Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do SP

Responder
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do SP

Mensagem por projclvm »

Aqui fica o link da publicação do Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do SP
https://dre.pt/application/conteudo/58406974


migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por migjac »

A duvida que tenho é se o anterior regime ainda se mantem. Consultando o portal da renováveis na hora podemos ver que estava previsto atribuir 6100,00kW para este ano de 2014 e ainda foi apenas atribuído 2012.4kW faltando ainda atribuir 4087kW, isto na miniprodução e na microprodução foi atribuída 271.4 kW ficando ainda por atribuir 11450,00kW. Este regime parece-me muito mais benéfico já que garante uma tarifa de venda de muito superior. A tarifa para a miniprodução é de 0,1059€/kwh. Este decreto vem anular este regime? Mas no dec lei diz: "O regime da pequena produção permite ao produtor vender a totalidade da energia elétrica à RESP com tarifa atribuída com base num modelo de licitação, no âmbito do qual os concorrentes oferecem descontos à tarifa de referência, eliminando -se o regime remuneratório geral previsto nos anteriores regimes jurídicos de miniprodução e de microprodução."
Anexos
atribuição potencia.pdf
(1.01 MiB) Transferido 104 vezes
micro produçaõ 2014.pdf
(302.21 KiB) Transferido 94 vezes
tiago dias silva
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 25 mar 2012, 11:08
Localização: Porto

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por tiago dias silva »

Boas pessoal,

Eis a minha questão agora.
Será que vale a pena o inveStimento de uma unidade de produção <=1.5Kw?


Cumprimentos
Tiago
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por nelmindo »

tiago dias silva Escreveu:Boas pessoal,

Eis a minha questão agora.
Será que vale a pena o inveStimento de uma unidade de produção <=1.5Kw?


Cumprimentos
Tiago

Depende agora dos preços dos sistemas. Pode ser que apareçam paineis com inversores incorporados, por a custarem 1€ por 1W...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu nestes pequenos sistemas sou um pouco cético quanto à sua rentabilidade, quantos anos se vai demorar a pagar o equipamento/instalação, e começar a ter retorno do investimento, não esquecer que quando se começar a ter retorno, também se vai começar a ter custos acrescidos de manutenção, etc. pois nos primeiros anos tudo vai funcionar impec, mas depois?
Claro qualquer vendedor ou Instalador vai dizer o contrário, pois interessa vender, e obter lucro rápido na venda e instalação, agora o cliente esse vai ter de esperar pelo lucro sentado, para não se cansar muito, e esquecer o investimento, se não vai ficar alguns anos com dores de cabeça :D

nelmindo Escreveu:
tiago dias silva Escreveu:Boas pessoal,

Eis a minha questão agora.
Será que vale a pena o inveStimento de uma unidade de produção <=1.5Kw?


Cumprimentos
Tiago

Depende agora dos preços dos sistemas. Pode ser que apareçam paineis com inversores incorporados, por a custarem 1€ por 1W...
Cpts.
Energy
tiago dias silva
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 25 mar 2012, 11:08
Localização: Porto

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por tiago dias silva »

Bom dia,

Voçês tem noção +/- do preço de um KIT <=1.5Kw?
Tive a ler o novo decreto lei e fiquei com uma duvida. Quem suporta o custo de um contador totalizador de energia? O produtor ou a RESP?


Cumprimentos
Tiago Silva
150max
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 24 out 2014, 14:43

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por 150max »

Penso que, no artigo 8.º alinea b) tens a resposta a tua segunda pergunta !
Da uma vista de olhos

tiago dias silva Escreveu:Bom dia,

Voçês tem noção +/- do preço de um KIT <=1.5Kw?
Tive a ler o novo decreto lei e fiquei com uma duvida. Quem suporta o custo de um contador totalizador de energia? O produtor ou a RESP?


Cumprimentos
Tiago Silva
tiago dias silva
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 25 mar 2012, 11:08
Localização: Porto

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por tiago dias silva »

Boas pessoal...

A onde está a plataforma SERUP para registar a instlação?
Quero colocar um sistema UPAC mas ainda não existe meios disso da parte da DGEG.
Terei que esperar muito?

Cumprimentos
Tiago Silva
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do

Mensagem por projclvm »

Em Portugal criam-se as Leis e depois fica-se à espera uma eternidade pelas medidas a disponibilizar.
Avatar do Utilizador
DomingosX
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 102
Registado: 10 jan 2009, 23:28
Localização: Carregado - Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Decreto-Lei n.º 153/2014 - Auto-consumo e venda à RE do SP

Mensagem por DomingosX »

Caríssimos colegas

Como aconteceu com a Microprodução – pelo Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 118-A/2010 que saiu em finais do ano, deveremos esperar que a DGEG emita a nova tarifa de referencia e uma portaria em Finais de Dezembro de 2014 ou inicio Janeiro de 2015.
Pois a nova legislação costuma revogar a anterior, passando assim a não se poder efectuar mais microproduções ou miniproduções segundo a legislação em vigor neste ano de 2014.

Quanto a um kit de 1,5KW, o preço de 1,5€/Wp + IVA será BOM, o que resulta num valor de 2800,00€ a pagar para um KIT chave na mão.
Na zona de Lisboa um kit com 35º de Inclinação e orientado a sul produzirá, em média, cerca de 2400kWh/ano, se o valor médio do kWh (Ponta e Cheias) for cerca de 0,15€ + IVA cerca de 0,185€/kWh teremos um rendimento anual de cerca de 444,00€/Ano de Poupança o que resulta num payback de cerca de 6 anos.

Não foi tomado em conta a possibilidade de deduções fiscais no IRS da aquisição destes equipamentos, que poderão ser dadas como política de incentivos, esperamos todos nós profissionais do sector das renováveis.

Relembro que as contas que apresento acima foram calculadas de uma forma simplificada e tendo em consideração que 100% da energia produzida pelo Kit de 1,5KW é totalmente consumida.


Agradeço os vossos comentários.

Com os melhores cumprimentos,
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”