

Boas
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Mário, não é "multiplicação" mas "divisão"
Cps
A. Castro
Mário Escreveu:Boas
O "COP" e o "EER" é o mesmo, oh melhor são diferentes, o "COP" é utilizado para "calor" aquecimento, e o "EER" é para "frio" arrefecimento.
Ex: Uma sistema "produz" 3kW "calor" e gasta 1kW/h (eléctricos), o COP é a multiplicação dos dois valores, (será um COP de 3). Se for para o EER, é da mesma maneira, mas referente a "frio".
Cump.
Mário
Pois é "CF" é dividir e não multiplicar, vou editar o erro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Discussão AVAC”