Disjuntor diferencial dispara sozinho

Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Segundo me explicou o técnico, hoje em dia é tudo direto ao quadro.
Infelizmente as casas mais antigas, não têm possibilidade de passar cabo em tubos com 12 e até 16.
Pelo que me disse, a minha placa, por exemplo, teria de ter fio de 6mm, o que é uma brutalidade para os tubos na parede de antigamente - para passar 2 neutros de 2,5mm foi um castigo :)
Quanto ao DI ele também me disse que se continuasse a disparar, para trocar por um de 300mA, em principio não teria grande stress mas, pessoalmente, se pudesse mantinha o de 30 mA.

Estou a fazer figas :D


"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Bom... cá estou novamente.

Nada feito.
Continua a disparar.

O electricista sugeriu alterar o Disjuntor diferencial para 300mA.
Vou fazer isto (contrariado) porque segundo ele, era o que ia fazer se voltasse lá em casa...

Alguma sugestão?

Obrigado
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por joao-pt »

Não sei em que bases se sustentou o electricista para recomendar fazer essa alteração. Qual é o valor da resistência de terra?
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Não sei em que base. Segundo ele, um dos problemas de ter o de 30 mA é que é "demasiado" sensivel e que normalmente só mete estes nos circuitos dos WC's.
Nos restantes mete de 300mA.

Estive a medir e deu (+-) uma diferença de 1/2 V

Fase + Neutro (tomadas e quadro) = 225/226V

Fase + Terra (tomadas e quadro) = 224/2225V

Isto com luzes ligadas e máquina de lavar loiça a trabalhar.

Aparentemente tem boa terra, certo?

Aceito todas as sugestões ... Ou um profissional :)
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Comprei ontem um quadro elétrico (HAGER GD213B 26 modulos) para, pelo menos, arrumar os fios :)

O que tenho no quadro e peças sobresselentes:

> Entrada > Disjuntor diferencial THOMSON 500mA 15.45A de 1975 (não dará para pedir à EDP para trocar face à idade - 42 anos!!!)
01_THOMSON 500mA.jpg
01_THOMSON 500mA.jpg (192.13 KiB) Visto 4672 vezes
> Daí liga num INTERRUPTOR DIFERENCIAL Legrand 40A 30mA
02-INTERRUPTOR DIFERENCIAL Legrand 40A 30mA.jpg
02-INTERRUPTOR DIFERENCIAL Legrand 40A 30mA.jpg (77.58 KiB) Visto 4672 vezes
> Daqui segue para barramentos
09-barramento.jpg
09-barramento.jpg (65.13 KiB) Visto 4672 vezes
A fase liga em Disjuntor Unipolares de 10A ou 16A (referências SOTZ BBC S161 6000 e respectiva amperagem e não me recordo de nenhum alguma vez se ter desligado...)
03-Disjuntor Unipolar.jpg
03-Disjuntor Unipolar.jpg (84 KiB) Visto 4672 vezes
04-Disjuntor Unipolar.jpg
O quadro atualmente está assim (esqueçam a arrumação estou a tentar perceber o que está mal...)
05-Quadro.jpg
05-Quadro.jpg (228.78 KiB) Visto 4672 vezes
Daí seguem para restante circuitos.

Tenho ainda como sobresselentes:
INTERRUPTOR DIFERENCIAL GE 25A 30mA
06-INTERRUPTOR DIFERENCIAL GE 25A 30mA.jpg
06-INTERRUPTOR DIFERENCIAL GE 25A 30mA.jpg (130.58 KiB) Visto 4672 vezes
Interruptor? STOTZ BBC E62 63 A 380~
07-Interruptor STOTZ BBC E62 63 A 380.jpg
07-Interruptor STOTZ BBC E62 63 A 380.jpg (77.88 KiB) Visto 4671 vezes
NOTA: Ontem percebi porque é que o @ohmico me tinha perguntado se tinha Interruptor ou Disjuntor Diferencial e também a razão porque é que nos AKIS e afins não há! O preço é estalo! Afinal não tinha reparado se era Interruptor ou Disjuntor. Erro meu...

Bom, face ao que tenho, peço a V/ajuda para montar da melhor forma o quadro...
Esquema:
08-Esquema.jpg
08-Esquema.jpg (95.25 KiB) Visto 4672 vezes
A placa e o Forno estão ligados ao mesmo circuito o que, estando os dois a funcionar no mesmo interruptor, pelas minhas contas (7400 + 5000w) necessito de um interruptor de, pelo menos 60A?
Dado que a potência contratada é de 45A, vou trocar os que tenho de 16A por 20A e ainda separar a placa do forno ficando um deles no mesmo circuito do frigorífico e outro com o exaustor. Parece-vos bem?

1º Vale a pena trocar os interruptores (disjuntores?) de corte por mais recentes? Se sim, alguma sugestão que melhore a proteção?
Não consigo identificar muito bem (além do preço) as diferenças entre eles - o intervalo é de 1€ até 10€ ou 15€, mais ou menos...

2º No OLX e afins encontramos alguns disjuntores diferencias. Será que vale a pena? É que 150/170€ por um custa bastante (pelo que tenho visto a maior parte dos quadros não têm DD, apenas ID). No Olx bem negociado, penso que entre 50/80€ se saca um...

3º O meu esquema para ligar será:
DD EDP > ID >> Interruptores (conforme esquema).

Faz falta alguma coisa pelo meio?

Valerá a pena aproveitar os 2 ID que tenho e separar os circuitos, por exemplo, meter um ID para o circuito FRIGO + PLACA + FORNO (40A 30mA) e para a restante casa o de 25A 30mA?

Por último, qual a vantagem de ter disjuntores com Neutro/Fase relativamente aos UNIPOLARES?

Obrigado a todos
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Não é que tenha tido muitos comentários, mas fica quanto mais não seja para histórico.

Hoje de manhã disparou. Deu para religar o Interruptor Diferencial;

À tarde disparou. Não dava para rearmar. A única forma de rearmar foi:
Desligar tudo, incluindo o disjuntor da EDP.
Depois rearmar por esta ordem:
> EDP > IR Geral > Disjuntores unipolares

Desta forma religou.

Não sei se ajuda...

Hoje vou mudar o IR para 300mA.
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por ohmico »

Boas,

não sei se no que escreveu até ao momento já respondeu a estas questões:

1- A sua instalação tem linha de terra? Como é que está feita?

2- Os equipamentos encontram-se ligados à terra, quer ela seja boa ou má?

Ohmico
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Boas

Sendo um apartamento e dado que, pelo menos que saiba, mais ninguém tem problemas, diria que está tudo bem.

Tirando os interruptores todas as tomadas tem terra.

Já disse atrás que medi os volts da terra, a diferença deu 1 ou 2 V.

Falta medir os ohm mas não percebi ainda como o fazer...

Entretanto mudei o Interruptor Diferencial para 40A 300 mA.

Obrigado
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por luisilva78 »

motorider Escreveu: 24 jan 2017, 20:38 (...)
Já disse atrás que medi os volts da terra, a diferença deu 1 ou 2 V.

Falta medir os ohm mas não percebi ainda como o fazer...
(...)
O senhor não mediu absolutamente nada!!! Disseram-lhe lá atrás:
nelmindo Escreveu: 05 jan 2017, 14:08 (...)
- Medir a resistência eléctrica do eléctrodo de terra (que se mede com aparelho próprio: teluróhmimetro)
(...)
motorider Escreveu: 24 jan 2017, 20:38 (...)
Entretanto mudei o Interruptor Diferencial para 40A 300 mA.
(...)
Não sei se isto é muito boa ideia. O valor do diferencial está relacionado com o valor da resistência de terra que está na sua instalação. Ao alterar esse valor de corrente residual sem ter em atenção o valor da resistência de terra, pode estar a colocar em perigo as pessoas que vivem nessa casa.
Repare que lhe disseram lá atrás que devia ser medida a resistência de terra:
nelmindo Escreveu: 05 jan 2017, 14:08 (...)
para verificar se o dif era compatível com a terra existente.
(...)
Repare que a consequência dessa alteração pode ser passar de disparos ocasionais do diferencial para a morte de alguém.
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Definitivamente não percebo nada disto...

Fiz o que o electricista me disse para fazer.

Quanto às medições, é o que tenho ... :(
Acredito que diga pouco, mas do que li por essa net fora, se tivesse 0V não tinha terra...

Percebo que descer a sensibilidade pode resultar em maior tempo de disparo, no entanto segundo tenho vindo a ler, é o que normalmente se usa nos QE.
300mA para o geral, 30mA para WCs e sitios com água...

Aceito todas as sugestões, ajudas, empréstimos de aparelhagem para medir e outras "mãozinhas" no sentido de resolver o meu problema.

Entretanto, vou meter o Disjuntor sobrante de 25A 30mA na ficha do frigo, para ver se dispara - continuo a pensar que só pode ser o frigo... Até porque ele tem por cima do motor um recetor de água que vem do frigorifico e que supostamente evapora com o quente do motor. Poderá estar a existir aqui alguma passagem, por exemplo?
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por luisilva78 »

motorider Escreveu: 25 jan 2017, 11:27
Percebo que descer a sensibilidade pode resultar em maior tempo de disparo, no entanto segundo tenho vindo a ler, é o que normalmente se usa nos QE.
300mA para o geral, 30mA para WCs e sitios com água...
Pelos vistos não leu tudo. Se tivesse lido esta página (principalmente a tabela que está no fim da página):
https://www.certiel.pt/web/certiel/ligacao-a-terra
teria visto que por vezes é necessário instalar um dispositivo diferencial mais sensível mesmo para instalações em locais onde não há presença de água. Se a sua instalação tem um dispositivo diferencial de 30mA por este motivo e coloca um de menor sensibilidade pode ter problemas. É por isto que lhe perguntaram num dos primeiros post's deste tópico qual era o valor da resistência de terra da sua instalação.

Seguramente a alteração do dispositivo diferencial para um de sensibilidade inferior irá acabar com os disparos, mas se essa alteração for feita de qualquer maneira (e principalmente, se não se confirmar que se pode fazer) irá colocar vidas humanas em risco. É por este motivo que nem toda a gente é electricista e também é o motivo pelo qual para se ser electricista ser obrigatório possuir um seguro de responsabilidade civil que cubra possíveis danos humanos e materiais por problemas causados pelas instalações eléctricas.

PS.: Já agora, a diminuição da sensibilidade do dispositivo diferencial, não tem nada a ver com o tempo de disparo. A alteração da sensibilidade implica o aumento da tensão de contacto. Se um determinado aparelho tiver "uma passagem", com um dispositivo de 30mA pode estar sujeito a uma tensão de 10V quando lhe toca, enquanto que com um dispositivo de 300mA pode ter uma tensão de 100V. Esta tensão de 100V pode ser mortal em determinadas condições e é isso que se quer evitar.
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Entendido e obrigado pela explicação.
O electricista vincou que não tinha problema e que era só o tempo que demora a disparar... Enfim... anda esta malta a fazer instalações em prédios novos...

Vou aproveitar os IR que me sobraram para tentar isolar o ponto de fuga.
Hoje em principio já consigo instalar um antes do Frigorifico, pode ser que ele dispare, o que pelo menos me diz em que circuito é que existe a fuga.

Fingers crossed :)
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por luisilva78 »

motorider Escreveu: 25 jan 2017, 13:32 (...)
O electricista vincou que não tinha problema e que era só o tempo que demora a disparar... Enfim... anda esta malta a fazer instalações em prédios novos...
(...)
Aparentemente o "motorider" apenas lê o que lhe interessa. No topo desta página, após esta conclusão:
motorider Escreveu: 18 jan 2017, 11:31 (...)
O electricista sugeriu alterar o Disjuntor diferencial para 300mA.
(...)
foi-lhe dito por um utilizador do fórum:
joao.pt Escreveu: 18 jan 2017, 11:53 Não sei em que bases se sustentou o electricista para recomendar fazer essa alteração. Qual é o valor da resistência de terra?
Não entendo qual é a parte que não está clara. Penso que é dito claramente que deve saber qual é o valor da resistência de terra para saber se é ou não é seguro aumentar a corrente diferencial do dispositivo de protecção.
motorider Escreveu: 25 jan 2017, 13:32 (...)
Vou aproveitar os IR que me sobraram para tentar isolar o ponto de fuga.
(...)
Já agora aproveito para perguntar o que é suposto ser um IR?
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Esclarecendo: Quando eu escrevi Disjuntor Diferencial queria dizer Interruptor Diferencial.

Quando eu escrevi IR devia ter escrito ID ou seja, Interruptor Diferencial.

Eu compreendo que tenho de medir a terra. Mas até lá preciso de ter electricidade.

O electricista que foi a minha casa disse-me que, se ele fosse lá novamente que seria para mudar o ID de 30mA para 300mA. Nunca me falou em medir nada, nem o vi com nada que não fosse um multímetro. Daí a minha frustração.
Chamar outro electricista por chamar para me andar a desapertar as tomadas e a ver fios, sem aparelhos capazes de medição, dispenso.

Neste momento estou à procura de um electricista que seja capaz de resolver este problema... e que não me depene, já agora :)

Como já disse, se forem de capazes e de Lisboa, estejam à vontade para me contactarem...

Se venho aqui é para tentar encontrar uma solução, e é nessa premissa que entro em fóruns, nos que posso ajudo, noutros serei ajudado...
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por nelmindo »

motorider Escreveu: 25 jan 2017, 16:02 Esclarecendo: Quando eu escrevi Disjuntor Diferencial queria dizer Interruptor Diferencial.

Quando eu escrevi IR devia ter escrito ID ou seja, Interruptor Diferencial.

Eu compreendo que tenho de medir a terra. Mas até lá preciso de ter electricidade.

O electricista que foi a minha casa disse-me que, se ele fosse lá novamente que seria para mudar o ID de 30mA para 300mA. Nunca me falou em medir nada, nem o vi com nada que não fosse um multímetro. Daí a minha frustração.
Chamar outro electricista por chamar para me andar a desapertar as tomadas e a ver fios, sem aparelhos capazes de medição, dispenso.

Neste momento estou à procura de um electricista que seja capaz de resolver este problema... e que não me depene, já agora :)

Como já disse, se forem de capazes e de Lisboa, estejam à vontade para me contactarem...

Se venho aqui é para tentar encontrar uma solução, e é nessa premissa que entro em fóruns, nos que posso ajudo, noutros serei ajudado...
Para medir a resistência do eléctrodo de terra, não precisa de ter electricidade. Já foi dito que antes de haver energia eléctrica numa habitação, o normal é fazer testes e este é um deles. Não vamos entrar aqui numa pescadinha com ramo na boca, para medir preciso de luz, mas antes de luz tenho que medir...
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”