Tensão abaixo dos 220V

Responder
mnuno_oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 12 fev 2009, 11:52
Localização: Porto

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por mnuno_oliveira »

santossg Escreveu:Boa tarde a todos.

Venho aqui expor uma situação que acho inadmissível.

Na localidade onde vivo, no concelho de Sintra, em certas ruas, a tensão eléctrica é sempre muito baixa.

Em minha casa a tensão eléctrica, dificilmente chega aos 210V

Normalmente está abaixo dos 200V

Mas o pior é à noite, dificilmente chega aos 180V e muitas vezes medem-se 160/170V

Ora, isto é incomportável, uma vez que certos equipamentos pura e simplesmente não funcionam (lâmpadas fluorescentes, computadores e até televisões).

Alguém me diz como posso ver isto resolvido?

Obrigado
Poderias resolver com baterias de condensador.


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por ohmico »

mnuno_oliveira Escreveu:
santossg Escreveu:Boa tarde a todos.

Venho aqui expor uma situação que acho inadmissível.

Na localidade onde vivo, no concelho de Sintra, em certas ruas, a tensão eléctrica é sempre muito baixa.

Em minha casa a tensão eléctrica, dificilmente chega aos 210V

Normalmente está abaixo dos 200V

Mas o pior é à noite, dificilmente chega aos 180V e muitas vezes medem-se 160/170V

Ora, isto é incomportável, uma vez que certos equipamentos pura e simplesmente não funcionam (lâmpadas fluorescentes, computadores e até televisões).

Alguém me diz como posso ver isto resolvido?

Obrigado
Poderias resolver com baterias de condensador.

Boas,

este tipo de respostas pode ser fruto da exigência de limite mínimo de postes.

De qualquer modo será melhor pesquisar neste forum para que servem as baterias de condensadores.

ohmico
condeço
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 fev 2010, 22:10

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por condeço »

Boas
moro na zona de Arruda dos Vinhos e tenho o mesmo problema desde que para aqui vim morar. Depois de várias reclamações para a EDP lá vieram pôr um aparelho durante 3 dias a medir a tensão ( que curiosamente esteve sempre nos 215/225v durante esse tempo), e lá veio a carta a dizer que estava tudo bem. O que acontece é que agora, depois da medição voltou tudo ao mesmo e muitas vezes nem chega aos 170v. Alguém sabe de uma empresa que efectue essas medições e nos disponibilize os gráficos para podermos fazer uma queixa fundamentada?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Com tensões baixas de rede quais são as avarias mais frequentes?
E para tensões elevadas?

As electrobombas tendem a queimar com tensões elevadas ou com tensões mais baixas?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por migjac »

aguem dá alguma ideia?
zuga
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 15 mai 2009, 16:23
Localização: OTA

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por zuga »

Menos tensão de alimentação está implícito menos potência (mais corrente nos enrolamentos para a mesma potencia) e logo mais probabilidade de entrar em esforço a máquina e queimar.

Sobretensão nos motores elétricos, só se for um valor muito acima. p.ex. 250V eficazes (tensões de pico na ordem dos 350V) não tem grandes efeitos nos enrolamentos do motor. Pode ter implicações é no circuito de comando bobines dos contactores, condensadores e relés de nível preparados para 230V podem não aguentar um funcionamento constante a tensão superior à nominal.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por Mário »

Boas
migjac Escreveu:Boa tarde,

Com tensões baixas de rede quais são as avarias mais frequentes?
E para tensões elevadas?

As electrobombas tendem a queimar com tensões elevadas ou com tensões mais baixas?
Queimam. quando a tensão desce e a corrente sobe.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por migjac »

Mas se a tensão estiver dentro do regulamentar o fornecedor de uma electrobomba pode invocar não estar dentro da garantia?
Se a tensão for 378V pode invocar que o que provocou a avaria ser a tensão e não assumir a reparação ao abrigo da garantia?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por Mário »

Boas "migiac"

Não te esqueças de preencher o perfil "profile"
migjac Escreveu:Mas se a tensão estiver dentro do regulamentar o fornecedor de uma electrobomba pode invocar não estar dentro da garantia?

Comigo, se eu fornecer uma electrobomba e depois de 1 ou 3 meses aparecer com a bomba "queimada" possivelmente não tem direito a garantia.

Muito importante quem dá garantia são os fabricantes!.
Eu só estou autorizado a retirar garantias!.
Quero dizer, quando se queima uma electrobomba, normalmente ( 99.999% ) não é caso de garantia. (do fabricante). Pode ser garantia de quem projectou a electrobomba para aquele local.


Se a tensão for 378V pode invocar que o que provocou a avaria ser a tensão e não assumir a reparação ao abrigo da garantia?

Todas as electrobombas têm uma chapa de características, onde é referido com mais ou menos pormenor os dados de funcionamento. Mas o manual é importante.
Até podes ter um desequilibro de tensão ou corrente, e muitas mais coisitas que vão influenciar o bem estar da electrobomba.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”