Bomba dgua esquentando e fazendo barulho

Responder
Avatar do Utilizador
VelhaGaiteira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 07 mai 2017, 23:54
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Bomba dgua esquentando e fazendo barulho

Mensagem por VelhaGaiteira »

Olá,

Liguei minha bomba dgua e ela parou de puxar água e começou a fazer um barulho estranho, desliguei, quando me aproximei dela percebi que estava quente, voltei a ligar e percebi q ela soltou um pouco de fumaça, alguém poderia me dar uma orientação de oque isso pode ser e como posso resolver isso?

agradeço desde já pela atenção.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bomba dgua esquentando e fazendo barulho

Mensagem por Mário »

Boas

Pode ter sido os rolamentos, que griparam, mas se foi durante muito tempo a bobinagem também pode ter ido à vida.

Tens que levar a bomba a um reparador de motores eléctricos.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Bomba dgua esquentando e fazendo barulho

Mensagem por Pedro Mihuel »

Concordo com o Mario.
Põe algumas fotos e mais alguns dados
clovissbn
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 mai 2017, 13:27

Re: Bomba dgua esquentando e fazendo barulho

Mensagem por clovissbn »

1- Pode haver alguma entrada de ar devido a má emeda e/ou vedação da tubulação ou a válvula de sucção pode estar danificada, fazendo com que a água retorne pela tubulação, isso faz com que o sistema perca pressão e a bomba não puxe água, consequentemente a bomba esquenta, pois o resfriamento da bomba é feito pela própria água.

2- O rotor pode estar com sobrecarga, pode ter entrado alguma sujeira ou o rolamento pode estar travado, verifique se o relé de sobrecarga está bom pois esta fumaça que saiu pode ter sido o enrolamento que esquentou demais ou tenha queimado. Se você tiver um alicate amperímetro meça a corrente da bomba pra conferir se é mesmo peso no eixo(sobrecarga).
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bomba dgua esquentando e fazendo barulho

Mensagem por Mário »

Boas "clovissbn"
clovissbn Escreveu: 12 jun 2017, 22:13 1- Pode haver alguma entrada de ar devido a má emeda e/ou vedação da tubulação ou a válvula de sucção pode estar danificada, fazendo com que a água retorne pela tubulação, isso faz com que o sistema perca pressão e a bomba não puxe água, consequentemente a bomba esquenta, pois o resfriamento da bomba é feito pela própria água.

Que tipo de bomba é que faz isso?

2- O rotor pode estar com sobrecarga, pode ter entrado alguma sujeira ou o rolamento pode estar travado, verifique se o relé de sobrecarga está bom pois esta fumaça que saiu pode ter sido o enrolamento que esquentou demais ou tenha queimado. Se você tiver um alicate amperímetro meça a corrente da bomba pra conferir se é mesmo peso no eixo(sobrecarga).
A Azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”