Motor pára

lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Motor pára

Mensagem por lrds »

É o seguinte:

Tenho um poço com um motor/bomba, monofásico, basicamente é um motor de balão e acontece que de verão, isto já aconteceu em anos anteriores, que ao fim de algum tempo de trabalho, pára. Estou a regar o quintal e simplesmente o motor pára, depois de alguns minutos parado arranca outra vez, trabalha uns minutos e pára novamente e está constantemente nisto. Por vezes nem um canteiro de feijões consigo regar de um vez. Atenção que não pára por accionar o disjuntor, pára simplesmente.

E atenção que com este motor, há uns anos, cheguei a regar uma terra em frente a minha casa, mais de 50m de mangueira e tocava 6 aspersores, desses de regar as terras, nessa altura nunca aconteceu parar.

Disseram-me que o condensador aquece e pára. Mas no inverno nunca acontece, é certo que não se rega, mas, lavo o pátio que é grande e não costuma parar.

A minha teoria, é que a água está mais funda agora lavando a sobrecarga, e o motor deve ter protecção térmica e pára. É que abriram aqui uma estrada perto A17 e afundaram mais do que o previsto e cortaram o nivel freatico, levando a que alguns poços nas imediações, poços com mais de 20m de fundo, secassem completamente. O meu não secou mas a água desapareceu do poço, tem 16 m de fundo e mais um tubo/filtro de 9. Antes via alguma água no poço, agora não.

Será que estou errado, ou o condensador já com alguns 20 anos estará «cansado»?


Inté
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Motor pára

Mensagem por BLima »

Viva!

Penso que não é o condensador, pois é um componente mais crítico ao arranque do que na velocidade nominal. Penso que é de facto a protecção térmica do enrolamento do motor a actuar e cortar a alimentação.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Obrigado

O que devo fazer?
Inté
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Motor pára

Mensagem por BLima »

A meu ver penso que só c/ um motor/bomba que tenha maior capacidade de coluna de água.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:É o seguinte:
Tenho um poço com um motor/bomba, monofásico, basicamente é um motor de balão e acontece que de verão, isto já aconteceu em anos anteriores, que ao fim de algum tempo de trabalho, pára. Estou a regar o quintal e simplesmente o motor pára, depois de alguns minutos parado arranca outra vez, trabalha uns minutos e pára novamente e está constantemente nisto. Por vezes nem um canteiro de feijões consigo regar de um vez. Atenção que não pára por accionar o disjuntor, pára simplesmente.
E atenção que com este motor, há uns anos, cheguei a regar uma terra em frente a minha casa, mais de 50m de mangueira e tocava 6 aspersores, desses de regar as terras, nessa altura nunca aconteceu parar.
Disseram-me que o condensador aquece e pára. Mas no inverno nunca acontece, é certo que não se rega, mas, lavo o pátio que é grande e não costuma parar.
A minha teoria, é que a água está mais funda agora lavando a sobrecarga, e o motor deve ter protecção térmica e pára. É que abriram aqui uma estrada perto A17 e afundaram mais do que o previsto e cortaram o nivel freatico, levando a que alguns poços nas imediações, poços com mais de 20m de fundo, secassem completamente. O meu não secou mas a água desapareceu do poço, tem 16 m de fundo e mais um tubo/filtro de 9. Antes via alguma água no poço, agora não.
Será que estou errado, ou o condensador já com alguns 20 anos estará «cansado»?
Quando dizes que pára, como é que sabes que parou? Deixou de deitar agua? Tens algum indicador de paragem do motor?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por ezer »

Possivelmente é o térmico de segurança que está no bobinamento que abre por aumento da temperatura dos enrolamentos, possivelmente o motor está a trabalhar no limite de corrente admissível o que vai provocar essa situação.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas
Quando dizes que pára, como é que sabes que parou? Deixou de deitar agua? Tens algum indicador de paragem do motor?

Cump.
Mário
Sei por duas razões. Uma é que deixo de o ouvir,a outra é que se continuar com torneira aberta começa a sair o ar pela mangueira.

Já me lembrei que provavelmente terei de investir num motor e bomba de maior capacidade, como disse o outro amigo ai acima.
Inté
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

ezer Escreveu:Possivelmente é o térmico de segurança que está no bobinamento que abre por aumento da temperatura dos enrolamentos, possivelmente o motor está a trabalhar no limite de corrente admissível o que vai provocar essa situação.
Eu partilho dessa opinião, mas como percebo pouco do assunto, queria ver se haveria alguma avaria, e que se resolvesse.
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:
Mário Escreveu:BoasQuando dizes que pára, como é que sabes que parou? Deixou de deitar agua? Tens algum indicador de paragem do motor?
Cump.
Mário
Sei por duas razões. Uma é que deixo de o ouvir,a outra é que se continuar com torneira aberta começa a sair o ar pela mangueira.
Já me lembrei que provavelmente terei de investir num motor e bomba de maior capacidade, como disse o outro amigo ai acima.
Se a ordem da resposta for ao contrário:
"Sei por duas razões. Uma é que deixo de o ouvir,a outra é que se continuar com torneira aberta começa a sair o ar pela mangueira. "

Tens falta de agua, e a bomba aquece e desliga o térmico.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas
lrds Escreveu:
Mário Escreveu:BoasQuando dizes que pára, como é que sabes que parou? Deixou de deitar agua? Tens algum indicador de paragem do motor?
Cump.
Mário
Sei por duas razões. Uma é que deixo de o ouvir,a outra é que se continuar com torneira aberta começa a sair o ar pela mangueira.
Já me lembrei que provavelmente terei de investir num motor e bomba de maior capacidade, como disse o outro amigo ai acima.
Se a ordem da resposta for ao contrário:
"Sei por duas razões. Uma é que deixo de o ouvir,a outra é que se continuar com torneira aberta começa a sair o ar pela mangueira. "

Tens falta de agua, e a bomba aquece e desliga o térmico.

Cump.
Mário
Não falta de água não é. Porque depois ele arranca e sai imediatamente água. Ela deve é estar muito funda e puxa demasiado pelo motor, levando-o a aquecer. Ele só devia parar por ordem do pressostato, aos 3 bar, mas não.

Ontem reguei com a torneira só a meio gás e aguentou-se, porque faz as paragens normais que o pressostato manda. Assim se calhar não aquece tanto.

Parece que só resolvo isto com um motor/bomba de maior capacidade. Mas está-me a custar investir dinheiro e daqui a algum tempo acabar por não ter água no furo.
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas

Se tens a certeza que não é falta de água! (para mim, com os dados disponíveis é falta de água (caudal a montante da bomba).
Tens que chamar alguem que verifique o problema (hidráulica e eléctrica).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas

Se tens a certeza que não é falta de água! (para mim, com os dados disponíveis é falta de água (caudal a montante da bomba).
Tens que chamar alguem que verifique o problema (hidráulica e eléctrica).

Cump.
Mário
Quando não tenho que regar, tudo funciona bem. Aliás este problema verifica-se mais a partir de Agosto, quando aqui na zona centenas de motores passam horas a regar. Aí o nível freático da água baixa muito com certeza. Até esta altura tudo funciona bem. Se for falta de água não resolvo nada em comprar um motor/bomba mais potentes. Agora se for por a água andar mais baixa já resolvo. Tenho de analisar.
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
Se tens a certeza que não é falta de água! (para mim, com os dados disponíveis é falta de água (caudal a montante da bomba).
Tens que chamar alguem que verifique o problema (hidráulica e eléctrica).
Cump.
Mário
Quando não tenho que regar, tudo funciona bem. Aliás este problema verifica-se mais a partir de Agosto, quando aqui na zona centenas de motores passam horas a regar. Aí o nível freático da água baixa muito com certeza. Até esta altura tudo funciona bem. Se for falta de água não resolvo nada em comprar um motor/bomba mais potentes. Agora se for por a água andar mais baixa já resolvo. Tenho de analisar.
Tentando explicar;
A bomba manda ar e depois desliga.
Não há água (ou desferrou).

Se estiver com a válvula a meio funciona.
Se estiver toda aberta o caudal é superior. Não há agua para o caudal da bomba.

Continuo na mesma, não há caudal de agua para a bomba a montante.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Em um raio de 100 m da minha casa, existem vários poços. O nível freático será o mesmo? Penso que sim. Uns servem exclusivamente para casas, outros para rega. Nenhum ´da problemas. E porquê? Os que servem para casa, são monofásicos de potência semelhante ao meu, alimentam um depósito de 100 ou 150 litros, coisa que o meu também faz, sem problemas. Os que são usados para rega, são todos trifásicos com potências de 4cv para cima. Daí não terem problemas de esforço.

O motor nunca ficou sem água, se fosse o caso, desferrava, e era necessário ferrá-lo, já que não é auto-ferrante.

Quando comprei o motor, expliquei os metros a que estava a água, que nessa altura, eram cerca de 14, o poço tem 16 mas tinha 2 m de água. Então aconselharam aquele que funcionaria sem problemas.

Agora o poço está seco, sendo que tem um furo com 9 m para baixo. E a água agora estará a quantos? Se o nível freático estiver entre 23 e 26 pode o motor não ter capacidade para a sugar de tão fundo.

Uma solução que me ocorreu agora, é deslocar o motor, que está a cerca de 5 m do fundo, uns 3 ou 4 para baixo. Mas corro o risco de no inverno ter de o andar a levantar, como faz grande parte do pessoal daqui, no inverno. Ou de repente dar com ele debaixo de água.
Inté
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por ezer »

Já agora, e se verificar a curva característica da bomba, normalmente trazem na chapa de características o intervalo da altura manometrica e o caudal às varias alturas. possivelmente a bomba está a funcionar fora da curva.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”