Habitação Trifásica com problemas.

herculespt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 nov 2016, 13:11

Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por herculespt »

Caros colegas,

Estou neste momento a habitar uma residência partilhada de dois andares, e cuja tem instalação Trifásica, com a potência contratada de 18.30kVA.

Todos os santos dias temos problemas com falhas de corrente, e o pior é que acontecem em alturas totalmente aleatórias.

A construção é antiga, e depois de andar a desligar disjuntores, ficaram apenas uns poucos ligados que abastecem os dois andares. Em ambos os andares existem duas cozinhas com tudo eléctrico. Mas como digo, as falhas são aleatórias.

Será que me podem ajudar a "redesenhar" a estrutura eléctrica de modo a ficar tudo equilibrado?!

Nota: Antes de ter este contador que mostra na imagem, o mesmo era dos antigos, e nunca tinha havido este problema, mas agora com este tudo mudou.

Obrigado por toda a ajuda que possam dar.
Anexos
Instalação eléctrica#2
Instalação eléctrica#2
Instalação eléctrica#1
Instalação eléctrica#1
Contador novo
Contador novo


Sérgio Ribeiro
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por luisilva78 »

Espero que não viva em Portugal. Estão-me a faltar aí o dispositivo de protecção diferencial os condutores de protecção, sendo assim as pessoas não estão protegidas nessa instalação.
herculespt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 nov 2016, 13:11

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por herculespt »

Sim, infelizmente é em Portugal. E se quiser dar uma ajuda para reparar isto, essa ajuda é bem vinda.
Sérgio Ribeiro
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por CAOR »

Boas ! afinal o que desliga ou falha!?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por nelmindo »

herculespt Escreveu:Sim, infelizmente é em Portugal. E se quiser dar uma ajuda para reparar isto, essa ajuda é bem vinda.
O estado dessa instalação é lastimável. Daí a interrogação dos colegas quanto à localização da mesma, porque não acreditam no que viram.
Devido ao seu estado, recomendo aos colegas não dar palpites (já que à distância, não passam disso), visto que põe em causa a segurança de pessoas e bens. Não estamos a falar de uma instalação com 3.45kVA. Estamos já a falar de uma instalação de 18,30kVA. É como se fossem 3 habitações numa só!!!
Ao utilizador da instalação, recomendo vivamente entrar em contato com alguém competente para lhe ajudar. Isto não vai lá, com bricolage.
herculespt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 nov 2016, 13:11

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por herculespt »

Amigos, pelos vistos já cá estiveram 3 electricistas, e apenas informaram que a habitação tem carga a mais, não indicaram mais problema nenhum, e eu como não sou electircista, mas tenho aas noções básicas, quando olhei para o quadro, reparei que algo não estaria bem, embora não sei dizer bem o quê ao certo. Daí eu pedir para me ajudarem, uma coisa de cada vez, ou mesmo com uma lista de material que necessito, e garanto que farei exatamente o que for indicado.

Normalmente o que se desliga, é o contador principal.... o resto manté-se tudo ligado.

A proprietária da habitação já não sabe o que fazer, pois até mesmo pessoal da EDP já cá esteve, e só lhe dizem que tem que fazer obras no ramal, para contratar mais potência.

Depois dos vossos comentários, até eu fiquei mais preocupado, e sendo o único habitante preocupado com as instalações eléctricas, terei todo o gosto em ajudar a proprietária, pois a mesma tem familiares com lojas de material eléctrico o que poderá beneficiar em termos de material disponível.

Mais uma vez, se me puderem dizer por onde começar e como o fazer, eu irei fazendo e colocando fotos de tudo.
Sérgio Ribeiro
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por nelmindo »

herculespt Escreveu:Amigos, pelos vistos já cá estiveram 3 electricistas, e apenas informaram que a habitação tem carga a mais, não indicaram mais problema nenhum, e eu como não sou electircista, mas tenho aas noções básicas, quando olhei para o quadro, reparei que algo não estaria bem, embora não sei dizer bem o quê ao certo. Daí eu pedir para me ajudarem, uma coisa de cada vez, ou mesmo com uma lista de material que necessito, e garanto que farei exatamente o que for indicado.

Normalmente o que se desliga, é o contador principal.... o resto manté-se tudo ligado.

A proprietária da habitação já não sabe o que fazer, pois até mesmo pessoal da EDP já cá esteve, e só lhe dizem que tem que fazer obras no ramal, para contratar mais potência.

Depois dos vossos comentários, até eu fiquei mais preocupado, e sendo o único habitante preocupado com as instalações eléctricas, terei todo o gosto em ajudar a proprietária, pois a mesma tem familiares com lojas de material eléctrico o que poderá beneficiar em termos de material disponível.

Mais uma vez, se me puderem dizer por onde começar e como o fazer, eu irei fazendo e colocando fotos de tudo.
Aumentar ainda mais o ramal?
Que tipo de equipamentos é composto a habitação?:
3 Radiadores a óleo, 2 ar-condicionados, 5 ventiloconvectores, 1 forno eletrico, 2 fogão elétrico, 1 cilindro/termoacumulador, 1 chuveiro eléctrico (raro em Portugal), 4 frigorificos, etc, etc? Faça uma lista primeiro e partilhe aqui.
herculespt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 nov 2016, 13:11

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por herculespt »

Ok, obrigado. Amanhã farei isso, com os devidos consumos de cada aparelho. Hoje já está tudo nos respectivos quartos.
Sérgio Ribeiro
herculespt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 nov 2016, 13:11

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por herculespt »

nelmindo Escreveu:
herculespt Escreveu:Amigos, pelos vistos já cá estiveram 3 electricistas, e apenas informaram que a habitação tem carga a mais, não indicaram mais problema nenhum, e eu como não sou electircista, mas tenho aas noções básicas, quando olhei para o quadro, reparei que algo não estaria bem, embora não sei dizer bem o quê ao certo. Daí eu pedir para me ajudarem, uma coisa de cada vez, ou mesmo com uma lista de material que necessito, e garanto que farei exatamente o que for indicado.

Normalmente o que se desliga, é o contador principal.... o resto manté-se tudo ligado.

A proprietária da habitação já não sabe o que fazer, pois até mesmo pessoal da EDP já cá esteve, e só lhe dizem que tem que fazer obras no ramal, para contratar mais potência.

Depois dos vossos comentários, até eu fiquei mais preocupado, e sendo o único habitante preocupado com as instalações eléctricas, terei todo o gosto em ajudar a proprietária, pois a mesma tem familiares com lojas de material eléctrico o que poderá beneficiar em termos de material disponível.

Mais uma vez, se me puderem dizer por onde começar e como o fazer, eu irei fazendo e colocando fotos de tudo.
Aumentar ainda mais o ramal?
Que tipo de equipamentos é composto a habitação?:
3 Radiadores a óleo, 2 ar-condicionados, 5 ventiloconvectores, 1 forno eletrico, 2 fogão elétrico, 1 cilindro/termoacumulador, 1 chuveiro eléctrico (raro em Portugal), 4 frigorificos, etc, etc? Faça uma lista primeiro e partilhe aqui.
Deixo aqui uma listagem do material existente, não que esteja todo ligado ao mesmo tempo, mas que se liga:

5 x Aquecedores 2000w
7 x Lampadas Fluorescentes c/ balastro com cerca 1.20mts
3 x Lampadas Incandescentes de 28w
5 x Computadores Portáteis
8 x Carregadores de telemovel
2 x Fogões Electricos c/ 3 Discos
2 x Fornos Eléctricos que não consegui ver a potência pois são antigos
1 x Máquina de Café 900w
1 x Cafeteira 1800 ~2200w
2 x Micro-Ondas 980w
2 x TV's CRT's da pequenas
2 x Frigorificos c/ congelador dos normais (Becken)
2 x Máquina de Lavar Roupa
1 x Cilindro 300lts alimentando por painel solar com resistência de apoio electrica.
1 Aquecedor de parede em casa de banho com uma resistência, cerca de 40cms.

Digam-me de vossa justiça o que se pode fazer.

O QGE eu vou mudá-lo sem qualquer sombra de dúvida, precisava era de saber que QGE ou QD devo usar que cumpra as normas de segurança e com suporte para os disjuntores necessários, que disjuntores usar, que DR's devo usar, e se devo acrescentar mais alguma coisa ao QD. Também queria repartir as secções pelos dois andares, colocar isto de modo a ficar com um QD no andar de cima e o outro em baixo, de modo a separar os disjuntores de cima e debaixo.. Mas para isso contaria com a vossa ajuda se fôr possivel.
Sérgio Ribeiro
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por Mário »

Boas "herculespt"

Qual a cidade em que estás?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
herculespt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 nov 2016, 13:11

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por herculespt »

Mário Escreveu:Boas "herculespt"

Qual a cidade em que estás?

Cump.
Mário
Boas Mário,

No Porto.
Sérgio Ribeiro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade essa instalação necessita de atenção, pois em primeiro lugar não tem condutor de terra nos diversos circuitos, não tem depois proteção diferencial.
Suponho que a potencia instalada é de 17.25Kvas, e não 18.30Kvas.
Numa habitação partilhada por duas famílias com apenas 1 contador 400/25A, não haverá muito a fazer, pois todos os dias as rotinas de ligar os diversos equipamentos serão diferentes, no entanto pode sempre instalar um deslastrador que vai dar prioridade a determinados circuitos e desligar outros circuitos não prioritários sempre que a potência instalada esteja a chegar ao limite, e assim evitar os disparos constantes por falta de potencia instalada.

herculespt Escreveu:Caros colegas,

Estou neste momento a habitar uma residência partilhada de dois andares, e cuja tem instalação Trifásica, com a potência contratada de 18.30kVA.

Todos os santos dias temos problemas com falhas de corrente, e o pior é que acontecem em alturas totalmente aleatórias.

A construção é antiga, e depois de andar a desligar disjuntores, ficaram apenas uns poucos ligados que abastecem os dois andares. Em ambos os andares existem duas cozinhas com tudo eléctrico. Mas como digo, as falhas são aleatórias.

Será que me podem ajudar a "redesenhar" a estrutura eléctrica de modo a ficar tudo equilibrado?!

Nota: Antes de ter este contador que mostra na imagem, o mesmo era dos antigos, e nunca tinha havido este problema, mas agora com este tudo mudou.

Obrigado por toda a ajuda que possam dar.
Cpts.
Energy
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por CAOR »

Alem do quadro se encontrar em mau estado!
Mudaram o contrato para outro operador de electricidade certo?
qual ?
e é o contador que dispara certo?

Pergunto isto porque já á muitos casos a aparecer como esse de o contador ir abaixo!
e os limitadores não disparam com a mesma potência contratada que o contador!
Agradeço que diga qual empresa que tem actualmente.
Obg.
herculespt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 nov 2016, 13:11

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por herculespt »

sim é o quadro que dispara. o contrato é da EDP.
Sérgio Ribeiro
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Habitação Trifásica com problemas.

Mensagem por CAOR »

Amigo atrás disse que era o contador que disparava! agora diz que é o quadro qual ficamos?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”