Iluminação trémula

Responder
xiscas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 30 mar 2010, 17:48

Iluminação trémula

Mensagem por xiscas »

Olá malta,

A situação é a seguinte:

De há uns tempos para cá, venho notando uma "tremideira" na iluminação cá de casa. Seja no circuito de iluminação, seja em candeeiros ligados a tomadas de alimentação.

Ou seja, sinto uma ligeira oscilação (a intensidade das lâmpadas sobe e desce ligeiramente a uma frequência de 4/5 oscilações por segundo), sem que no entanto tenha impacto nos restantes electrodomésticos (estes continuam a trabalhar normalmente).

Estas oscilações não ocorrem permanentemente, fazem-se sentir de forma aleatória (não estão relacionadas com o funcionamento de nenhum equipamento da casa) e duram entre 5 e 10 minutos...

A instalação é trifásica e as oscilações aparentemente não estão relacionadas com uma fase específica.

A nível de interações já recorri ao seguinte:

1. Chamei o piquete da edp que me indicou que aparentemente havia uma fase mal apertada... Também me informaram que se continuasse a situação para voltar a ligar, que o problema poderia estar no limitador de corrente, que existe no QGBT.
2. Como continuou a acontecer, voltei a chamar o piquete da edp, sendo que a pessoa que veio cá a casa limitou-se a dizer que estava tudo bem como eles e que era um problema da instalação de casa.
3. Chamei o electricista que tratou da instalação de casa, que me confirmou que estava tudo ok e o problema não era interno.

Que sugerem como próximo passo?

Obrigado.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iluminação trémula

Mensagem por joao-pt »

Parece um caso de flutuações da tensão. Tenta confirmar junto de vizinhos se têm esse mesmo problema. Manifesta-se em algum período horário específico? A melhor solução seria contactares um técnico que tenha um analisador.
xiscas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 30 mar 2010, 17:48

Re: Iluminação trémula

Mensagem por xiscas »

Hello, os vizinhos não têm este problema, já confirmei.

Poderá ser algo ou no limitador ou no contador trifásico (dos novos)?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iluminação trémula

Mensagem por joao-pt »

Tenho dúvidas que possam causar o problema descrito, apontaria para outras coisas. Os apertos das ligações foram todos revistos certo?
xiscas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 30 mar 2010, 17:48

Re: Iluminação trémula

Mensagem por xiscas »

No QGBT sim. Falta o contador e o limitador...
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”