Disparos intempestivos de diferenciais

ferreira1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 jan 2021, 20:08
Localização: braga

Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por ferreira1978 »

boa tarde e a minha primeira vez aqui não sei começar um tópico mas vou colocar aqui o meu problema ,tenho uma fabrica de umas pessoas conhecidas com um PT instalado ,a fabrica tem dois quadros gerais mais fusíveis no PT com saída para cada um dos quadros e um corte geral apenas , o meu problema tem haver com disparos intempestivos de diferenciais ,tetrapolares ,tripolares , disjuntores e ate rele térmicos as avarias acontecem mais em um quadro então eu desliguei esse quadro ficou essa parte da fabrica desligada por um tempo , para eu tentar identificar a avaria mas para meu espanto começaram as avarias no outro inverti a situação ou seja liguei esse quadro desliguei o outro e as avarias continuaram no quadro inicial . a única coisa q os dois quadros tem em comum e o PT já testei de tudo que me lembrei não tenho corrente entre terras e neutros não tenho fulgas a terra , não tenho harmónicos , as avarias não são sempre constantes coloquei la um analysador de energia tenho apanhado varias cavas de tensão mas nada q justifique disparos mesmo nas horas do almoço quando tudo equipamento esta desligado . como o PT e um PT mt antigo com os isoladores mt sujos minha duvida e se sera possível a terra de proteção do PT q devera estar mt perto da terra de serviço me pode estar a causar avarias nas terras


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Mário »

Boas

Instalaram lampadas Led?
Tens variadores de velocidade instalados?
Tens ar condicionado inverter?
Tens máquinas de soldar com electronica?
Tens paineis fotovoltaicos?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ferreira1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 jan 2021, 20:08
Localização: braga

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por ferreira1978 »

Boa tarde não tenho nada disso instalado e um carpintaria antiga
ferreira1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 jan 2021, 20:08
Localização: braga

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por ferreira1978 »

Eu comprei um analysador propositadamente para tentar identificar a avaria e mesmo assim não estou a conseguir já pedi ajuda a vários eng o q não me foi de grande ajuda uma vez que quando lhes conto o tipo de avaria q tenho até fogem até ao dia de hoje e a primeira avaria que não estou a conseguir resolver é como os clientes não me largam o pé uma vez q não conseguem outro eletricista e como estes tb estão numa situação financeira complicada não posso fazer mt mais
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Mário »

Boas

Marca e modelo do analisador?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ferreira1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 jan 2021, 20:08
Localização: braga

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por ferreira1978 »

E um ht gsc60

Comp
Ferreira
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Duzia12 »

É em vez do sistema TT usar o Sistema TN ou TN-C em que os diferencias serão substituidos por interruptores do memmo calibre. tripolares
As instalações não deverão exceder os 200 m
Tem de ter uma terra única de no máximo 5 Ohms.
Nos circuitos de tomadas deve levar diferenciais pelo risco de usar-se extensões ou nao
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Duzia12 »

São Euro-Engenheiros

Os analisadores de nada servem, pois são disparos intempestivos, e por isso nada há a fazer
ferreira1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 jan 2021, 20:08
Localização: braga

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por ferreira1978 »

Um dos problemas q tenho é q tb me disparam tripolares e tetrapolares mesmo de curvas diferentes já gastei uma pequena furtuna em material, substituição de cabos que estávam mt mal dimensionados.

Comp
Ferreira
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Mário »

Quando mediste foi em trifásico as 3 fases em tensão e em corrente? Ou mediste fase a fase

Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Duzia12 »

Para disparar disjuntores só se há curo fase terra ou fase neutro.


Eu não percebo o porque de não resolverem o problema, pode haver fase á terra nalgum circuito que não tenha diferencial. Um bom técnico resolve isso fácilmente.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Mário »

Boas
Duzia12 Escreveu: 25 jan 2021, 11:14 Para disparar disjuntores só se há curo fase terra ou fase neutro.
Eu não percebo o porque de não resolverem o problema, pode haver fase á terra nalgum circuito que não tenha diferencial. Um bom técnico resolve isso fácilmente.
Pode ter muitas situações, admiro-me não haver harmónicas, mas tambem pode ter outras situações. Tem PT próprio, tem um responsável pela instalação e não estão a resolver? Hum, muito estranho, mas...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por ohmico »

ferreira1978 Escreveu: 20 jan 2021, 20:36 boa tarde e a minha primeira vez aqui não sei começar um tópico mas vou colocar aqui o meu problema ,tenho uma fabrica de umas pessoas conhecidas com um PT instalado ,a fabrica tem dois quadros gerais mais fusíveis no PT com saída para cada um dos quadros e um corte geral apenas , o meu problema tem haver com disparos intempestivos de diferenciais ,tetrapolares ,tripolares , disjuntores e ate rele térmicos as avarias acontecem mais em um quadro então eu desliguei esse quadro ficou essa parte da fabrica desligada por um tempo , para eu tentar identificar a avaria mas para meu espanto começaram as avarias no outro inverti a situação ou seja liguei esse quadro desliguei o outro e as avarias continuaram no quadro inicial . a única coisa q os dois quadros tem em comum e o PT já testei de tudo que me lembrei não tenho corrente entre terras e neutros não tenho fulgas a terra , não tenho harmónicos , as avarias não são sempre constantes coloquei la um analysador de energia tenho apanhado varias cavas de tensão mas nada q justifique disparos mesmo nas horas do almoço quando tudo equipamento esta desligado . como o PT e um PT mt antigo com os isoladores mt sujos minha duvida e se sera possível a terra de proteção do PT q devera estar mt perto da terra de serviço me pode estar a causar avarias nas terras
Boas,

Este diagnóstico é um pouco estranho porque é pouco claro:

1- "disparos intempestivos de diferenciais ,tetrapolares ,tripolares"

2- "disjuntores e ate rele térmicos"

O ponto 1 percebe-se..., disparo de diferencias.

Já o ponto 2 necessita de esclarecimento uma vez que estes disparos não terão nada que ver com os disparos do ponto1.

Para o ponto 1, face ao que descreve, seria de considerara rever a rede de terras porque, se calhar, há por aí terras interrompidas e passagens à terra mal controladas que poderão estar a elevar o potencial dessas terras falsas.

O ponto 2, quanto a mim, e face ao que escreveu, deve ser considerado independente com melhor estudo.

De qualquer modo este assunto necessita de uma avaliação que não pode ser feita num forum, por muito bom que este seja, pois a quantidade de factores em jogo só poderão ser analisados no local.

Parece-me ser de considerar o pedido de colaboração com técnico "batido" em instalações industriais.

Ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por Duzia12 »

Eu penso que o problema seria instalar o sistema TN em vez do TT---No TN não faz falta diferenciais para as máquinas apenas nas tomadas suscetíveis de levar extensões, É chamar um técnico e medir a resistividade do terreno para estudar o custo de uma terra única de no máximo 5 Ohms, se o terreno o permitir, ou até aumentar a sensibilidade do diferencila até 1 A. ou 3 A
patena
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 jan 2021, 10:46
Localização: valença do minho

Re: Disparos intempestivos de diferenciais

Mensagem por patena »

Bom dia,
Fui contactado para uma avaria de uma instalação.
Passo a explicar, a instalação não tinha diferenciais e os disjuntores em mau estado.
Fiz uma remodelação no quadro com disjuntores novos e instalei diferenciais.
Neste momento os diferenciais tem disparos intempestivos.
Penso que os circuitos estão mal dimensionados. Encontrei 3 circuitos de iluminação em muito mal estado, desliguei esses circuitos e continua com os disparos intempestivos.
Procuro pontos de vista do problema.
Esta semana devo voltar a esse serviço e vou dando conta do que encontro.
Obrigado
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”