montar sensor de movimento

Rodolfo p
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2017, 02:42

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Rodolfo p »

Peço desculpa se a pergunta for est#pida mas se o automático de escada em vez de fazer o corte de corrente depois de acionado estiver sempre com corrente através de uma derivação directa, é incompatível?

Por outras palavras em 10 botoes de pressão 2 são detectores de movimentos. Sempre com corrente mas temporizados pelo automático. É viavel?

Obrigado


ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ElectroescadaS »

quero aprender Escreveu: 26 mar 2012, 19:19 é isto que estamos a falar correcto ?

http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=7393

se é não tenho mais nada acresentar ...
Fiquei curioso. Como se liga um detector assim? Funciona da mesma maneira que um interruptor de teclas? Tenho visto sensores destes em alguns prédios e gostava de saber como se fazem as ligações (isto num corredor de uma casa fazia maravilhas)...
Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

ElectroescadaS Escreveu: 02 out 2017, 21:45
quero aprender Escreveu: 26 mar 2012, 19:19 é isto que estamos a falar correcto ?

http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=7393

se é não tenho mais nada acresentar ...
Fiquei curioso. Como se liga um detector assim? Funciona da mesma maneira que um interruptor de teclas? Tenho visto sensores destes em alguns prédios e gostava de saber como se fazem as ligações (isto num corredor de uma casa fazia maravilhas)...
Boas
Este é para funcionar em conjunto com automático de escada, mas existem para o fim que descreve.
A ligação é simples, tem de ter no local da instalação do detetor fase e neutro, e do detetor sai o retorno para a lâmpada ou lâmpadas.
E claro para complementar melhor a instalação desse corredor, pode ter também a comutação de escada desse corredor associada a este detetor, mas claro as ligações elétricas já são diferentes, e voltamos ao inicio do tópico.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por LVirtual »

ora bom dia.

se a alimentação que vai para a lampada for a mesma a partir do circuito simples de automatico/comutador que a que sai do detector de movimento e
se o neutro do automatico de escadas e da lampada e do detector for o mesmo, e se a saida do detector for ligada em paralelo com a saida do automatico á entrada da lampada, o detector comporta-se como mais um interruptor em paralelo com o circuito de comutaçao temporizada do circuito.

no ponto onde estiver o sensor e um comutador, tanto um como o outro acende as lampadas que estiverem no circuito.

se se quiser acender apenas a lampada do atrio com o temporizador e deixar as outras apagadas ou algumas delas tera que se intercalar um rele de 230V/10A nas alimentaçoes a entrada da lampada que se quer alterar para nao interferir com as outras.

Tentar escrever aqui o diagrama :)

O detector alimenta a bobine do rele a 230V.
O rele pode e deve ser de um circuito inversor. (Um circuito inv. por cada lampada, se houver mais que uma no local)
O comum do rele liga na alimentaçao da lampada.
O contacto NA recebe a fase para alimentar a lampada do mesmo disjuntor do automatico escada.
O contacto NC recebe a fase que vem do automatico de escada para a lampada.

Se o detector estiver em repouso, o rele tambem esta e o circuito automatico temporizador funciona normalmente.
Se o detector estiver em funcionamento, actua esta lampada durante a sua temporizaçao e durante esse periodo retira a lampada do circuito automatico.

Nesta condiçao eventualmente alguem tera que activar o automatico de escada para acender as outras lampadas.

tambem pode ser feito automaticamente se se usar este circuito em todas as outras lampadas para os pisos de cima.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ElectroescadaS »

ENERGY Escreveu: 02 out 2017, 22:54
ElectroescadaS Escreveu: 02 out 2017, 21:45
quero aprender Escreveu: 26 mar 2012, 19:19 é isto que estamos a falar correcto ?

http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=7393

se é não tenho mais nada acresentar ...
Fiquei curioso. Como se liga um detector assim? Funciona da mesma maneira que um interruptor de teclas? Tenho visto sensores destes em alguns prédios e gostava de saber como se fazem as ligações (isto num corredor de uma casa fazia maravilhas)...
Boas
Este é para funcionar em conjunto com automático de escada, mas existem para o fim que descreve.
A ligação é simples, tem de ter no local da instalação do detetor fase e neutro, e do detetor sai o retorno para a lâmpada ou lâmpadas.
E claro para complementar melhor a instalação desse corredor, pode ter também a comutação de escada desse corredor associada a este detetor, mas claro as ligações elétricas já são diferentes, e voltamos ao inicio do tópico.
Decididamente não percebo porque razão existem detectores/sensores de movimento se são para funcionar com automáticos de escada em vez de funcionarem directamente em cada patamar mas confesso ser uma área demasiado "nublada" para mim...
Imagem
Rodolfo p
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2017, 02:42

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Rodolfo p »

Parece me que isto é uma solução mas ainda assim creio que não exemplifiquei da melhor maneira.
Neste caso não tenho neutros a chegar aos comutadores.

Quando o automático de escada activa as lâmpadas ele corta a corrente nos comutadores. Aliás, os comutadores que até têm um ledzinho verifica-se facilmente. Neste caso os comutadores têm 2 cabos, 1fase que é interrompida depois de activado e 1 saída para activar o temporizador do automático.

Pretendia saber se colocar 1 sensor/detector no lugar de um comutador, também de 2 fios (que precisa de corrente continua para não estar sempre a reiniciar) se poderia electrizar permanentemente a linha de entrada dos comutadores todos (porque estão em série) e nesta hipotse tambem os detectores, sem que nada ficasse errado e eventualmente avariasse o automático.

Obrigado
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por LVirtual »

Rodolfo p Escreveu: 03 out 2017, 23:16 Parece me que isto é uma solução mas ainda assim creio que não exemplifiquei da melhor maneira.
Neste caso não tenho neutros a chegar aos comutadores.

Quando o automático de escada activa as lâmpadas ele corta a corrente nos comutadores. Aliás, os comutadores que até têm um ledzinho verifica-se facilmente. Neste caso os comutadores têm 2 cabos, 1fase que é interrompida depois de activado e 1 saída para activar o temporizador do automático.

Pretendia saber se colocar 1 sensor/detector no lugar de um comutador, também de 2 fios (que precisa de corrente continua para não estar sempre a reiniciar) se poderia electrizar permanentemente a linha de entrada dos comutadores todos (porque estão em série) e nesta hipotse tambem os detectores, sem que nada ficasse errado e eventualmente avariasse o automático.

Obrigado
Nao tem neutros a chegar aos comutadores, mas tem algures numa caixa de derivaçao/passagem dos fios que vao para as lampadas.
se colocar 1 sensor/detector no lugar de um comutador, também de 2 fios (que precisa de corrente continua para não estar sempre a reiniciar)
esta frase nao me parece correcta. ha aqui algo estranho nesta afirmaçao.
o detector é de corrente continua? se é, deve trabalhar a 12/24 V eventualmente.
se é isso nao serve para ser aplicado directamente na utilizaçao que lhe quer dar.
nao existem pelo menos para uso no mercado residencial portugues, dispositivos a 230 V DC.
Isso seria para matar toda a gente se existisse. nem os operadores eletricos fornecem alimentaçao DC para o mercado residencial.

se calhar por isso é que ja foi referido aqui antes que ficou tudo queimado ou deixou de funcionar...
em termos de grandezas electricas temos estado a falar de circuitos a 230V AC.

se o detector é de corrente continua, vai precisar de ter um transformador no quadro electrico a alimentar o detector e nao pode ser interligado directamente no circuito das lampadas, apenas a parte dos contactos de saida de controlo é que podem ser usados, mas mesmo assim, é preciso saber se a saida de comando do detector é por rele ou triac/transistor. ou se for por rele qual a potencia dos contactos do rele.

Se a instalaçao electrica do local foi bem feita, o automatico das luzes ha-de estar colocado no quadro de serviços comuns ou geral ou parcial.
Portanto no quadro tem la Fase e Neutro.
Os fios dos comutadores vao todos ao quadro, regra geral em paralelo, mesmo que so circule um par de fios entre todos os comutadores.
Nem todos os comutadores tem led's indicadores, alguns tem lampadas neon que apenas precisam de fase para acender.
Sao aquelas que se usam nos busca-polos. ;)
Se forem mesmo dos de led's entao tem que ter obrigatoriamente neutro ou terra no comutador para fazer o retorno do circuito do led.

Para activar o automatico das luzes atraves do detector de forma que todas as luzes acendam, no detector deve ligar o contacto que fica activado com a passagem de pessoas na mesma entrada do automatico onde vai ligar o retorno dos comutadores. e no contacto marcado como comum no detetor liga o fio que sai do automatico para os comutadores.

De qualquer maneira há aqui pessoal que ja ligou centenas, se calhar de circuitos de alimentaçao automatica de luzes de escada que pode confirmar as ligaçoes de controlo do circuito automatico das luzes.

Como estou a "desenhar" o circuito de cabeça sem estar a ver esquemas dos dispositivos nao tenho bem a certeza agora de como é as ligaçoes do comutador, mas penso que nao passa dum interruptor de pressao com ou sem indicador luminoso.

O detector nao pode ser alimentado pelo circuito do comutador porque o automatico corta a fase que vai aos comutadores quando é activado por qualquer um deles. Tem que ser sempre alimentado directamente do disjuntor do Quadro, podendo e devendo ser o mesmo disjuntor do automatico visto fazer parte do mesmo circuito. So os contactos do detector é que ligam do mesmo modo que os contactos dos comutadores.

Penso que esclareci tudo. Se o texto estiver confuso avise.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Rodolfo p
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2017, 02:42

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Rodolfo p »

Perfeito! O último parágrafo resolve o meu problema. Obrigado.
Efectivamente quando disse corrente contínua o que quis mesmo dizer é corrente alternada mas sem corte de corrente, pois o detector tem um tempo de pré aquecimento e dispara constantemente se a corrente falhar e retornar.
Mais uma vez muito obrigado 😊
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por LVirtual »

Rodolfo p Escreveu: 06 out 2017, 23:18 Perfeito! O último parágrafo resolve o meu problema. Obrigado.
Efectivamente quando disse corrente contínua o que quis mesmo dizer é corrente alternada mas sem corte de corrente, pois o detector tem um tempo de pré aquecimento e dispara constantemente se a corrente falhar e retornar.
Mais uma vez muito obrigado 😊
pré-aquecimento?

os detectores de presença nao trabalham a valvulas destas:

Imagem

estas é que tinham um tempo de pré-aquecimento... algumas...

o detector esta sempre a ser reactivado porque a alimentaçao dele esta sempre a ser cortada pelo automatico.
o que fez foi um loop infinito ;)

pode por aqui uma foto do autocolante com as caracteristicas do detector se este o possuir?
deve estar na parte de tras do detctor. ou entao se ainda tiver o folheto que veio na caixa de compra tambem serve.
ou entao a marca e o modelo para eu puder ver as caracteristicas do mesmo no site do fabricante.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 04 out 2017, 07:41
Rodolfo p Escreveu: 03 out 2017, 23:16 Parece me que isto é uma solução mas ainda assim creio que não exemplifiquei da melhor maneira.
Neste caso não tenho neutros a chegar aos comutadores.

Quando o automático de escada activa as lâmpadas ele corta a corrente nos comutadores. Aliás, os comutadores que até têm um ledzinho verifica-se facilmente. Neste caso os comutadores têm 2 cabos, 1fase que é interrompida depois de activado e 1 saída para activar o temporizador do automático.

Pretendia saber se colocar 1 sensor/detector no lugar de um comutador, também de 2 fios (que precisa de corrente continua para não estar sempre a reiniciar) se poderia electrizar permanentemente a linha de entrada dos comutadores todos (porque estão em série) e nesta hipotse tambem os detectores, sem que nada ficasse errado e eventualmente avariasse o automático.

Obrigado
Nao tem neutros a chegar aos comutadores, mas tem algures numa caixa de derivaçao/passagem dos fios que vao para as lampadas.
se colocar 1 sensor/detector no lugar de um comutador, também de 2 fios (que precisa de corrente continua para não estar sempre a reiniciar)
esta frase nao me parece correcta. ha aqui algo estranho nesta afirmaçao.
o detector é de corrente continua? se é, deve trabalhar a 12/24 V eventualmente.
se é isso nao serve para ser aplicado directamente na utilizaçao que lhe quer dar.
nao existem pelo menos para uso no mercado residencial portugues, dispositivos a 230 V DC.
Isso seria para matar toda a gente se existisse. nem os operadores eletricos fornecem alimentaçao DC para o mercado residencial.

se calhar por isso é que ja foi referido aqui antes que ficou tudo queimado ou deixou de funcionar...
em termos de grandezas electricas temos estado a falar de circuitos a 230V AC.

se o detector é de corrente continua, vai precisar de ter um transformador no quadro electrico a alimentar o detector e nao pode ser interligado directamente no circuito das lampadas, apenas a parte dos contactos de saida de controlo é que podem ser usados, mas mesmo assim, é preciso saber se a saida de comando do detector é por rele ou triac/transistor. ou se for por rele qual a potencia dos contactos do rele.

Se a instalaçao electrica do local foi bem feita, o automatico das luzes ha-de estar colocado no quadro de serviços comuns ou geral ou parcial.
Portanto no quadro tem la Fase e Neutro.
Os fios dos comutadores vao todos ao quadro, regra geral em paralelo, mesmo que so circule um par de fios entre todos os comutadores.
Nem todos os comutadores tem led's indicadores, alguns tem lampadas neon que apenas precisam de fase para acender.
Sao aquelas que se usam nos busca-polos. ;)
Se forem mesmo dos de led's entao tem que ter obrigatoriamente neutro ou terra no comutador para fazer o retorno do circuito do led.

Para activar o automatico das luzes atraves do detector de forma que todas as luzes acendam, no detector deve ligar o contacto que fica activado com a passagem de pessoas na mesma entrada do automatico onde vai ligar o retorno dos comutadores. e no contacto marcado como comum no detetor liga o fio que sai do automatico para os comutadores.

De qualquer maneira há aqui pessoal que ja ligou centenas, se calhar de circuitos de alimentaçao automatica de luzes de escada que pode confirmar as ligaçoes de controlo do circuito automatico das luzes.

Como estou a "desenhar" o circuito de cabeça sem estar a ver esquemas dos dispositivos nao tenho bem a certeza agora de como é as ligaçoes do comutador, mas penso que nao passa dum interruptor de pressao com ou sem indicador luminoso.

O detector nao pode ser alimentado pelo circuito do comutador porque o automatico corta a fase que vai aos comutadores quando é activado por qualquer um deles. Tem que ser sempre alimentado directamente do disjuntor do Quadro, podendo e devendo ser o mesmo disjuntor do automatico visto fazer parte do mesmo circuito. So os contactos do detector é que ligam do mesmo modo que os contactos dos comutadores.

Penso que esclareci tudo. Se o texto estiver confuso avise.
Boas
Só para complementar, na instalação de automáticos de escada não se utiliza interruptores ou comutadores, caso se utilize o automático de escada vai queimar num instante, tal como quando os botões de pressão ficam presos por avaria ou por maldade de alguns, apenas se utilizam botões de pressão, com ou sem sinalização, e mais recentemente se pode utilizar detetores de movimento adequados para este fim, que no fundo fazem a mesma função do botão de pressão, ou seja ao detetarem pessoas, enviam um impulso ao automático de escada que atua e fica a funcionar durante o tempo nele programado, evitando assim que a pessoa se tenha de deslocar até ao botão de pressão mais próximo para o pressionar e assim ligar o A.E
Aqui vai esquemas de ligação de A.E
https://www.google.pt/search?q=esquema+ ... CEYQsAQIKw
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por LVirtual »

complementando o resto ou corrigindo...

quando me referi a comutadores/interruptores estava a pensar nos botoes de pressao. vicios errados de linguagem
ainda por cima por ter ido atras dos termos usados no post inicial.

ja agora uma pergunta: se o contacto de activaçao do temporizador (automatico) de escada ficar sempre fechado vai queimar o temporizador?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 07 out 2017, 11:24 complementando o resto ou corrigindo...

quando me referi a comutadores/interruptores estava a pensar nos botoes de pressao. vicios errados de linguagem
ainda por cima por ter ido atras dos termos usados no post inicial.

ja agora uma pergunta: se o contacto de activaçao do temporizador (automatico) de escada ficar sempre fechado vai queimar o temporizador?
Boas
Eu percebi a questão de falar em interruptores e comutadores, apenas chamei à "atenção" porque passa por aqui muito pessoal sem grandes conhecimentos de eletricidade, e depois vai de cometer erros lá por casa e no prédio aonde habitam, etc.

Se o contato do A.E ficar sempre fechado, essa situação acontece quando os botões ficam presos, ou com palito lá colocado no botão, ou em outra situação que não vou aqui explicar, pois já existe tanta malandrice, que não vale a pena ensinar mais, nem estou aqui para isso, e que depois deixaria muitos eletricista à "nora" para resolver a avaria de uma instalação com A.E, a luz fica ligada permanentemente, e o automático acaba por queimar, porque os seus componentes não foram concebidos para funcionar horas seguidas sem repouso.

O que costumo fazer, é ligar um interruptor no Q.E que serve para quando as pessoas querem luz permanente na escada, por exemplo para limpeza, realizar obras, fazer mudanças de inquilinos nas frações, vão ao Q.E, e ligam o interruptor e têm luz permanente durante o tempo que necessitem sem estar constantemente a ativar o A.E
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ohmico »

Boas,

normalmente os AE já possuem essa função de ligação contínua incorporada.
https://cdn.aki.pt/Handling/ImageHandle ... crop=false

Ohmico
FCarrico
Curioso
Curioso
Mensagens: 68
Registado: 02 jan 2008, 21:55

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por FCarrico »

Boa Tarde.

Podem dar-me a referência do detetor de presença da Hager ou de outra marca para funcionar com o automático de escada?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”