Disjuntor diferencial dispara sozinho

Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Bom, desde a instalação do Interruptor Diferencial de 300mA não voltou a disparar.
Não obstante e conforme sugerido, vou tentar arranjar ou um medidor de terra ou alguém que venha cá verificar os valores.
Assim que os tenha, informo :)

Quanto ao forno, abri hoje e vi que tinha vários contactos em que existia alguma gordura do uso, que me pareciam que podiam estar a provocar o curto.
Testei as resistências e estavam a funcionar...
No entanto um dos fios de terra pareceu-me demasiado perto da fase.
Mudei os contactos, afastei os fios, liguei o forno com o disjuntor de 30mA para testar e não voltou a disparar.

Agora gostava de meter os 2 Interruptores Diferenciais que tenho um para a Placa (40A 30mA) e outro para o forno/frigo (25A 30mA).

Tenho no entanto o problema da fase... como é que sei qual o fio da fase que ligar...?

Por último, acham que vale a pena meter estes 2 Interruptores Diferenciais?

Obrigado a todos.


"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por ohmico »

Boas,

estas consultas à distância são o que são...

Como se pode ver pelas fotografias trata-se de uma instalação antiga e do tipo "molhada", portanto se quer segurança terá de rever os circuitos e instalar um quadro novo devidamente electrificado conforme as regras.

Conforme já lhe foi aconselhado deverá verificar que terra tem, medindo o seu valor.

Esqueça a ideia de pendurar tudo num diferencial de 30mA pois, como já verificou, a acumulação de fugas vai fazer com que surjam disparos que vão perturbar a exploração da instalação.
Deve portanto criar grupos de circuitos cuja protecção fará com recurso a mais do que um diferencial, e aí, já poderá, se o entender, usar os de 30mA.

Ohmico
henrique19silva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 08 nov 2020, 22:36
Localização: angra do heroismo

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por henrique19silva »

motorider Escreveu: 22 jan 2017, 23:28 Comprei ontem um quadro elétrico (HAGER GD213B 26 modulos) para, pelo menos, arrumar os fios :)

O que tenho no quadro e peças sobresselentes:

> Entrada > Disjuntor diferencial THOMSON 500mA 15.45A de 1975 (não dará para pedir à EDP para trocar face à idade - 42 anos!!!)
01_THOMSON 500mA.jpg

> Daí liga num INTERRUPTOR DIFERENCIAL Legrand 40A 30mA
02-INTERRUPTOR DIFERENCIAL Legrand 40A 30mA.jpg

> Daqui segue para barramentos
09-barramento.jpg

A fase liga em Disjuntor Unipolares de 10A ou 16A (referências SOTZ BBC S161 6000 e respectiva amperagem e não me recordo de nenhum alguma vez se ter desligado...)
03-Disjuntor Unipolar.jpg
04-Disjuntor Unipolar.jpg

O quadro atualmente está assim (esqueçam a arrumação estou a tentar perceber o que está mal...)
05-Quadro.jpg
Daí seguem para restante circuitos.

Tenho ainda como sobresselentes:
INTERRUPTOR DIFERENCIAL GE 25A 30mA
06-INTERRUPTOR DIFERENCIAL GE 25A 30mA.jpg

Interruptor? STOTZ BBC E62 63 A 380~
07-Interruptor STOTZ BBC E62 63 A 380.jpg

NOTA: Ontem percebi porque é que o @ohmico me tinha perguntado se tinha Interruptor ou Disjuntor Diferencial e também a razão porque é que nos AKIS e afins não há! O preço é estalo! Afinal não tinha reparado se era Interruptor ou Disjuntor. Erro meu...

Bom, face ao que tenho, peço a V/ajuda para montar da melhor forma o quadro...
Esquema: 08-Esquema.jpg

A placa e o Forno estão ligados ao mesmo circuito o que, estando os dois a funcionar no mesmo interruptor, pelas minhas contas (7400 + 5000w) necessito de um interruptor de, pelo menos 60A?
Dado que a potência contratada é de 45A, vou trocar os que tenho de 16A por 20A e ainda separar a placa do forno ficando um deles no mesmo circuito do frigorífico e outro com o exaustor. Parece-vos bem?

1º Vale a pena trocar os interruptores (disjuntores?) de corte por mais recentes? Se sim, alguma sugestão que melhore a proteção?
Não consigo identificar muito bem (além do preço) as diferenças entre eles - o intervalo é de 1€ até 10€ ou 15€, mais ou menos...

2º No OLX e afins encontramos alguns disjuntores diferencias. Será que vale a pena? É que 150/170€ por um custa bastante (pelo que tenho visto a maior parte dos quadros não têm DD, apenas ID). No Olx bem negociado, penso que entre 50/80€ se saca um...

3º O meu esquema para ligar será:
DD EDP > ID >> Interruptores (conforme esquema).

Faz falta alguma coisa pelo meio?

Valerá a pena aproveitar os 2 ID que tenho e separar os circuitos, por exemplo, meter um ID para o circuito FRIGO + PLACA + FORNO (40A 30mA) e para a restante casa o de 25A 30mA?

Por último, qual a vantagem de ter disjuntores com Neutro/Fase relativamente aos UNIPOLARES?

Obrigado a todos
boas espero poder ajudar.
placa e forno tem que ter o seu cabo certo, no mínimo 4 mm dá bem, mas tem que ter o seu disjuntor de 20a separado, o diferencial tem que ser sempre de 300mil para iluminação e tomadas, os de 30 mil é para bombas de calor e wcs.
é complicado resolver esta situação, mas pode tentar meter a fase de 4 e neutro e terra de 2,5 sempre ajudaria, ou a única solução meter por fora da parede um cabo mais forte.
Última edição por henrique19silva em 08 nov 2020, 22:44, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por Mário »

Boas
henrique19silva Escreveu: 08 nov 2020, 22:38
boas espero poder ajudar.
placa e forno tem que ter o seu cabo certo, no mínimo 4 mm dá bem, mas tem que ter o seu disjuntor de 20a separado, o diferencial tem que ser sempre de 300mil para iluminação e tomadas, os de 30 mil é para bombas de calor e wcs.
é complicado resolver esta situação, mas pode tentar meter a fase de 4 e neutro e terra de 2,5 sempre ajudaria, ou a única solução meter por fora da parede um cabo mais forte.
Tem que ser! é um erro muito grande. Tem que se medir a terra, e depois sim, sabemos qual o valor de diferencial a instalar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”