Ajuda na identificação de problema

Responder
Molotov
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 01 nov 2010, 20:57
Enviou: 4 vezes

Ajuda na identificação de problema

Mensagem por Molotov »

Olá pessoal,
Pediram-me para dar uma olhadela numa picadora porém eu não sei bem por onde lhe pegar para fazer o despiste do problema.
Agradeço desde já se alguém me puder ajudar. Posso adiantar que os 230V chegam até ao interruptor
IMG_20181015_2111181.jpg
Anexos
IMG_20181015_211127.jpg
IMG_20181015_211146.jpg
IMG_20181015_211122.jpg


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por joao-pt »

Chegam até ao interruptor, e do interruptor para a frente? Quais são os sintomas? Faz algum barulho? Quando liga provoca um disparo das protecções?
Molotov
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 01 nov 2010, 20:57
Enviou: 4 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por Molotov »

Boa noite joão.pt, antes de mais obrigadíssimo pela ajuda.

Bem, pelo que me foi dito o aparelho estava parado há algum tempo ou nunca tinha sido usado e quando ligado fez um barulho e não chegou sequer a funcionar, actualmente não faz barulho nenhum, ou seja não dá sinais de vida nem dispara as protecções.
Depois do interruptor não consigo perceber ao certo uma vez que não queria estar a desfardar os isolamentos à sorte. Saiem do interruptor 4 fios para o motor, vermelho, branco, azul e preto. O vermelho e o preto vão ligar um a cada escova, pelo caminho isoladas com manga julgo ter umas quantas resistências e o branco e o azul ligam directamente à bobine. O interruptor parece-me estar a funcionar correctamente pois a resistência varia sendo ele activado ou não.
Molotov
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 01 nov 2010, 20:57
Enviou: 4 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por Molotov »

Alguém me consegue ajudar por favor?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por pedro caetano »

boas. não sera que esse tambem é daqueles que são para trabalhar a 120v como aconteçeu com um vendido a pouco tempo a um individuo que ligou e fez umbarulho esquisito e nunca mais trabalhou, resultado era para 120v. cump
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por joao-pt »

Se rodares o motor com a mão ele roda ou sentes que está preso? Que medidas é que já fizeste com o multímetro? E em que pontos?
Molotov
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 01 nov 2010, 20:57
Enviou: 4 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por Molotov »

Antes de mais obrigado a ambos pelas respostas
pedro caetano Escreveu: 25 out 2018, 22:23 boas. não sera que esse tambem é daqueles que são para trabalhar a 120v como aconteçeu com um vendido a pouco tempo a um individuo que ligou e fez umbarulho esquisito e nunca mais trabalhou, resultado era para 120v. cump
Não, trata-se de um equipamento de ~230V
joao.pt Escreveu: 25 out 2018, 22:46 Se rodares o motor com a mão ele roda ou sentes que está preso? Que medidas é que já fizeste com o multímetro? E em que pontos?
Roda com bastante naturalidade. Escovas e colector visualmente estão como novas. Medi a tensão à entrada entrada do interruptor e medi também a resistência do interruptor em posição de on e de off e a resistência varia logo parto do principio que está a cumprir a sua função. Porém depois do interruptor não consigo perceber ao certo uma vez que não queria estar a desfardar os isolamentos à sorte. Saiem do interruptor 4 fios para o motor, vermelho, branco, azul e preto. O vermelho e o preto vão ligar um a cada escova, pelo caminho isoladas com manga julgo ter umas quantas resistências e o branco e o azul ligam directamente à bobine.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por joao-pt »

Segues os condutores, nas extremidades devem estar expostos e já não precisas de retirar isolamento nenhum.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por pedro caetano »

boas. então não consegues medir as bobinas se teem continuidade? o problema disso pode ser o induzido com espiras queimadas no coletor isso é mais complicado de verificar requer paciencia. para mim esse motor esta queimado agora se quiseres ir mais longe tenta cump
Avatar do Utilizador
xicodac
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 30 abr 2008, 20:11
Localização: Amora / Seixal
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por xicodac »

Boas Molotov
1º teste têm que medir se chega a tensão (V) depois de por o interruptor em On nos condutores Azul e vermelho nos bornes do mesmo, se Sim o interruptor esta bom.

2º teste medir a resistência (Ohm) entre os condutores, azul e vermelho - se há resistência no circuito das indutoras + induzido e escovas, está tudo bem!
- Se não há resistência é porque o circuito esta aberto, seja porque uma das indutoras está interrompida ou as escovas não estão a fazer contacto no colector do induzido.
Depois de fazer estes testes, diz alguma coisa ao Pessoal.

Peço desculpa pela resposta Acima não ser a mais correcta ,porque só depois de ter respondido é que verifiquei que ao interruptor chegavam 4 fios vindo do motor ,não sabendo que cada um faz não podia dar a resposta acima descrita.

Um abraço
Molotov
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 01 nov 2010, 20:57
Enviou: 4 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por Molotov »

Boas pessoal,
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda-
Fiz então o seguinte:

(Escovas: Vermelho e Preto / Indutor: Azul e Branco)

Shuntei o Vermelho e Branco e liguei directamente a alimentação no Azul e Preto continuou sem funcionar
Medi continuidade entre Azul e Branco e dá sinal, todas as outras possíveis combinações não dão
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ajuda na identificação de problema

Mensagem por Mário »

Boas
Se as escovas não têm continuidade, ou as escovas não encostam, ou o induzido está interrupido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”