Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

O interruptor de corte 2x63A de que fala seria o geral, certo? Esse interruptor seria também diferencial?

Quanto ao quadro, não estou agora por perto, mas posso adiantar que tenho cerca de 15 circuitos num grupo, 10 circuitos noutro grupo e uns 12 circuitos num outro grupo. Cada um destes grupos correspondia a uma das diferentes fases da instalação trifásica.
Como já referi antes, estes circuitos todos estavam repartidos pelas fases de modo a tê-las mais ou menos bem equilibradas.

Já agora, como é que consigo garantir a seletividade com o ID de 63A a montante e mais 3 ID a jusante?


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ohmico »

Boas,

Quanto à alteração de tri para mono:
não faz qualquer sentido passar o corte geral de tri para monofásico, porque pode no futuro vir a querer voltar ao trifásico.
Os shunts entre as antigas três fases estão correctíssimos, desde que, como diz, não tenha circuitos trifásicos ou trifasados.

Quanto à instalação de diferenciais por grupos de circuitos é uma decisão, como já foi dito, acertada, mas nesse caso, dependendo do tipo de quadro, provavelmente pode colocar um interruptor (não diferencial) como corte geral, senão vai ter problemas de selectividade e não adianta nada o dinheiro que vai gastar.

De qualquer modo, tal como disse o ENERGY, será melhor colocar fotos do quadro para que possa ser avaliado.

Ohmico
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

O problema é que o interruptor diferencial trifásico que tenho atualmente no quadro é de 40A. Ora com 10.35kVA tenho 45A à disposição do exterior e se por acaso houver alguma solicitação acima de 40A, o trifásico disparará.
Eu até não sei se não será esse o problema, afinal de contas, dado que em casa temos muita coisa elétrica e os aparelhos de ar condicionado têm picos de arranque de cerca de 27A (segundo a etiqueta). Não sei se solicitam essa corrente ao receberem eletricidade pela primeira vez (sem estarem efetivamente ligados a trabalhar), dado que fazem uma inicialização qualquer sempre que se volta a ligar o diferencial.

Em relação à fotografia, que precisam ao certo de ver, apenas os disjuntores que tenho, ou o quadro sem as tampas frontais, para que possa tirar uma foto mais acertada? Posso adiantar que se trata de um quadro da Quiterios de 3 x 20 módulos e neste momento já só tem algum espaço disponível na última fila. Mesmo para instalar os 3 diferenciais + interruptor geral vai exigir alguma manobra.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ohmico »

Boas,

estive a reler o tópico desde o princípio e verifico que essa instalação começa logo por ter um erro muito em "voga" que é reduzir tudo a um único diferencial para ficar mais barato. Acontece agora que o disparo do diferencial não tem nada com a mudança para monofásico mas muito provavelmente deve-se a um somatório de pequenas fugas, terá de ver que tipo de circuito (aparelhos) estão ligados no tal disjuntor de que falou que desliga para não haver disparo.

Pelo que descreve da instalação ela merecia outro quadro, com circuitos divididos por interruptores diferenciais conforme está agora a concluir.

Eu, no seu lugar, chamava um electricista competente para lhe dar orçamento para a remodelação do quadro pois já se vê que o quadro é pequeno para o que terá que instalar.

Atenção que tem de resistir à eventual solução de substituir o diferencial existente por um de 300mA, pois nesse caso fica com WC e aq. águas sem protecção adequada e fora da lei.

Ohmico
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Como disse atrás, acho que deve ser mudado esse diferencial para interruptor geral e depois o diferencial passa para os circuitos do quadro em questão.
Isso de meter um diferencial de 30mA à cabeça é do pior que se pode fazer na utilização da instalação. É mais barato mas basta pouco para tudo ir abaixo.
É melhor separar zonas / circuitos por diferenciais e assim saber o que dispara.


Cumps!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Pois, sinceramente não me espanta o que me estão a dizer e a solução que o eletricista sugeriu vai mesmo de encontro ao que o Ohmnico referiu no último parágrafo: instalar um diferencial de 300mA à cabeça :)

Em relação ao somatório das pequenas fugas, atendendo a que agora tenho monofásica, ficarei protegido contra estes disparos se simplesmente colocar um diferencial antes de cada uma das antigas fases (uma vez que dantes com trifásico nunca tive problemas destes)? Ou teria de rever melhor a associação de circuitos?
E as "pequenas fugas" não acabam por se somar à mesma numa instalação monofásica, dado que a fase é partilhada por todos os circuitos?

E já agora, estas pequenas fugas podem denunciar uma má instalação elétrica, ou será apenas um comportamento normal dos vários aparelhos que estão na instalação elétrica?

O eletricista que fez a instalação na minha casa (é uma casa nova, comprada "chave na mão") deu a entender que ter vários diferenciais seria pior por causa das "diferenças de potencial".

Compreendo a sugestão que deram para procurar um outro eletricista, mas para já queria que isso fosse a última opção, porque é a garantia da casa que está a ser utilizada. Por isso queria para já avançar eu com sugestões de resolução e tê-lo a executar essas sugestões.

Finalmente, podem ajudar-me a definir o limite de corrente que cada um desses diferenciais parciais deve ter? Faz sentido correr tudo a 63A, ou 40A serão suficientes (dado que com 10.35A no cenário limite terei 45A para TODA a instalação)? E neste caso poderiam todos 30mA, certo?


PS: Por curiosidade, como é que seria construído um quadro elétrico trifásico só com circuitos monofásicos? O interruptor geral teria de ser normal (não diferencial) e poder-se-ia montar diferenciais monofásicos a jusante desse geral?
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Passar para um diferencial de 300mA à entrada sem mais nenhum não convém pois estaríamos a baixar a sensibilidade atual.
O melhor era mesmo ter um corte de 63A à entrada e depois diferenciais de 30mA para os circuitos:


Entrada com Interruptor 2P 63A
|
|---- Diferencial 2P 40A 30mA --------- Circuitos
|---- Diferencial 2P 40A 30mA --------- Circuitos
|---- Diferencial 2P 25A 30mA --------- Circuitos iluminação
|---- Disjuntor 2P XYZ A --------------- Quadro Parcial
|---- Disjuntor 2P XYZ A --------------- Quadro Parcial


Agora do ideial ao que se pode fazer é uma questão de analisar para termos o maior partido da instalação sempre em segurança.

Cumps!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Muito obrigado pela ajuda, penso que essas sugestões já são mais do que suficientes para propor uma solução para o meu quadro.

Eu estive a analisar a distribuição dos disjuntores atuais e há espaço suficiente para reorganizar o quadro o mínimo para acomodar 3 interruptores diferenciais.
Colocar os circuitos de iluminação num diferencial à parte é que pode ser mais complicado, mas não estava mal visto (dificilmente é uma luz que faz disparar um diferencial, digo eu e assim tinha sempre luz disponível).

No limite vou optar pela via simples: interruptor 2P 63A à entrada e 3 diferenciais, cada um com 40A e 30mA de sensibilidade, um para cada conjunto de circuitos que antigamente faziam cada uma das fases.

Mais uma dúvida: beneficiarei numa instalação como a minha de um interruptor diferencial AC 2P P + N? Para além de serem substancialmente mais caros que os AC 2P "normais", o meu fornecedor habitual não tem destes ID em stock e nesta altura os fornecedores demoram algum tempo a fazer distribuição de pedidos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ENERGY »

Boas
No meio de tudo isto resta-me dizer cuidado com a eletrificação do Q.E e respetivos chantes ou pentes, para que um dia destes não tenha churrasco, pois a eletrificação de 20.7Kvas em trifásico por norma é feita a condutores de 6mm, e agora para 10.35Kvas deve ser feita ou alterada para 10mm.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

ENERGY, obrigado pelo aviso, mas o cabo que vem desde o contador até ao quadro já tem conectores de 10mm2 de secção, pelo que essa questão está salvaguardada.

Nesta foto dá para ver os condutores que vêm do exterior (duas das fases já estão anuladas, no lado esquerdo):
Imagem

Os pentes dos disjuntores é que não tenho a certeza se estão bem dimensionados, mas não sabia que haveria de vários calibres para quadros residenciais. Vou confirmar isso com o eletricista.
Última edição por nfh em 11 dez 2018, 11:36, editado 1 vez no total.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Em relação à minha questão, valerá a pena investir em diferenciais P+N? :
nfh Escreveu: 10 dez 2018, 16:41 [...]
Mais uma dúvida: beneficiarei numa instalação como a minha de um interruptor diferencial AC 2P P + N? Para além de serem substancialmente mais caros que os AC 2P "normais", o meu fornecedor habitual não tem destes ID em stock e nesta altura os fornecedores demoram algum tempo a fazer distribuição de pedidos.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ohmico »

Boas,

se pretende que o ajudem, ponha uma foto do quadro completo, para se perceber da qualidade/segurança do que está feito.

Ohmico
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

ohmnico, o resto do quadro são apenas disjuntores normais de 10A,16A ou 20A (conforme o tipo de circuito) e a montagem até está muito "limpa" e bastante organizada (fases para um lado, neutros para outro, cabos dobrados geometricamente).

Se a questão é se o quadro está com aspeto duvidoso, como já vi noutras publicações, pode estar descansado, mas se bastar uma foto geral que apanhe todo o quadro, logo posso fazer isso.

Mas em todo o caso a solução já está mais ou menos fechada: IG 63A + 3x ID 40A AC.

Mas entretanto surge-me uma nova dúvida: neste momento o barramento de neutro é único, isto é, o neutro sai do diferencial trifásico e liga aos ligadores de neutro no topo do quadro.
A partir do momento em que tenho 3 diferenciais, um para cada conjunto de circuitos, devo ter também 3 barramentos de neutro independentes, cada um ligado à saída do diferencial respetivo? Ou continua a existir um único barramento de neutro?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por joao-pt »

Tens de ter um barramento de neutro por cada diferencial.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Ok, era o que me parecia. Obrigado!
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”