LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Responder
RafaelBrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 fev 2016, 10:04

LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por RafaelBrito »

Olá Fórum
Tudo bem?
Acabo de construir uma casa para mim, onde eu mesmo fiz o projeto e toda instalação elétrica.
Todo circuito de iluminação ficou independente em 220V (bifasico) para que eu pudesse reduzir a bitola o condutor para 1,5mm2.
Mas em alguns ambientes eu utilizei interruptores intermediário então dessa forma e também para economizar utilizei em toda a casa apenas interruptores unipolares. Fiz teste em tudo e tipo funcionou perfeitamente.
Mas agora comprei toda a iluminação da casa, em led. Nos ventiladores usei aquelas lâmpadas compactas de led, tudo ótimo, só que agora na fase final da casa comprei as luminárias plafon com placa de led e descobri que elas ficam ligadas constantemente como uma placa florecente e brilha quando fecha o circuito, não chega a incomodar e tenho quase certeza que isso não terá um consumo exorbitante.
A muito tempo resolvi algo parecido em uma lâmpada fluorescente que piscava com o tempo instalando um resistor em paralelo com a lâmpada, mas julgo que a problemática agora seja diferente.
Penso que um resistor em paralelo não impedirá que continue o condutor encaminhe corrente a luminária, em série talvez sim, mas pensei também se um diodo não resolveria isso.
Já pensei em deixar toda instalação em unipolar, não seria difícil, pois as lâmpadas e luminárias são bivolt, mas o problema são os ventiladores que são 220v e teria que substitui-lo se fizesse isso.
Alguém já teve esse problema e conseguiu resolver?
Um resistor ou um diodo é possível corrigir? Eu não sei bem como calcular esses dispositivos por favor me indiquem.
Hoje vou tentar medir a corrente/potência de consumo das lâmpadas desligadas.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por nelmindo »

Se o circuito está mesmo desligado, a solução proposta, que é colocar a resistência em paralelo, é uma soluções que propomos. Isso acontece por causa das tensões parasitas na rede elétrica.
Mas verificar se isso acontece mesmo.
RafaelBrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 fev 2016, 10:04

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por RafaelBrito »

A resistência em paralelo eu usei em uma lâmpada florecente que piscava devido a indução em outros circuitos. Mas na ocasião atual vejo diferente e tanto não é indução de outras correntes, pois na casa ainda não há aparelhos como geladeira, ar, televisores, ainda está sem nada de eletrodoméstico, então não é causada pela indução acredito eu, e creio que é causado apenas pela corrente na fase ligada constantemente que faz o papel de neutro. Vou tentar essa solução do resistor 440KOhms em paralelo, como fiz com lâmpada fluorescente, mas acho que apenas uma adaptação em série pode ser capaz de resolver.
goncalo monteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 27 out 2011, 10:25
Enviou: 3 vezes

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por goncalo monteiro »

Boas. Eu nunca entendi a ideia de cortar o neutro e deixar as linhas em tensao. As varias instalações que fiz corto sempre na fase.

O led como é sensivel qualquer pequena passagem ou perdas nos fios podem acender um pouco.
Pode nao ser esta a razao mas ja se passou uma situação algo diferente e resolvi dessa forma.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por nelmindo »

goncalo monteiro Escreveu:Boas. Eu nunca entendi a ideia de cortar o neutro e deixar as linhas em tensao. As varias instalações que fiz corto sempre na fase.

O led como é sensivel qualquer pequena passagem ou perdas nos fios podem acender um pouco.
Pode nao ser esta a razao mas ja se passou uma situação algo diferente e resolvi dessa forma.
Mesmo em instalações onde se corta a fase, muitas das vezes, por exemplo nas comutações de escada, os condutores de fase estão encostados (mas isolados) às linhas "de vai e vem". Geralmente é aqui que se geram as correntes parasita, por causa do efeito capacitivo dos condutores. Não esquecer que estamos a falar de corrente alternada e em alguns casos, a capacidade é apreciável significando uma impedância.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por jodsbrum »

Ter em atenção se os interruptores tem algum sinalisador. Pois já me aconteceu algo semelhante e era apenas a pequena corrente que passava no sinalisador logo que mudei de interruptor sem ficou resolvido.
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por mitos »

Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
delanomm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 dez 2017, 16:53

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por delanomm »

RafaelBrito Escreveu: 15 fev 2016, 18:06 A resistência em paralelo eu usei em uma lâmpada florecente que piscava devido a indução em outros circuitos. Mas na ocasião atual vejo diferente e tanto não é indução de outras correntes, pois na casa ainda não há aparelhos como geladeira, ar, televisores, ainda está sem nada de eletrodoméstico, então não é causada pela indução acredito eu, e creio que é causado apenas pela corrente na fase ligada constantemente que faz o papel de neutro. Vou tentar essa solução do resistor 440KOhms em paralelo, como fiz com lâmpada fluorescente, mas acho que apenas uma adaptação em série pode ser capaz de resolver.
prezado, conseguiu resolver o problema? Estou com a mesma situação em 3 luminárias led...
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por joaosousa »

Cá para mim vocês andam é a comprar blocos autónomos aahahaha

Isso deve ser devido às tensões criadas por vizinhança de condutores, de certeza.

Existem factores de agrupamento de cabos e tubos e regras que às vezes nem ligamos por não ser necessário projeto que depois originam estas coisas =/


Boa sorte nisso
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por Pedro Barradas »

Experimente inverter a ligação da luminaria.
Garantir neutro no neutro e fase na fase.
Tive uma situação similar e este pormenor resolveu.
Quem cria renasce todos os dias...
manuel teotonio
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 06 mar 2011, 10:00

Re: LED 220V interruptor unipolar acesa constante

Mensagem por manuel teotonio »

CORRENTE ALTERNADA NAO TEM POLARIDADE...UM INTERRUPTOR QUE FAÇA O CORTE A FASE E AO NEUTRO....JULGO QUE SERA PROBLEMAS DE NEUTRO UM POSSIVEL REFORÇO DE NEUTRO NA ZONA DEVE RESOLVER O PROBLEMA
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”