PAT onde colocar

Responder
[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 25 jul 2015, 00:12

PAT onde colocar

Mensagem por [email protected] »

Boa noite,

Tenho uma situação que não sei se será a maneira mais correta de fazer...

Tenho um terreno com 3 bungalows, coloquei um ATI em cada bungalows e o ATE no muro de vedação (segui a logica de um prédio), a minha duvida é saber onde é mais correto colocar a PAT, no ATE, com um mastro para segurar a antena, não sei se vão achar grande piada... colocar a PAT num dos edifícios e leva-la até ao ATE? E do ATE aos edifícios, podemos estar a falar de mais de 150 metros... colocar uma PAT para cada ATI? Temos 3 antenas...

Obrigado,

Luís Simões


[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 25 jul 2015, 00:12

Re: PAT onde colocar

Mensagem por [email protected] »

Isto é um só licenciamento camarário e não 3...

Luís Simões

[email protected] Escreveu:Boa noite,

Tenho uma situação que não sei se será a maneira mais correta de fazer...

Tenho um terreno com 3 bungalows, coloquei um ATI em cada bungalows e o ATE no muro de vedação (segui a logica de um prédio), a minha duvida é saber onde é mais correto colocar a PAT, no ATE, com um mastro para segurar a antena, não sei se vão achar grande piada... colocar a PAT num dos edifícios e leva-la até ao ATE? E do ATE aos edifícios, podemos estar a falar de mais de 150 metros... colocar uma PAT para cada ATI? Temos 3 antenas...

Obrigado,

Luís Simões
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: PAT onde colocar

Mensagem por angel_of_diablo »

[email protected] Escreveu:Boa noite,

Tenho uma situação que não sei se será a maneira mais correta de fazer...

Tenho um terreno com 3 bungalows, coloquei um ATI em cada bungalows e o ATE no muro de vedação (segui a logica de um prédio), a minha duvida é saber onde é mais correto colocar a PAT, no ATE, com um mastro para segurar a antena, não sei se vão achar grande piada... colocar a PAT num dos edifícios e leva-la até ao ATE? E do ATE aos edifícios, podemos estar a falar de mais de 150 metros... colocar uma PAT para cada ATI? Temos 3 antenas...

Obrigado,

Luís Simões
Olá Luís Simões.

A localização da PAT ou PAT's é o menor dos seus problemas...
Se tem mais de 150 m entre o ATE e cada ATI, como pretende fazer a rede de pares de cobre e coaxial desde o ATE até cada ATI?
Só em fibra é que pode ter estas distâncias, dado que em pares de cobre só pode ter 90 m e em coaxial 96 m.

Para o puder ajudar necessitava de alguns elementos/esclarecimentos.
1) Está a enquadrar este projeto no tipo "Edifícios novos do tipo residencial" ou "Edifícios especiais novos"?
2) As circulações exteriores são as únicas partes coletivas aos 3 edifícios do lote, ou existe algum outro edifício (qualquer construção) que seja comum?
3) Existe operadores por cabo na zona?
4) Consegue fazer aqui um esboço da rede, tubagem ou coaxial, com as distâncias corretas?
5) Existe algum quadro elétrico para os serviços comuns?

Cumprimentos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 25 jul 2015, 00:12

Re: PAT onde colocar

Mensagem por [email protected] »

Olá,

Desculpe só responder agora... férias...

1) Está a enquadrar este projeto no tipo "Edifícios novos do tipo residencial" ou "Edifícios especiais novos"?: Residenciais;
2) As circulações exteriores são as únicas partes coletivas aos 3 edifícios do lote, ou existe algum outro edifício (qualquer construção) que seja comum?; Vai existir um edifício central, mas o licenciamento deste é completamente independente destes 3 edifícios isolados. Não tem qualquer parte comum, são 3 "moradia" independentes no mesmo terreno...
3) Existe operadores por cabo na zona? Perto não.
4) Consegue fazer aqui um esboço da rede, tubagem ou coaxial, com as distâncias corretas? Envio em anexo um desenho das moradia c o muro, tem cerca de 100 metros até às moradias.
5) Existe algum quadro elétrico para os serviços comuns? Não estou eu a fazer a parte elétrica, mas penso que vai ser construída uma pequena zona técnica, ou junto ao muro, ou ao lado, na parte exterior de um dos edifícios...

Obrigado pela ajuda!!

LPRS
Anexos
plantas e diagramas v31 - v1 Model.pdf
(8.73 KiB) Transferido 80 vezes
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: PAT onde colocar

Mensagem por angel_of_diablo »

Resposta a azul.
[email protected] Escreveu:Olá,

Desculpe só responder agora... férias...

1) Está a enquadrar este projeto no tipo "Edifícios novos do tipo residencial" ou "Edifícios especiais novos"?: Residenciais;
OK.
2) As circulações exteriores são as únicas partes coletivas aos 3 edifícios do lote, ou existe algum outro edifício (qualquer construção) que seja comum?; Vai existir um edifício central, mas o licenciamento deste é completamente independente destes 3 edifícios isolados. Não tem qualquer parte comum, são 3 "moradia" independentes no mesmo terreno...
Se esses bungalows são 3 moradias independentes e esse edifício nada tiver a haver com a utilização dos bungalows, então eu colocaria uma CVM (para cada moradia) junto ao muro e assim resolveria todos os problemas.
3) Existe operadores por cabo na zona? Perto não.
A pergunta era para saber se fazia sistema coaxial único ou independente. Mas se forem 3 moradias independentes, isto não se aplica.
4) Consegue fazer aqui um esboço da rede, tubagem ou coaxial, com as distâncias corretas? Envio em anexo um desenho das moradia c o muro, tem cerca de 100 metros até às moradias.
Com esta distância nunca poderia colocar o ATE no muro. Inviabiliza as redes de PC e Coaxial.
5) Existe algum quadro elétrico para os serviços comuns? Não estou eu a fazer a parte elétrica, mas penso que vai ser construída uma pequena zona técnica, ou junto ao muro, ou ao lado, na parte exterior de um dos edifícios...
Tem a certeza de que este projeto é Residencial e não Especial do tipo Empreendimento Turístico?

Obrigado pela ajuda!!

LPRS
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 25 jul 2015, 00:12

Re: PAT onde colocar

Mensagem por [email protected] »

Obrigado pelas respostas, penso que consigo resolver as distâncias dos PC, colocando cabo de categoria 7 e assim garantindo a 6, e coaxial com um bom amplificador... vamos ver se vou por aqui...
[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 25 jul 2015, 00:12

Re: PAT onde colocar

Mensagem por [email protected] »

Olá,


Da pergunta anterior esqueci de lhe responder se é um empreendimento turístico, isto são dois terrenos com licenciamentos distintos, mais que então "colados um ao outro", o problema é que no 1º terreno vai ser construído um edifício tipo receção escritórios e no outro terreno vai ser construídos 3 edifícios tipo bungalows, se fosse só um licenciamento era fácil, mas assim não...


Tenho mais uma situação e gostaria de saber a sua opinião é que não consigo fazer um tópico... não encontro... deve ser do cansaço...


No manual ITED está para a PAT de uma moradia "1 tudo de diâmetro de 40 ou equivalente", um instalador efetuou a obra c 2 tubos de 32 e não é "encartado" e tenho eu de passar o termo de responsabilidade da obra, mas não tenho a certeza se estará bem assim...já questionei a ANACOM e mais uma pergunta sem resposta... se fosse em vistoria e para multarem, ai teria a resposta de certeza... Obrigado, LPRS
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: PAT onde colocar

Mensagem por angel_of_diablo »

[email protected] Escreveu:Obrigado pelas respostas, penso que consigo resolver as distâncias dos PC, colocando cabo de categoria 7 e assim garantindo a 6, e coaxial com um bom amplificador... vamos ver se vou por aqui...
Atenção à distância máxima entre ATE e cada ATI. Para PC o manual não permite mais do que 90 m.
Da pergunta anterior esqueci de lhe responder se é um empreendimento turístico, isto são dois terrenos com licenciamentos distintos, mais que então "colados um ao outro", o problema é que no 1º terreno vai ser construído um edifício tipo receção escritórios e no outro terreno vai ser construídos 3 edifícios tipo bungalows, se fosse só um licenciamento era fácil, mas assim não...
Pois, sendo assim, parece-em que fica enviabilizada a solução de 3 moradias independentes, e terá de colocar mesmo o ATE. Para resolver o problema das distâncias é colocar o ATE o mais próximo do centro dos 3 edifícios, num pequeno muro a construir para o efeito.
Não tem de ficar obrigatóriamente no muro exterior, penso eu. Convém confirmar nas FAQs....
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
mariorms
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 04 ago 2008, 11:06

Re: PAT onde colocar

Mensagem por mariorms »

Boas,
Se percebi bem a questão, parece-me que uma ITUR privada resolveria a questão.
Cada bangalow para a ter o seu ATI e a sua PAT. A solução é mais cara mas fica limpinho.
Ou seja o parque tem uma rede de condutas e cabos a partir de 1 ponto de entrada (ATU) e os sinais são distribuídos a partir daí para cada instalação incluindo a recepção. Creio que eu faria assim.
Cump,
Mário Silva
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”