passadeira rolante

Responder
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas a todos os membros deste forum.

é o seguinte, possuo uma passadeira rolante, mas ela nao da sinal de nada, como posso saber se o motor está avariado? :s

cumprimentos


Jorge Barbosa
ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

o primeiro passo é verificar se chega tensao aos terminais do motor,caso chegue meça o consumo(caso esteja preso,mas se for este o caso ouve o ruido de esforço)se nao houver consumo meça a resistencia das bobines,podem estar abertas.
Verifique se o motor nao tem um termico interno,que poderá estar defeituoso.
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

RuiSantos, antes de mais, obrigado pela resposta.
ruisantos Escreveu:meça a resistencia das bobines
como faço isso?
ruisantos Escreveu:Verifique se o motor nao tem um termico interno,que poderá estar defeituoso.
este termico que fala, é tipo se aquecer demais ele activa e desliga o circuito, é isso?

É igual ao que tem nas maquinas de secar a roupa?


Cumprimentos
Jorge Barbosa
ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

olá,
sim ,o termico é isso, mas nao deve ser disso(é mto raro isso acontecer,mas já me aconteceu),eu só falei nele por falar,no fim de varias etapas...
Se nao sabe como medir a resistencia das bobines,torna-se um pouco complicado,exije ter um multimetro.
Mas o primeiro passo passa por saber se chega tensao (os 220volts)aos terminais do motor (tendo o interruptor ligado),mas p isto tb tem de ter um multimetro.Caso chegue,o motor estará avariado.
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, sim possuo um multimtro. No fim de semana quando for à casa vou verificar e depois digo alguma coisa :D

Obrigado :)
Jorge Barbosa
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas. Afinal o tapete rolante está a funcionar, mas o problema é que ele antes mudava constantemente de velocidade e por vezes cheirava a queimado.

Hoje estive a ver, e estava tudo a funcionar bem :o

Será alguma desprogramaçao na PCB?? :s

Ja agora deixo aqui umas fotos, e gostava de saber qual dos fios é que alimenta o motor ( ~220v)...

Cumprimentos,
Obrigado
Anexos
DSC04646.JPG
(863.26 KiB) Transferido 48 vezes
Jorge Barbosa
ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

olá,
apesar da foto,é complicado dizer-lhe alguma coisa,(excepto p quem trabalha/repara diariamente,é claro).As vezes é preciso desmantelar tudo,ver como funciona/tirar esquema...,neste caso para saber o que sao cada ponta que sai do motor.As vezes qndo só se tem o motor e desconhecemos como se liga temos de ver a continuidade das pontas e fazer ensaios,outras qndo está queimado até se torna mais facil,pq depois desbobina-se e entao tira-se o esquema.
Por acaso nao tem nenhum esquema por aí?as vezes na carcaça do motor existe um esquema de como ligar o motor nas diversas velocidades/diversas tensoes...
Mas se você diz que já está bom,e cheirava a queimado antes,procure por maus contactos(nas fichas,nas soldaduras da placa electronica,ou algum componente nesta que tenha aquecido demasiado.
Pode tb por algum motivo,o motor apesar de agora estar a trabalhar bem(covem medir o consumo e comparar com o indicado na placa)pode já estar a entregar a alma ao criador!!,ou seja pode já ter espiras em curto circuito,ou com um aquecimento entrar em curto/sobregarga e começar a aquecer até torrar!!a partir daqui,só bobinando de novo.
Exprimente deixar a trabalhar por um bom bocado e ver se o motor aquece
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, esta semana a minha mae andou no tapete rolante, e segundo ela, anteontem andou bem nele, e ontem ele nem se quer ligou... Hoje quando cheguei a casa fui ver e ele ligou normal :| (devo ter umas maos de ouro :D )
No entanto ele fazia muito barulho, mesmo quando ninguem andava em cima dele.

Eu nao percebo muito da coisa, mas para mim é escovas do motor (acho que é assim que se diz :s) ora vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=s0y_E0EY8SA


Editado:

Passado para ai 15 min de fazer este video, fui a ligar e apareciam as coisas no painel, mas nada se mexia, e o motor nao arrancava :|

Sendo assim, o problema pode ser na board, nao?

Cumprimentos
Jorge Barbosa
ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

pela chama q as escovas fazem nos colectores suspeito mais q tenhas o motor(induzido ou as indutoras) queimado...
Verifica o comprimento das escovas
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

como faço isso?

desculpa a minha ignorancia :s
Jorge Barbosa
ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

as escovas sao "um pedaço" de carvao,e nesse caso em formato rectangular.Existe uma mola a "puxala"para os colectores do induzido.
Com o tempo as escovas vao-se gastando,até que deixam de ter comprimento necessario para fazer a ligaçao ao colector.
Basta levantar a mola e puxar a escova.
As escovas sao aquelas "pecitas" que estao a fazer essa chama !! :D .E essa chama toda nao é bom sinal.Pode ser originado por diversos factores os mais comuns sao :o motor estar queimado,escovas gastas.
gaio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 28 out 2020, 13:48
Localização: oeiras

Re: passadeira rolante

Mensagem por gaio »

Bom dia.

Não percebo nada de eletricidade, mas preciso de alguém que me repare uma passadeira rolante, norditrack.

Alguém que saiba fazer isso, ou que conheça alguém?

Por incrível que pareça, nem no google me estou a safar...

Obg
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”