Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por joao-pt »

Um interruptor apenas tem a função ligar-desligar (2 condutores). Um comutador permite comutar a posição entre 2 pontos (3 condutores). Um comutador pode ser usado como interruptor, o contrário é que já não.


joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por joedualmar »

joao.pt Escreveu:Um interruptor apenas tem a função ligar-desligar (2 condutores). Um comutador permite comutar a posição entre 2 pontos (3 condutores). Um comutador pode ser usado como interruptor, o contrário é que já não.
Ok, então quer dizer que este interruptor duplo já não serve? existe um duplo que dê um botão só para ligar/desligar e outro botão com a função de comutador?
joedualmar

Aprender até morrer...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por joao-pt »

Interruptor duplo para o que pretendes não serve. Será mais fácil arranjares em comutador duplo (que serve como comutador ou como interruptor) do que um interruptor+comutador, de série nem sei que marca terá talvez até só arranjares dos modulares.
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por joedualmar »

joao.pt Escreveu:Interruptor duplo para o que pretendes não serve. Será mais fácil arranjares em comutador duplo (que serve como comutador ou como interruptor) do que um interruptor+comutador, de série nem sei que marca terá talvez até só arranjares dos modulares.
dado que no hall tenho mai 2 interruptores um na entrada da porta para a rua e outro para a cozinha, posso inutilizar esse e meter só um interruptor para acender a sala?
joedualmar

Aprender até morrer...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por joao-pt »

Se percebi bem o que pretendes, podes fazer. Tens de ter só atenção que num dos pontos deves ter a fase e no outro o retorno para o ponto de iluminação, pode esse motivo, no sítio onde ficar o interruptor tens de garantir que fica lá a fase e o retorno, vais ter de utilizar um dos condutores que seriam usados para a comutação para levar a fase (ou o retorno) para esse ponto. O condutor que ficar solto deve ficar com as pontas isoladas.
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por joedualmar »

joao.pt Escreveu:Se percebi bem o que pretendes, podes fazer. Tens de ter só atenção que num dos pontos deves ter a fase e no outro o retorno para o ponto de iluminação, pode esse motivo, no sítio onde ficar o interruptor tens de garantir que fica lá a fase e o retorno, vais ter de utilizar um dos condutores que seriam usados para a comutação para levar a fase (ou o retorno) para esse ponto. O condutor que ficar solto deve ficar com as pontas isoladas.
Ok, obrigado, pensei que aquele duplo desse, mas pronto consegui colocar lá o cronotermostato, um dia destes vou tentar fazer isso, para o duplo, qualquer dos botões, acende e apaga o hall e a sala :shock:
joedualmar

Aprender até morrer...
smcarvalho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 13 jan 2017, 11:43

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por smcarvalho »

Bom dia, desde já espero que não seja incoveniente o desenterro do topico apenas o faço por se trara dum assunto semelhante e para nao criar novo topico.

Disto isto a situação que me deparo é a seguinte, sou completamente leigo em sistemas electricos e tenho o seguinte problema:

Renovação de interruptor no hall de entrada ( que comanda a luz dum sector do hall, e da rua)
Os interruptores 1) e 2) estão interligado pois comandam a luz mesmo sector do hall

1)Interruptor no hall de entrada ( que comanda a luz dum sector do hall, e da rua)
2)Interruptor de hall de entrada ( que comanda a luz dos dois sectores do hall)

Ambos os interruptores têm 2 botões - no caso do 1) - o que pretendo renovar - a instalação tem 5 fios (2 castanhos com corrente - acende o buscapolos, e 1 preto também com corrente)

1)https://i.imgsafe.org/8bec6a4d3a.jpg
2)https://i.imgsafe.org/8bf389086c.jpg
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por macpat »

Só não percebi qual é o problema....

Se não estou em erro, corrijam-me se necessário, ambos os "interruptores" são comutadores de escada duplos.
smcarvalho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 13 jan 2017, 11:43

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por smcarvalho »

O problema é não saber fazer a ligação pelo menos da forma como está descrito que era como estava a funcionar anteriormente.
Hustic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 18 ago 2017, 01:30

Re: Ajuda a Ligar Comutador de Escadas Duplo?

Mensagem por Hustic »

Safei me com isto. Obrigado pessoal
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”