Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Responder
naesm
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 abr 2008, 23:16

Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por naesm »

Bom Dia,

Tenho em mãos um projecto onde estou a projectar os quadros de AVAC e de segurança para desenfumagem e controlo de registos corta fogo, o projectista de instalações eléctricas em conjunto com o dono de obra questionaram os meus quadros de segurança, devido a incluírem Transformador de Isolamento+CPI e afirmam não ser obrigatório.

Procurei nas mais variadas normas e regulamentos e efectivamente não encontrei nada que obrigasse apenas que aconselham, será que me podem indicar onde encontrar essa obrigatoriedade?.

Obrigado e cumprimentos

Nelson


EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por EE_Rafael »

Viva,

Não estará já o projecto eléctrico a contemplar essas ligações em regime IT e existir assim uma duplicação de equipamentos?!

Cumprimentos,
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por parreirajoao »

801.2.1.2.4 Protecção contra os contactos indirectos
Quando for necessário adoptar medidas de protecção contra os contactos indirectos por corte
automático da alimentação, devem ser seleccionadas as medidas que não obriguem o corte dos
circuitos ao primeiro defeito de isolamento.


naesm Escreveu:Bom Dia,

Tenho em mãos um projecto onde estou a projectar os quadros de AVAC e de segurança para desenfumagem e controlo de registos corta fogo, o projectista de instalações eléctricas em conjunto com o dono de obra questionaram os meus quadros de segurança, devido a incluírem Transformador de Isolamento+CPI e afirmam não ser obrigatório.

Procurei nas mais variadas normas e regulamentos e efectivamente não encontrei nada que obrigasse apenas que aconselham, será que me podem indicar onde encontrar essa obrigatoriedade?.

Obrigado e cumprimentos

Nelson
naesm
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 abr 2008, 23:16

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por naesm »

ok, eu tambem vi o artigo 801.2.1.2.4, mas neste caso podemos sempre aplicar a estes sistemas um by-pass a interruptores diferenciais que poderão ser desactivados pela cdi, e ficarmos apenas com protecção contra contactos directos, disjuntores a protegerem as alimentações e equipamentos.

Obrigado mas preciso mesmo de obrigatoriedade de Regime IT e CPI.

Em relação à resposta do Rafael, não existe duplicação, o projectista de instalações eléctricas alimenta a minha instalação, eu no avac/segurança de desenfumagem preconizo tudo o que seja necessário.

Obrigado

Nelson
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por parreirajoao »

Não entendo a questão do by-pass.

https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
naesm Escreveu:ok, eu tambem vi o artigo 801.2.1.2.4, mas neste caso podemos sempre aplicar a estes sistemas um by-pass a interruptores diferenciais que poderão ser desactivados pela cdi, e ficarmos apenas com protecção contra contactos directos, disjuntores a protegerem as alimentações e equipamentos.

Obrigado mas preciso mesmo de obrigatoriedade de Regime IT e CPI.

Em relação à resposta do Rafael, não existe duplicação, o projectista de instalações eléctricas alimenta a minha instalação, eu no avac/segurança de desenfumagem preconizo tudo o que seja necessário.

Obrigado

Nelson
naesm
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 abr 2008, 23:16

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por naesm »

o by-pass que indico passa por instalar um contactor em paralelo com o diferencial que seja actuado por um contacto da CDI que no caso de existir alarme de incêndio desactiva o corte ao primeiro defeito pelo diferencial, permitindo assim o funcionamento do equipamento de desenfumagem.

Penso que esta opção não será muito aconselhada, mas foi a indicada pelo projectista de instalações eléctricas para a redução de custos dos quadros de segurança.

O que eu preciso mesmo para apresentar como obrigatório ao dono de obra, nem que seja para existir alguma proteção de pessoas, é de alguma norma ou regulamento que exija a utilização de TI e CPI.

obrigado e desculpem-me por algum mal entendido.

Obrigado

Nelson
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por joaoosvaldo »

naesm Escreveu:o by-pass que indico passa por instalar um contactor em paralelo com o diferencial que seja actuado por um contacto da CDI que no caso de existir alarme de incêndio desactiva o corte ao primeiro defeito pelo diferencial, permitindo assim o funcionamento do equipamento de desenfumagem.

Penso que esta opção não será muito aconselhada, mas foi a indicada pelo projectista de instalações eléctricas para a redução de custos dos quadros de segurança.

O que eu preciso mesmo para apresentar como obrigatório ao dono de obra, nem que seja para existir alguma proteção de pessoas, é de alguma norma ou regulamento que exija a utilização de TI e CPI.

obrigado e desculpem-me por algum mal entendido.

Obrigado

Nelson
O que refere não é permitido, não é uma boa solução, põe em causa a segurança, não será aprovado pela Certiel, etc etc etc ...

Não há volta a dar :!: O Quadro de Segurança tem de ter Regime IT com CPI e alimentado por transformador de isolamento.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
naesm
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 abr 2008, 23:16

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por naesm »

Muito obrigado pelas dicas, eu pessoalmente também não acho ser uma boa solução, o projecto não é para Portugal e igualmente cá não encontrei algo que obrigue, é só esse documento que preciso, para apresentar a quem de direito.

Obrigado a todos

Nelson
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por joaoosvaldo »

naesm Escreveu:Muito obrigado pelas dicas, eu pessoalmente também não acho ser uma boa solução, o projecto não é para Portugal e igualmente cá não encontrei algo que obrigue, é só esse documento que preciso, para apresentar a quem de direito.

Obrigado a todos

Nelson
Em Portugal é obrigatório pelo ponto atrás referido das RTIEBT. A única forma segura e permitida regulamentarmente de garantir que as proteções não atuam ao 1.º defeito é com transformador de isolamento e com CPI.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por EE_Rafael »

naesm Escreveu:o by-pass que indico passa por instalar um contactor em paralelo com o diferencial que seja actuado por um contacto da CDI que no caso de existir alarme de incêndio desactiva o corte ao primeiro defeito pelo diferencial, permitindo assim o funcionamento do equipamento de desenfumagem.

Penso que esta opção não será muito aconselhada, mas foi a indicada pelo projectista de instalações eléctricas para a redução de custos dos quadros de segurança.

O que eu preciso mesmo para apresentar como obrigatório ao dono de obra, nem que seja para existir alguma proteção de pessoas, é de alguma norma ou regulamento que exija a utilização de TI e CPI.

obrigado e desculpem-me por algum mal entendido.

Obrigado

Nelson
Ou seja, se a cdi actuar a desenfumagem fica sem qualquer protecção contra contactos indirectos?! Muito criativo...

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por joaoosvaldo »

Para dar a volta à legislação somos muito criativos (Os Tugas).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por joaoosvaldo »

A pergunta que deveria ser feita a quem se lembrou dessa "engenhoca" é:

Na instalação elétrica da "engenhoca" o que acontece se alguém tocar na massa de um equipamento que está em defeito com o condutor de fase a tocar na carcaça do equipamento (situação em que a CDI desativou os dispositivos diferenciais).

E a mesma situação mas numa instalação em esquema IT a funcionar na perfeição.

:!: :?:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
naesm
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 29 abr 2008, 23:16

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por naesm »

Bom dia,

Que fique bem claro que eu tambem não concordo com o que me propuseram, apenas sou um peão que apesar de avisar quem de direito por vezes "e muitas, infelizmente", não se executa o correcto.

Entretanto enviei a duvida á certiel de onde obtive a seguinte resposta:

"Exmo. Senhor Nelson

Acusamos a receção do seu e-mail de 2014-11-03, o qual mereceu a nossa
melhor atenção.

Na sequência do mesmo, cumpre-nos esclarecer que, poderá ser necessária a
utilização dos equipamentos que refere quando se utiliza o esquema IT, tal
como o previsto na regra 801.2.1.2.4, das RTIEBT Regras Técnicas das
Instalações Eléctricas de Baixa Tensão, que transcrevemos:

801.2.1.2.4 Protecção contra os contactos indirectos
Quando for necessário adoptar medidas de protecção contra os contactos
indirectos por corte automático da alimentação, devem ser seleccionadas as
medidas que não obriguem o corte dos circuitos ao primeiro defeito de
isolamento.

Nota: Esta regra não é aplicável a instalações de segurança alimentadas em
tensão reduzida de segurança.
Na prática, pode ser adoptada uma das soluções seguintes:
utilização de equipamentos da classe II ou dotados de isolamento
equivalente (veja-se 413.2);
utilização do esquema IT (veja-se 413.1.5).
Quando a instalação de segurança puder ser alimentada, em serviço normal,
pela fonte normal do edifício e, em caso de falha desta, por meio de uma
fonte diferente (fonte de segurança), as condições de protecção contra os
curtos-circuitos e contra os contactos indirectos devem ser verificadas
para as duas condições de alimentação.
"

Logo como não conheço marcas de ventiladores de desenfumagem com Classe II, vou prever transformador de isolamento + CPI nos meus quadros eléctricos, se alguém os quiser retirar em obra, fica à sua responsabilidade.

Obrigado e cumprimentos

Nelson
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Transformador de isolamento + CPI em Quadros de Segurança

Mensagem por joaoosvaldo »

Exatamente. É mesmo essa a atitude que deve ter. Se alguém os tirar a responsabilidade já não é sua.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Responder

Voltar para “Dúvidas”