Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Responder
claudio.hmf
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 20 nov 2012, 11:20
Localização: Pombal
Enviou: 1 vez

Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por claudio.hmf »

Olá...
Tenho uma cogeração constituída por dois cogeradores de 75kW a funcionar a produzir 55kW cada devido ao disjuntores instalados originalmente serem de 120A.
Para poder explorar mais dos cogeradores, o engº responsável pela exploração deu indicações para se proceder a substituição dos disjuntes de 120A por disjuntores de 160A.
Para a substituição o fornecedor habitual forneceu dois disjuntores Hager h3 X160.
Disjuntores substituídos, cogeração a funcionar tudo bonitinho e a gerar muitos kWh para supri o consumo da instalação, ainda com as afinações para produção de 55kW.
No dia seguinte a instalação, perto de 24h de funcionamento em contínuo, parou-se a cogeração para efetuar termografia ao quadro elétrico, não se tendo verificado qualquer temperatura anormal, sendo que se bem me recordo os disjuntores estavam entre 55ºC e 60ºC.
Uma semana depois, parou-se de novo a cogeração para manutenção, onde começam a surgir problemas nos disjuntores, ainda com as afinações para produção de 55kW, após uma semana os disjuntores já apresentam marcas de “queimado”.
Ver imagens:
DJ 1a_Easy-Resize.com.jpg
DJ 2a_Easy-Resize.com.jpg
DJ 3a_Easy-Resize.com.jpg
Durante o diagnóstico, tinha a pinça amperimétrica a abraçar um dos cabos na parte superior do disjuntor, fez-se o arranque do cogerador, contator de ligação a rede fecha, mas por algum motivo a proteção de sobre-volocidade (que atua no corte de alimentação da bobina NM do disjuntor) atuou e observei um enorme "flash" vindo do interior do disjuntor.

Sem conclusões tiradas chegou-se a hora de arrumar a ferramenta e deparo-me com a pinça amperimétrica com marcas de "queimado" na parte de trás. (ver Pinça amperimetrica_a.jpg)
Pinça amperimetrica_a.jpg
Apos muito pensar e tendo em conta o que aconteceu com a pinça amperimétrica, surgiu-me a ideia da camara de extinção de arco elétrico do disjuntor.
Ainda não tive oportunidade de verificar o estado dos contatos internos do disjuntor.

Alguém tem alguma ideia do que esta a causar estas marcas ou experiência semelhante que possa partilhar.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por Mário »

Boas

Não é por ser nacional, mas Hager para mim não.
Tive um caso em que o disjuntor não desligou era de 400amp e a corrente chegou aos 1400amp, foi desarmado manualmente, e interrupeu uma fase. Isto aconteceu mais duas vezes. Foram 3 disjuntores para reclamar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por ENERGY »

Boas
Deve falar diretamente com o departamento técnico da HAGER para eles verem o que fazer perante tal situação, o distribuidor deve indicar-lhe a pessoa com quem deve falar, pois se tudo estava bem apertado, algo de anormal se passa.
Cpts.
Energy
claudio.hmf
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 20 nov 2012, 11:20
Localização: Pombal
Enviou: 1 vez

Re: Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por claudio.hmf »

ENERGY Escreveu: 01 dez 2018, 21:35 Boas
Deve falar diretamente com o departamento técnico da HAGER para eles verem o que fazer perante tal situação, o distribuidor deve indicar-lhe a pessoa com quem deve falar, pois se tudo estava bem apertado, algo de anormal se passa.
Como não é uma instalação que visite todos os dias, tomei conhecimento disto por fotografia, mas confesso que desde logo fiquei um pouco desconfiado em relação a "robustez" do disjuntor, pois tinha a certeza que todo estava vem apertado, uma vez confirmei o aperto no dia seguinte após substituição dos disjuntores.
Ainda de salientar o fato de se fosse problemas de mau aperto os condutores também teriam danos, mas como se pode ver nas imagens os mesmos estão impecáveis.

Uma coisa muito interessante nestes disjuntores é serem muito pequenos, em relação por exemplo aos Schneider de 120A removidos.

Para não agravar mais a situação adquirir um novo para poder continuar a trabalhar com o cogerador.
O disjuntor removido irá para reclamação.

A corrente que atravessa o disjuntor neste momento é de 89A, apenas 55% da capacidade do disjuntor.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por ENERGY »

claudio.hmf Escreveu: 01 dez 2018, 22:43
ENERGY Escreveu: 01 dez 2018, 21:35 Boas
Deve falar diretamente com o departamento técnico da HAGER para eles verem o que fazer perante tal situação, o distribuidor deve indicar-lhe a pessoa com quem deve falar, pois se tudo estava bem apertado, algo de anormal se passa.
Como não é uma instalação que visite todos os dias, tomei conhecimento disto por fotografia, mas confesso que desde logo fiquei um pouco desconfiado em relação a "robustez" do disjuntor, pois tinha a certeza que todo estava vem apertado, uma vez confirmei o aperto no dia seguinte após substituição dos disjuntores.
Ainda de salientar o fato de se fosse problemas de mau aperto os condutores também teriam danos, mas como se pode ver nas imagens os mesmos estão impecáveis.

Uma coisa muito interessante nestes disjuntores é serem muito pequenos, em relação por exemplo aos Schneider de 120A removidos.

Para não agravar mais a situação adquirir um novo para poder continuar a trabalhar com o cogerador.
O disjuntor removido irá para reclamação.

A corrente que atravessa o disjuntor neste momento é de 89A, apenas 55% da capacidade do disjuntor.
Boas
Já me aconteceu utilizar disjuntores de uma determinada marca numa fabrica de pastelaria, e mal se colocou as maquinas em funcionamento no dia seguinte tive de lá ir e trocar tudo, foi tudo para devolver e nunca mais usei essa marca, no seu caso poderá haver algum defeito de fabrico nesse aparelho, pois com a Hager nunca me aconteceu nada desse tipo.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por lcmmonteiro »

Por experiência própria afirmo que a schneider apesar de por vezes não apresentar uma qualidade elevada consegue nesta área ter uma qualidade superior a hager.

No seu caso em particular ou existe algum defeito de fabrico ou então os apertos não foram realizados com chave dínamo métrica. Já assisti a um disjuntor de 600A que foi apertado só com chave de caixa com um braço grande e que acabou por ofender o contato. Recomendo sempre o uso de chave dínamo métrica com o valor recomendado pelo fabricante.
claudio.hmf
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 20 nov 2012, 11:20
Localização: Pombal
Enviou: 1 vez

Re: Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por claudio.hmf »

lcmmonteiro Escreveu: 02 dez 2018, 15:38 Por experiência própria afirmo que a schneider apesar de por vezes não apresentar uma qualidade elevada consegue nesta área ter uma qualidade superior a hager.

No seu caso em particular ou existe algum defeito de fabrico ou então os apertos não foram realizados com chave dínamo métrica. Já assisti a um disjuntor de 600A que foi apertado só com chave de caixa com um braço grande e que acabou por ofender o contato. Recomendo sempre o uso de chave dínamo métrica com o valor recomendado pelo fabricante.
O aperto foi feito sem chave dinamométrica, falta de aperto é problema, assim como o excesso de aperto, mas neste caso, é bem visível que os cabos não apresenta qualquer sinal/marca de aquecimento.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Problema com Dijuntor Hager H3 X160

Mensagem por joaosousa »

Não sei se é correcto falar de marcas aqui, mas, da minha experiência com marcas, a HAGER é bastante limitada.

Até um certo calibre, e mais propriamente gama doméstica (até aos 100A falemos assim), a HAGER é uma marca bastante competitiva e até com bastante qualidade.

Saindo dessa gama e entrando na industrial é para esquecer. Tirando a Schneider, Siemens e ABB, poucas são as marcas que garantem fiabilidade nestas áreas.

Os meus clientes, nem podem ouvir outros nomes sem ser os que mencionei anteriormente. Preferem parar a produção e esperar por um equipamento desses do que colocar outro para desenrascar.

Para não dizer que por norma em grandes instalações não se misturam marcas.

Ter uma instalação industrial grande, onde existem motores (contactores, relés térmicos, aparelhos de controlo e comando), variadores, UPS, gerador, interbarras, etc, com uma determinada marca, e colocar a montante / ou ajusante aparelhos de outras marcas, que podem até ter o mesmo calibre mas têm características diferentes é totalmente incorrecto. Só em casos muito específicos e objectivo de um estudo detalhado dos equipamentos.

Podem se comprometer selectividades (tanto a níveis de corrente nominal como de curto circuito), disparos intempestivos devido a gamas diferentes de disparo aquando de sobrecarga, etc. Quem alterou isso para HAGER, na minha modesta opinião, e com a experiência que tenho em refinarias e centrais de produção, foi um verdadeiro NABO.

Cumprimentos a todos.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”