Como fazer proteção do sistema fotovoltaico

Responder
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Como fazer proteção do sistema fotovoltaico

Mensagem por Quintas »

Ando a estudar para instalar um kit fotovoltaico para autoconsumo. Na net vê-se muitos kits para ligação direta a uma tomada mas, em relação à proteção elétrica, daquilo que li, cheguei à seguinte conclusão:

Do lado DC, será recomendável ligação equipotencial da estrutura de fixação dos módulos e microinversores à terra, excepto para pequenas potências instaladas (<5kWp) e Classe de proteção II, no mínimo.

Do lado AC, é recomendável ligar o sistema diretamente ao quadro, com proteção de um disjuntor magnetotérmico dimensionado para esse circuito (depende do n.º de módulos) e proteção diferencial (sensibilidade menor ou igual a 30 mA).

Uma recomendação que li é a de assegurar que os disjuntores magnetotérmicos e diferenciais admitam a passagem de corrente em sentido inverso (só que não sei com ver isso).

Pelo que li aqui no forum, e não tendo em conta o que a melhor prática recomenda, é indiferente alimentar os disjuntores de corte por cima ou por baixo. Já em relação aos diferenciais, fiquei na dúvida: uns dizem ser indiferente, outros dizem que podem não funcionar.

Na prática, o que eu preciso saber é se quando produzir eletricidade e esta alimentar o diferencial ao contrário se este vai ter problemas e se vai continuar a desempenhar as funções para as quais foi instalado, ou se é necessário alguma alteração ao quadro.

Podem confirmar se isto está correto, ou dar qualquer outra recomendação?

Obrigado.


Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como fazer proteção do sistema fotovoltaico

Mensagem por Quintas »

Acabei por contactar a Schneider (os meus disjuntores dão Merlin Gerin multi 9) e recebi logo a resposta, que transcrevo - fica com referência para quem precisar:

"os nossos interruptores diferenciais e disjuntores ou disjuntores diferenciais Multi 9 podem ser alimentados pelos bornes de ligação superiores ou inferiores.
O seu desempenho não é afectado.
No entanto convencionou-se, regras da arte, que a alimentação é habitualmente realizada pelos bornes superiores.
Quando é realizada pelos bornes inferiores deve colocar uma sinalética a alertar que a parte em tensão é a inferior.
Deve ter em especial atenção que nos interruptores diferenciais não é possivel trocar a polaridade do borne de neutro com o de fase.
O borne com marcação N terá de ser obrigatoriamente alimentado com o neutro."


De qualquer forma, qualquer recomendação que queiram fazer será bem vinda.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”