Tomadas com tensão na fase e neutro

Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por Quintas »

O quadro elétrico seguinte é de uma instalação antiga que foi, alegadamente, refeita há cerca de uma dúzia de anos.
IMG_20170811_094644.jpg
Fez-me confusão haver luzes e tomadas que funcionavam com o corte geral em Off.
Mais confusão me fez ver no teto saídas de pontos de luz com dois fios, preto e amarelo/verde e disjuntores com fios pretos, azuis e terra.

Tudo funciona na casa, mas resolvi abrir o quadro e encontrei o que está na foto.

Um barramento de fases, com fios azuis e amarelo/verde lá ligados.

Concluí logo que, mesmo sendo as tomadas com terra, a casa não tem sequer terra. Há tomadas e luzes ligadas diretamente ao corte geral sem disjuntor de proteção.

Depois de pesquisar um pouco com multímetro e busca-polos, encontrei tomadas com tensão na fase e no neutro, mas onde não funciona uma luz ligada. Só ligando o respetivo disjuntor, a luz funciona. Uma coisa é certa, vou ter que arranjar um eletricista, mas ajudem-me a perceber, parece-me que os disjuntores estão ligados ao retorno dos neutros e não à saída da fase ??? Será isso? E isso justifica haver tensão nos dois bornes de uma tomada?

Obrigado.


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por LVirtual »

deveria haver uma ASAE para estas coisas como ha para os feirantes...

todos os dijuntores da foto estao a cortar o neutro em vez de cortarem a fase.
o barramento inferior é uma fase onde ligaram fios azuis de neutro e amarelos de terra.
ou seja pelo que se ve nos pontos de luz e de alimentaçao nenhum fio preto é de fase.

eventualmente se os fios das tomadas forem directos so um deles é que deveria ter fase independentemente da cor do fio.
se ha tomadas com fase nos dois polos quase de certeza que alguras nas caixas de derivaçao trocaram os fios entre azul e preto.

tudo funciona por sorte e porque devem ser duas ou tres tomadas e lampadas tambem nao?
mas qualquer aparelho ligado nessas tomadas nunca deve ter trabalhado parece-me...

esse quadro deveria ser desmantelado de imediato. :evil:
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por joao-pt »

A cor dos condutores já deu para ver que não permite distinguir qual é a fase e qual é o neutro. Daquilo que se pode ver a instalação não tem condutor de protecção, o condutor com a cor respeitante à protecção foi utilizado como fase (ou neutro) e o condutor com a cor correspondente à fase utilizado como neutro (ou fase).

Claramente a instalação precisa de ser revista (e refeita) com alguma urgência. É um apartamento?
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por Quintas »

Obrigado pelas respostas. É um pequeno apartamento em Lisboa. Esta é uma má altura - férias, mas pedi já um contacto de um electricista para analisar a situação.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por joao-pt »

Verifica se já existe um eléctrodo de terra do edifício, em caso negativo deves tentar entrar em contacto com os proprietários das restantes fracções.
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por macpat »

Esse apartamento tem algum quadro parcial noutra localização qualquer?

Pergunto isso porque vai um condutor azul e outro preto de 4 ou 6mm2 que saem directamente do diferencial por um tubo ao lado dos disjuntores.

Não tocar no barramento inferior pois tem a fase ligada. Muito cuidado!!

Também não tem diferencial ou o limitador de potência da EDP é diferencial e nesse caso não é adequado pois normalmente são de 500mA.
Avatar do Utilizador
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Localização: A sul do norte e a norte do centro
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por MFigueiredo »

A instalação está toda perigosa! Deveria ter protecção diferencial. Não há terra, tem o preto a fazer de neutro e em alguns circuitos o azul de fase é noutros o fio terra (ainda mais grave). O terra é sempre terra. Nasce e morre assim.
Quem fez isso claramente não tinha capacidade/competência para tal.

A ausência de protecção diferencial põe em causa a integridade dos utilizadores.
A troca dos fios pode pôr em causa a integridade de quem tenha de mexer na instalação.
MFigueiredo
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por Quintas »

Obrigado mais uma vez a todos.

Já abri uma série de tomadas, comutadores de luz e caixas de passagem. Abri também a caixa da EDP nas escadas.

Confirma-se que não há terra nem vinda das escadas nem sequer no prédio. As tomadas com terra são um engano. É que ainda podiam tê-las instalado para quando o prédio tivesse terra, mas nem sequer lhes puseram o fio de terra.

Os fios de 6mm que sobem diretamente do corte geral sem ter disjuntores de protecção dos circuitos a que ligam não vão para nenhum quadro secundário, ligam diretamente a toda a iluminação + tomadas da casa, excepto cozinha, sem qualquer protecção.

Todos os disjuntores de cima são unicamente para a cozinha e seus electrodomésticos. Mas estão ligados aos neutros. Terão sido instalados na última renovação da casa. Mas os fios passam por cima do teto falso de gesso cartonado da cozinha e, atenção, os tubos que saem do quadro interrompem ao chegar ao teto falso, quer do lado da parede do quadro, quer do lado das tomadas. Pelo menos, numa cozinha de 8m2, envio quase 10 metros de guia quer pelo lado do quadro quer por várias tomadas da cozinha e nunca chega à outra ponta e ouço a guia por cima do teto, às voltas.

A confusão de fios e cores é geral. Parecem sobras aproveitadas com uma venda nos olhos. Há fios que saem dum interruptor com uma cor e ligam com caixa de junção a fio de outra cor numa caixa de passagem, antes de chegarem ao destino.

É um apartamento antigo que a minha filha comprou, mas que lhe disseram que tinha a instalação eléctrica renovada. Estou à espera que a vendedora venha de férias para me dar o contacto do autor da proeza. Gostaria de lhe deitar as mãos ao pescoço.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por joao-pt »

Isso foi feito por alguém sem conhecimento e sem noção do que estava a fazer, colocando outras pessoas em perigo.

Pede um orçamento a um profissional para fazer a instalação como deve ser.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por luisilva78 »

Isto é um assunto sério, mas achei piada a esta parte:
Quintas Escreveu: 16 ago 2017, 22:41 (...) É um apartamento antigo que a minha filha comprou, mas que lhe disseram que tinha a instalação eléctrica renovada. (...)
Ninguém lhe disse que estava bem feita, por isso não pode considerar que o enganaram. :)
Avatar do Utilizador
rmcs
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 08 out 2007, 14:53
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por rmcs »

Para mim, a companhia através do funcionário, provavelmente da CME, nem deveria deixar a luz ligada pois dá para perceber que foram selar o diferencial. A meu ver o curioso que você apelida de electricista nem uma lâmpada deve saber substituir e deveria de apontar o número do selo para saber o nome do técnico que solicitou a desselagem e qual o motivo da mesma e expor a situação à dge. Pessoas assim são assassinos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por ENERGY »

Quintas Escreveu: 15 ago 2017, 13:31 O quadro elétrico seguinte é de uma instalação antiga que foi, alegadamente, refeita há cerca de uma dúzia de anos.

IMG_20170811_094644.jpg
Fez-me confusão haver luzes e tomadas que funcionavam com o corte geral em Off.
Mais confusão me fez ver no teto saídas de pontos de luz com dois fios, preto e amarelo/verde e disjuntores com fios pretos, azuis e terra.

Tudo funciona na casa, mas resolvi abrir o quadro e encontrei o que está na foto.

Um barramento de fases, com fios azuis e amarelo/verde lá ligados.

Concluí logo que, mesmo sendo as tomadas com terra, a casa não tem sequer terra. Há tomadas e luzes ligadas diretamente ao corte geral sem disjuntor de proteção.

Depois de pesquisar um pouco com multímetro e busca-polos, encontrei tomadas com tensão na fase e no neutro, mas onde não funciona uma luz ligada. Só ligando o respetivo disjuntor, a luz funciona. Uma coisa é certa, vou ter que arranjar um eletricista, mas ajudem-me a perceber, parece-me que os disjuntores estão ligados ao retorno dos neutros e não à saída da fase ??? Será isso? E isso justifica haver tensão nos dois bornes de uma tomada?

Obrigado.
Boas
Olhando assim rapidinho para esse trabalho, verifica-se que o neutro é que é cortado nos disjuntores, existe um circuito direto do corte geral que não passa pelos disjuntores, e gravemente existe um barramento de fase com condutores de terra e neutros ligados.
Esse quadro elétrico, e essa instalação precisam de ser vistas por um eletricista urgentemente, a fim de evitar danos pessoais e patrimoniais.
Cpts.
Energy
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por Quintas »

ENERGY Escreveu: 13 out 2017, 20:53
Quintas Escreveu: 15 ago 2017, 13:31 O quadro elétrico seguinte é de uma instalação antiga que foi, alegadamente, refeita há cerca de uma dúzia de anos.

IMG_20170811_094644.jpg
Fez-me confusão haver luzes e tomadas que funcionavam com o corte geral em Off.
Mais confusão me fez ver no teto saídas de pontos de luz com dois fios, preto e amarelo/verde e disjuntores com fios pretos, azuis e terra.

Tudo funciona na casa, mas resolvi abrir o quadro e encontrei o que está na foto.

Um barramento de fases, com fios azuis e amarelo/verde lá ligados.

Concluí logo que, mesmo sendo as tomadas com terra, a casa não tem sequer terra. Há tomadas e luzes ligadas diretamente ao corte geral sem disjuntor de proteção.

Depois de pesquisar um pouco com multímetro e busca-polos, encontrei tomadas com tensão na fase e no neutro, mas onde não funciona uma luz ligada. Só ligando o respetivo disjuntor, a luz funciona. Uma coisa é certa, vou ter que arranjar um eletricista, mas ajudem-me a perceber, parece-me que os disjuntores estão ligados ao retorno dos neutros e não à saída da fase ??? Será isso? E isso justifica haver tensão nos dois bornes de uma tomada?

Obrigado.
Boas
Olhando assim rapidinho para esse trabalho, verifica-se que o neutro é que é cortado nos disjuntores, existe um circuito direto do corte geral que não passa pelos disjuntores, e gravemente existe um barramento de fase com condutores de terra e neutros ligados.
Esse quadro elétrico, e essa instalação precisam de ser vistas por um eletricista urgentemente, a fim de evitar danos pessoais e patrimoniais.
Era isso que lá estava. Não foi possível resolver para ficar bem feito, pois exigiria abrir novos roços para nova tubagem ou pôr calhas externas pela casa toda, pois as tubagens são velhas, estreitas, algumas caixas de derivação são metálicas revestidas a cartão e algumas tubagens aparentam estar mal emendadas no interior das paredes ou têm comprimento curto e acabam antes de chegarem à caixa de derivação.

O circuito direto que não passa pelos disjuntores alimenta toda a iluminação + 11 tomadas de 4 divisões. Levou um disjuntor de 16A para tudo, pois toda a fiação é de 2,5mm2. Provavelmente nunca houve um acidente no passado porque a EDP não admite contadores com mais de 3,45 kVA naquela rua.

Dada a impossibilidade de substituir alguns condutores, as pontas foram revestidas com fita isoladora da cor apropriada - sei que é ilegal mas não houve outro remédio. Quando foi possível, aproveitou se o fio de terra para esse fim e colocou se o condutor da cor que faltava. O quadro passou a ter um barramento de terra, mas com um aviso de que a instalação e o prédio não têm terra (foi pedido ao condomínio para a instalar numa obra de pintura que vai ser feita na próxima primavera).

Foi montado diferencial de 30mA para toda a instalação.

Quando for possível (€), terá que ser feita uma obra de remodelação total.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por LVirtual »

e depois de tudo o que ja se disse aqui agora pergunto eu:

Quando os sub-empreiteiros da edp foram ligar o contador e o dcp para iniciar o contrato, nao tinham a obrigaçao legal de nao activar o fornecimento de energia enquanto quadro nao estivesse dentro das normas?

Será que os Tecnicos ao serviço da edp ou outros fornecedores de energia nao estao obrigados a serem eles tambem fiscalizadores das instalaçoes como esta?

De certeza que esta instalaçao nao foi vistoriada antes de ligarem a energia da rede.
Se qualquer electricista hoje em dia tem que estar certificado das suas competencias e tem obrigaçoes para com a segurança de pessoas e bens no seu trabalho, estes "ligadores de dcps" nao deveriam tambem cumprir essas obrigaçoes e reportar estas situaçoes encontradas?

No caso da GDL tenho conhecimento que isso acontece, pelo menos num determinado conjunto de edificios em lisboa que possuem centrais domoticas para controlo do fluxo de gás, sempre que vao fazer as vistorias anuais a toda a canalizaçao de gás, se encontrar centrais domoticas avariadas e as electrovalvulas presas con cordas para os condominos terem gas sem mandarem reparar as centrais, os homens do gás cortam logo o abastecimento dessa fracçao, selando o contador e obrigam a pessoa a mandar reparar a central para depois irem la ligar o contador novamente. e isto mesmo que as tubagens de gas e esquentadores e fogoes estejam todos em ordem e que nao exista uma fuga no apartamento.
E ainda mais uma, dois dos condominos decidiram retirar a valvula de gas e por um tubo directo do contador para dentro de casa.
na vistoria seguinte a GDL obrigou os fulanos a voltar a montarem a eletrovalvula no sitio dela senao ficavam sem gas eternamente.
Porque segundo ouvi dizer lá, a electrovalvula faz parte do projecto do predio por isso nao pode ser anulada.

Nao estou a inventar nada, é real e eu tenho conhecimento directo destas situaçoes do gas.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tomadas com tensão na fase e neutro

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 14 out 2017, 09:55 e depois de tudo o que ja se disse aqui agora pergunto eu:

Quando os sub-empreiteiros da edp foram ligar o contador e o dcp para iniciar o contrato, nao tinham a obrigaçao legal de nao activar o fornecimento de energia enquanto quadro nao estivesse dentro das normas?

Será que os Tecnicos ao serviço da edp ou outros fornecedores de energia nao estao obrigados a serem eles tambem fiscalizadores das instalaçoes como esta?

De certeza que esta instalaçao nao foi vistoriada antes de ligarem a energia da rede.
Se qualquer electricista hoje em dia tem que estar certificado das suas competencias e tem obrigaçoes para com a segurança de pessoas e bens no seu trabalho, estes "ligadores de dcps" nao deveriam tambem cumprir essas obrigaçoes e reportar estas situaçoes encontradas?

No caso da GDL tenho conhecimento que isso acontece, pelo menos num determinado conjunto de edificios em lisboa que possuem centrais domoticas para controlo do fluxo de gás, sempre que vao fazer as vistorias anuais a toda a canalizaçao de gás, se encontrar centrais domoticas avariadas e as electrovalvulas presas con cordas para os condominos terem gas sem mandarem reparar as centrais, os homens do gás cortam logo o abastecimento dessa fracçao, selando o contador e obrigam a pessoa a mandar reparar a central para depois irem la ligar o contador novamente. e isto mesmo que as tubagens de gas e esquentadores e fogoes estejam todos em ordem e que nao exista uma fuga no apartamento.
E ainda mais uma, dois dos condominos decidiram retirar a valvula de gas e por um tubo directo do contador para dentro de casa.
na vistoria seguinte a GDL obrigou os fulanos a voltar a montarem a eletrovalvula no sitio dela senao ficavam sem gas eternamente.
Porque segundo ouvi dizer lá, a electrovalvula faz parte do projecto do predio por isso nao pode ser anulada.

Nao estou a inventar nada, é real e eu tenho conhecimento directo destas situaçoes do gas.
Boas
Na verdade o pessoal dos empreiteiros de montagem de contadores, ao serviço da EDP, não têm competência para verificar as instalações elétricas dos clientes, apenas se limitam a fazer as ligações elétricas dos contadores e DCPs no caso de levarem, se os condutores nessas ligações estão em bom estado de conservação e com secções adequadas para eles está tudo bem, ligam, dão o serviço por concluído, e está encerrado o processo de ligação desse cliente.
A partir do DCP, a responsabilidade é do cliente e não da EDP.
Mas existem alguns casos em que para fazer a ligação de energia, a EDP exige a presença de um Técnico contratado pelo cliente, Técnico este que assina a responsabilidade em como a Instalação está em conformidade, e aí se algo corre mal, será esse Técnico a responder perante as devidas instancias.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”