Disparo de disjuntor - Iluminação

Responder
jpguimaraespinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 26 jan 2016, 09:38
Localização: Maia
Agradecimento recebido: 1 vez

Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jpguimaraespinto »

Bom dia,

Num edifício tenho uma situação em que um circuito de iluminação das escadas (7pisos - Total= 20 luminárias de 2x26w com balastros ferromagnéticos ), dispara o disjuntor de 10A quando por exemplo acontece o seguinte:

- Alguém pressiona o comutador de escada e de seguida no mesmo local ou noutro piso, alguém pressiona um comutador de escada.
Ou seja, se houver utilização dos comutadores de escada em vários locais num espaço curto de tempo em que a iluminação esteja ligada. Basicamente, dispara, se a iluminação estiver a ser requisitada constantemente sem que desligue

O que acham que pode ser o problema? Algum problema numa luminária?


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jaimereis »

boas

assim por alto isso dá-me 9A de consumo(posso estar enganado)......

......o disjuntor estar já saturado....e os 10A de calibre....já não são 10A no real....talvez.....

ou.....algum fio ligado onde não devia de estar......

terá que rever a instalação eléctrica....toda!!!
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por ohmico »

Boas,

esqueceu-se de dizer se o prédio é recente, isto é, se está agora a dar problemas depois de ter funcionado bem ou se é recente e não funcionou bem desde o início.

Quando fala em comutadores deve querer dizer botões de pressão, penso eu.

A iluminação das partes comuns, pelo que descreve, está seccionada embora no mesmo circuito, portanto é necessário contar com a corrente de arranque (balastros ferro-magnéticos) a somar à corrente de funcionamento dos circuitos já em funcionamento.

Ohmico
jpguimaraespinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 26 jan 2016, 09:38
Localização: Maia
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jpguimaraespinto »

O prédio é de 2003.

Sempre funcionou bem mas a coisa de um ano para cá esta situação tem sido mais recorrente e tem vindo a aumentar.

Mediu-se 13A junto do disjuntor.

Os comutadores são aqueles que habitualmente se vêem nas escadas dos prédios que tem aquela pequena luz. Pressiona-se e voltam à mesma posição, poderemos dizer botões de pressão.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jaimereis »

jpguimaraespinto Escreveu:O prédio é de 2003.

Sempre funcionou bem mas a coisa de um ano para cá esta situação tem sido mais recorrente e tem vindo a aumentar.

Mediu-se 13A junto do disjuntor.

Os comutadores são aqueles que habitualmente se vêem nas escadas dos prédios que tem aquela pequena luz. Pressiona-se e voltam à mesma posição, poderemos dizer botões de pressão.

se a corrente que lá passa são 13 A e disjuntor é de 10A......tem que disparar......penso ser óbvio.......penso que não vale a pena especular mais.....

o melhor será substituir as iluminarias....ou trocar as lâmpadas por led...pelo menos parcialmente.....

....e troque o disjuntor.....pois este encontra-se provavelmente saturado!!!
Jaime Reis
jpguimaraespinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 26 jan 2016, 09:38
Localização: Maia
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jpguimaraespinto »

Sim, essa parte do disjuntor é óbvio, claro...

Eu estava era a tentar perceber qual poderia ser o problema. Porque a nivel de consumo, não sei quanto consumirá os balastros, mas da parte das luminárias com fator de 1, daria uma corrente aprox de 4,5A, certo?
(P=20×2×26= 1040w)

Ainda tem muita margem. Terei de ver todas as luminárias.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Algo parece estar errado nessa medição de 13A, ou será que esse disjuntor alimenta mais algo que desconheça.

quote="jpguimaraespinto"]Sim, essa parte do disjuntor é óbvio, claro...

Eu estava era a tentar perceber qual poderia ser o problema. Porque a nivel de consumo, não sei quanto consumirá os balastros, mas da parte das luminárias com fator de 1, daria uma corrente aprox de 4,5A, certo?
(P=20×2×26= 1040w)

Ainda tem muita margem. Terei de ver todas as luminárias.[/quote]
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jaimereis »

jpguimaraespinto Escreveu:Sim, essa parte do disjuntor é óbvio, claro...

Eu estava era a tentar perceber qual poderia ser o problema. Porque a nivel de consumo, não sei quanto consumirá os balastros, mas da parte das luminárias com fator de 1, daria uma corrente aprox de 4,5A, certo?
(P=20×2×26= 1040w)

Ainda tem muita margem. Terei de ver todas as luminárias.
se as lampadas são de 26W....os balastros são de 26W....ora no total tem 52W por lampada....104W por iluminaria....
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por nelmindo »

jaimereis Escreveu:
jpguimaraespinto Escreveu:Sim, essa parte do disjuntor é óbvio, claro...

Eu estava era a tentar perceber qual poderia ser o problema. Porque a nivel de consumo, não sei quanto consumirá os balastros, mas da parte das luminárias com fator de 1, daria uma corrente aprox de 4,5A, certo?
(P=20×2×26= 1040w)

Ainda tem muita margem. Terei de ver todas as luminárias.
se as lampadas são de 26W....os balastros são de 26W....ora no total tem 52W por lampada....104W por iluminaria....
Boas
A norma IEC 82 (velhinha), diz que a potência máxima nas perdas dos balastros é de 12W para lâmpadas até 20W e 40W e 16W para as até 65W!
Na emenda de 2002, esses valores de 12 passam a 9 e o 16 passa para 12.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jaimereis »

jaimereis Escreveu:
jpguimaraespinto Escreveu:Sim, essa parte do disjuntor é óbvio, claro...

Eu estava era a tentar perceber qual poderia ser o problema. Porque a nivel de consumo, não sei quanto consumirá os balastros, mas da parte das luminárias com fator de 1, daria uma corrente aprox de 4,5A, certo?
(P=20×2×26= 1040w)

Ainda tem muita margem. Terei de ver todas as luminárias.
se as lampadas são de 26W....os balastros são de 26W....ora no total tem 52W por lampada....104W por iluminaria....
por observação melhor, reparei que o meu raciocínio encontra-se errado, peço desculpa pelo facto...confundi com outro problema...o reparo do "nelmindo" chamou-me à atenção....

de facto, um conjunto lampada+balastro de 26W consome cerca de 0.30A(consulta em tabelas, pode depender do fabricante, mas não foge muito deste valor)...(por medição aqui no serviço , uma de 36W puxa por 0.41A)

portanto, o que mede, não está , muito longe do teorico.... 0.30x2x20=12 =>>os tais 13A
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por mitos »

Boa noite,
o problema aqui é o factor de potencia de um conjunto destes rondar os 0,5, logo para uma potencia activa de 26+9=35W teríamos 70VA que vezes as 40 lâmpadas dava 2800VA o que resulta em cerca de 12,7 A

Provavelmente as luminarias inicialmente vinham equipadas com condensadores (ou não) os quais foram sendo retirados ou chegaram ao fim da sua vida útil, deixando de fazer a correcção do factor de potencia.

resolve o problema instalando um condensador de 7 µF em paralelo com cada LUMINARIA (1 por cada 2 lampadas) Parallel Compensation Capacitor (µF ±10% at 250 V)


Com isto baixará os +/-13 A para +/-7A
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
jpguimaraespinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 26 jan 2016, 09:38
Localização: Maia
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disparo de disjuntor - Iluminação

Mensagem por jpguimaraespinto »

Obrigado pela ajuda de todos. Realmente o fator de potência faz toda a diferença.

Vou sugerir essa situação dos condensadores em paralelo...parece-me que resultará e será a mais económica.

Entretanto consegui arranjar uma foto dos balastros. Encontra-se no seguinte link: http://i.imgur.com/1y4xDAu.jpg
Aquele valor do meio é o fator de potência certo?
Sendo assim para cada balastro P=U*I*cos phi <=> P=230*0.325*0,38 <=> P= 28.4W . Mas isto não me parece que esteja muito correcto, falta-me a parte do condensador que irá compensar.

Já agora como chega ao resultado +/-7A quando coloca os condesadores em paralelo? Pode-me indicar a fórmula ou algum sítio onde possa ler sobre o assunto?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”