Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Como estou a estudar electricidade (matérias que a compõem, entenda-se) é comum a malta pedir ajuda sobre o tema. Como sou um cidadão responsável, nos assuntos que não domino coloco-me logo de fora! O assunto casas é um deles. Ainda não tenho conhecimentos nem experiência suficiente para abraçar as coisas (não no sentido literal, que dá choque :D )

Acontece que hoje em conversa com um colega (trabalho), que está a construir casa ele contou-me que o primeiro eletricista que contactou lhe entregou o "projecto" da obra via telefone (conversa de enganar o menino) e que o mesmo disse que seria impossível especificar mais sobre o projecto. Basicamente o senhor começou a utilizar termos e nomes de materiais que o meu colega não percebe nada nem consegue identificar! Tudo para não entregar uma lista descriminada do que seria necessário fazer.

A nossa conversa, minha e do meu colega, levou-nos à seguinte questão "existe algum modelo ou boa prática que um electricista profissional deva entregar?". Pelo que vou lendo por aqui e pelo que a malta vai contando o que não falta por aí são artistas. Por isso pergunto, que informação é que devem ser fornecidas ao cliente quando este solicita um serviço de electrificação de uma moradia?

Não sei se "electrificação de uma moradia" é o termo correcto, mas esse meu colega tem uma moradia que apenas tem as paredes ao alto. Neste momento está a querer arrancar com as obras. A parte de electricista é uma vertente que ele vai ter que contratar.

Obrigado
Cumps


Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por Pedro Barradas »

1º que tudo
Os projectos, são os eng. electrotecnicos que fazem

Agora se quer efectuar um orçamento para a realização da inst. electrica de uma moradia,
normalmente o que se combina com o dono de Obra é o máximo numero de tomadas e pontos de iluminação. ( normalmente isto baliza logo o dimensionamento do quadro/ quadros), refere-se a marca/ serie da aparelhagem.
e deve mencionar que entregará alem da Fe, o termo de responsabildiade pela execução.
e chuta um valor global. Não precisa estar a definir circuitos, tipos de cabos, tubos, etc... O DO , não quer saber disso.
No FINAL como é OBVIO a Instalação tem de cumprir com o RT.

Convém também referir se inclui ou não a abertura e fecho de roços, se inlcui o serviço de montagem / instalação de aparelhos de iluminação fornecidos pelo DO
... e deverá ainda mencionar outro tipo de equipamentos/ alimentações especiais que possam estar previstas, por exemplo:
- Motorização de estores
- Portões
- Video Porteiros/ sistemas de chamada
- som ambiente
- Prever relogio para o circuito do Equipamento de produção de aguas quentes, por Termossifão...
- Alimentação para o quadro da piscina

ISTO foi o que me lembrei....
Quem cria renasce todos os dias...
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por Josecalado »

Boas!

A forma que entendo ajustada para este tipo de trabalho em que o "projeto" não existe na prática é feito pelo eletricista, normalmente pede-se ao proprietário para inserir na planta da construção as suas necessidades em termos de pontos de alimentação a iluminação, mais tomadas de usos gerais assim como alimentações específicas a máquinas e outros pormenores como aspetos de decoração etc. este procedimento além de ser um documento elaborado pelo dono da obra define localizações e em parte quantidades.
Com base nestas informações o eletricista poderá esclarecer o cliente sobre vários fatores que considera importantes quer no ponto de vista de quantidades, conceção de proteções e formas de execução, sendo no final o cliente que depois de esclarecido decide o que pretende fazer, deverá então ser feito o orçamento pormenorizado dos trabalhos a executar e os seus valores.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na minha opinião, o orçamento deve ser apresentado por capítulos com medição e preços unitários, ou seja:
Iluminação
Tomadas de usos gerais e alimentações de equipamentos
Alimentadores
Sistema de video de porta
Sistema de Deteção de Intrusão
Quadros Elétricos
Terra Geral
ITED
Diversos
Condições de pagamento
Prazos de execução
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por Pedro Barradas »

e DEPOIS DE ISSO BEM DESCRIMINADO POR UM DOS "CONCORRENTES"... PEGA-SE NESSA LISTINHA... QUE DEU TRBALHO A FAZER E PEDE-SE A OUTREM... QUEM MAIS BARATO FIZER FICA COM O SERVIÇO.... E
Quem cria renasce todos os dias...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por ohmico »

Pedro Barradas Escreveu: 21 mar 2018, 08:33 e DEPOIS DE ISSO BEM DESCRIMINADO POR UM DOS "CONCORRENTES"... PEGA-SE NESSA LISTINHA... QUE DEU TRBALHO A FAZER E PEDE-SE A OUTREM... QUEM MAIS BARATO FIZER FICA COM O SERVIÇO.... E
Boas,

então a alternativa parece continuar a ser orçamentar ao kilo...

Se está com medo, então leva um valor pelo orçamento, a descontar em caso de adjudicação.

Já todos sabemos que o cliente tem a mania que é esperto e por isso é que adjudica obras sem orçamento escrito e descritivo.

Há é muito artista a quem convém mesmo não descrever o que se propõe fazer pois assim fica com terreno livre para o resto...

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por ENERGY »

ohmico Escreveu: 21 mar 2018, 14:17
Pedro Barradas Escreveu: 21 mar 2018, 08:33 e DEPOIS DE ISSO BEM DESCRIMINADO POR UM DOS "CONCORRENTES"... PEGA-SE NESSA LISTINHA... QUE DEU TRBALHO A FAZER E PEDE-SE A OUTREM... QUEM MAIS BARATO FIZER FICA COM O SERVIÇO.... E
Boas,

então a alternativa parece continuar a ser orçamentar ao kilo...

Se está com medo, então leva um valor pelo orçamento, a descontar em caso de adjudicação.

Já todos sabemos que o cliente tem a mania que é esperto e por isso é que adjudica obras sem orçamento escrito e descritivo.

Há é muito artista a quem convém mesmo não descrever o que se propõe fazer pois assim fica com terreno livre para o resto...

Ohmico

Boas
Eu prefiro descriminar tudo e com preços unitários, assim o cliente sabe o que vai pagar, e se houver trabalhos extraordinários o cliente não se pode sentir enganado nem reclamar nada, só paga o que mandou fazer.
Mas cada qual sabe das "linhas com que cose" pois a espertesa nesse caso fica para ambas as partes, tanto pode ser o Instalador a" levar nas orelhas", como pode ser o cliente, mas acredito que na maioria das vezes utilizando apenas valor global, o Instalador é que vai ficar enganado, o cliente tem sempre a ultima palavra, que é o pagamento final, se este não estiver satisfeitocom o trabalho ou com os valores, vai no ultimo pagamento apresentar todas as desculpas e mais algumas para não pagar, já vi muitos a ficarem pendurados com essa forma de orçamentar, têm a mania que são espertos, e esquecem-se que alguns clientes ainda são mais espertos.
E depois tudo acaba nos Tribunais, e claro os unicos a ganhar aqui são apenas e só os Advogados.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por Pedro Barradas »

Tal e qual ...
só escrevi aquilo.. para "picar" aqui o pessoal ;)
E dar azo a algum debate.
Quem cria renasce todos os dias...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por ohmico »

ENERGY Escreveu: 21 mar 2018, 20:00
ohmico Escreveu: 21 mar 2018, 14:17
Pedro Barradas Escreveu: 21 mar 2018, 08:33 e DEPOIS DE ISSO BEM DESCRIMINADO POR UM DOS "CONCORRENTES"... PEGA-SE NESSA LISTINHA... QUE DEU TRBALHO A FAZER E PEDE-SE A OUTREM... QUEM MAIS BARATO FIZER FICA COM O SERVIÇO.... E
Boas,

então a alternativa parece continuar a ser orçamentar ao kilo...

Se está com medo, então leva um valor pelo orçamento, a descontar em caso de adjudicação.

Já todos sabemos que o cliente tem a mania que é esperto e por isso é que adjudica obras sem orçamento escrito e descritivo.

Há é muito artista a quem convém mesmo não descrever o que se propõe fazer pois assim fica com terreno livre para o resto...

Ohmico

Boas
Eu prefiro descriminar tudo e com preços unitários, assim o cliente sabe o que vai pagar, e se houver trabalhos extraordinários o cliente não se pode sentir enganado nem reclamar nada, só paga o que mandou fazer.

Mas cada qual sabe das "linhas com que cose" pois a espertesa nesse caso fica para ambas as partes, tanto pode ser o Instalador a" levar nas orelhas", como pode ser o cliente, mas acredito que na maioria das vezes utilizando apenas valor global, o Instalador é que vai ficar enganado, o cliente tem sempre a ultima palavra, que é o pagamento final, se este não estiver satisfeitocom o trabalho ou com os valores, vai no ultimo pagamento apresentar todas as desculpas e mais algumas para não pagar, já vi muitos a ficarem pendurados com essa forma de orçamentar, têm a mania que são espertos, e esquecem-se que alguns clientes ainda são mais espertos.
E depois tudo acaba nos Tribunais, e claro os unicos a ganhar aqui são apenas e só os Advogados.
Boas,

completamente de acordo, e não vejo como poderá ser de outra maneira.

Ohmico
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por Raminhos »

Pedro Barradas Escreveu: 22 mar 2018, 08:27 Tal e qual ...
só escrevi aquilo.. para "picar" aqui o pessoal ;)
E dar azo a algum debate.
Por falar em debate, numa ação de formação à uns anitos atras em Caldas da Rainha, um Instalador disse-me que orçamentava por buraco, ou seja cada tomada, cada interruptor, significava um buraco, fiquei de boca aberta com tal modo de orçamentação, mas vale tudo nas obras particulares.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por Gil82 »

Raminhos Escreveu: 22 mar 2018, 22:11
Pedro Barradas Escreveu: 22 mar 2018, 08:27 Tal e qual ...
só escrevi aquilo.. para "picar" aqui o pessoal ;)
E dar azo a algum debate.
Por falar em debate, numa ação de formação à uns anitos atras em Caldas da Rainha, um Instalador disse-me que orçamentava por buraco, ou seja cada tomada, cada interruptor, significava um buraco, fiquei de boca aberta com tal modo de orçamentação, mas vale tudo nas obras particulares.
Boas!

Numa orçamentação por "valor global" esse tipo de orçamentação pode ser válido, já que com tantas obras feitas pode ser feita uma média de aparelhagem usada e visto o custo total da instalação. Como em todas as obras por "valor global", pode ter sorte ou azar.

Cumps!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por ohmico »

Gil82 Escreveu: 28 mar 2018, 10:48
Raminhos Escreveu: 22 mar 2018, 22:11
Pedro Barradas Escreveu: 22 mar 2018, 08:27 Tal e qual ...
só escrevi aquilo.. para "picar" aqui o pessoal ;)
E dar azo a algum debate.
Por falar em debate, numa ação de formação à uns anitos atras em Caldas da Rainha, um Instalador disse-me que orçamentava por buraco, ou seja cada tomada, cada interruptor, significava um buraco, fiquei de boca aberta com tal modo de orçamentação, mas vale tudo nas obras particulares.
Boas!

Numa orçamentação por "valor global" esse tipo de orçamentação pode ser válido, já que com tantas obras feitas pode ser feita uma média de aparelhagem usada e visto o custo total da instalação. Como em todas as obras por "valor global", pode ter sorte ou azar.

Cumps!
Boas,

deve estar a falar de valor global mas com descrição completa do que se propõe executar.

Se for assim está correcto.

Ohmico
land
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por land »

A minha opinião é que o discriminativo do que se pretende executar e o valor final global , chega , ate pq como ja foi dito atras e bem!! é que ninguém paga o tempo perdido ao fazer um orçamento ,que para alguns pode ser horas outros talvez dias. (talvez um dia todos possamos cobrar um mínimo por orçamento :D)

Corre ainda o risco de ter uma obra com um pressuposto de ganhar um dado valor e ao colocar individual o cliente retirar o que achar por bem e diminuir em muito o valor do orçamento. ao ponto ate de não compensar o trabalho. (ex faz um valor para 3 tomadas de 3 € , o cliente retira 2 e algum colega teria de ir la colocar uma tomada por 1€)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por ENERGY »

land Escreveu: 25 jul 2018, 21:31 A minha opinião é que o discriminativo do que se pretende executar e o valor final global , chega , ate pq como ja foi dito atras e bem!! é que ninguém paga o tempo perdido ao fazer um orçamento ,que para alguns pode ser horas outros talvez dias. (talvez um dia todos possamos cobrar um mínimo por orçamento :D)

Corre ainda o risco de ter uma obra com um pressuposto de ganhar um dado valor e ao colocar individual o cliente retirar o que achar por bem e diminuir em muito o valor do orçamento. ao ponto ate de não compensar o trabalho. (ex faz um valor para 3 tomadas de 3 € , o cliente retira 2 e algum colega teria de ir la colocar uma tomada por 1€)
Boas
Com a apresentação de um orçamento descriminado e com preços unitários, por norma vem sempre uma nota:
O valor apresentado é para as quantidades descriminadas, para alterações o orçamento fica sujeito a correção, etc.
Cpts.
Energy
land
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Projecto ou Caderno de Encardos de Electrificação de uma moradia

Mensagem por land »

Boas Energy

Também é uma boa nota a colocar , concordo
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”