Impressora 3D pegou fogo!

Responder
fuentesbr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 fev 2020, 23:07
Localização: São Bernardo do Campo

Impressora 3D pegou fogo!

Mensagem por fuentesbr »

Olá amigos, boa noite.

Tivemos um problema aqui essa semana, com uma impressora 3D recém adquirida. O eletricista terceirizado aqui na empresa sempre manda o filho para fazer instalações elétricas aqui. Pois bem:

Ao ligar a impressora na tomada, ela simplesmente PEGOU FOGO!. Ao mesmo tempo, todas as tomadas do escritório localizado no mezanino acima se tornaram 220V. Segundo o eletricista pai, foi inversão de fase na rua.

Enfim, o que eu sei, segundo ele, é que aqui temos uma instalação trifásica tipo delta. Antes dele chegar fizemos algumas medições com o multimetro:

Tomadas Mezanino
Fase + Fase: 210V
Fase + Terra: 211V e 0V

Tomadas Impressora 3D
Fase + Fase: 237V
Fase + Terra: 217V e 115V

Obs: achamos que ele tinha errado ao ligar uma fase onde deveria ser o terra, e "entrou" energia por ela. Ligamos um no-break que ainda preservava o pino do terra para testar, porém ele funcionou.

Ainda segundo ele, por causa da instalação tipo delta, isso é normal, e eu sou burro. Eu não tenho conhecimento nisso, por isso vem até aqui. Segundo vi na internet (https://www.adolphoeletricista.com.br/sistema-delta/), a 4ª fase só pode ser ligada para motores elétricos.

Amanha o técnico da impressora 3D vai vir aqui, e não sabemos como explicar isso. Alguém poderia me dizer o que pode ter acontecido?


Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”