Esquema com telerruptores ou autómato

Responder
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Por acaso, não tinha reparado no "problema" que o colega Narciso Ferreira mencionou, mas acho que foi muito bem observado da parte dele.
E sendo assim, acho que tinha alguma razão quando disse que não dava para fazer este circuito com telerruptores.
Mesmo que seja possível resolver este ou qualquer outro problema, o facto é que se torna demasiado complicado para um simples circuito de comando de iluminação.
Por isso, penso que seja mais correcto e simples utilizar o principio que eu utilizei, ou sejam, com botoneiras e relés.


bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 156
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por bacalhau »

Olá boas noites,

Para quem gosta de bricolage aqui vai:
TELERR_01.jpg
(89.67 KiB) Transferido 82 vezes
TELERR_01.zip
(224.32 KiB) Transferido 112 vezes
s4 a s1= liga e desliga lampadas individual

S5 =faz de corte geral desliga todas as lampadas e se ficar a pressionar
mais que 15 segundos acende todas as quatro (que depois podem ser
desligadas individualmente ou carregando de novo em s5 menos de 15 seg.

(na proxima coloco o softw. e placa de circuito impresso )
Cumprimentos
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas rainbow

Eu não vou dizer que não tem razão mas para isso a instalação teria que ser planeada de forma a ser assim, e ia ser preciso andar com 3 fios de comando em vez de dois e colocar dois pulsadores em cada local de comando um com contacto NA para activar o circuito e outro com contacto NF para o desactivar e a isto acrescentar um simples rele ou contactor com 2 contactos NA para que funciona-se exatamente como o telerruptor e bastaria colocar um pulsador com 1 contacto NF para fazer de geral que quando fosse acionado apagaria todas as lãmpadas que estivessem acesas.

Mas como a pessoa que colocou aqui esta duvida diz algo do tipo: "Tenho 4 circuitos de iluminação a funcionar com telerruptores mas queria arescentar um corte geral aos 4 no caso de estarem ligados" hora isto é uma instalação que ja está a funcionar e no caso dos telerruptores estarem no quadro e haver neste algum espaço disponivel com um simples rele de 4 contactos NA e um pulsador geral e usando o esquema do lince retificado pelo patinho feio e não esquecer que os telerruptores tem que ter 2 contactos NA resolve o problema porque no caso de os telerruptores so terem 1 contacto NA vai ter que colocar 4 relés com 1 contacto NA e o pulsador geral e claro e usando o esquema que eu postei tambem resolve o problema facilmente e qualquer uma destas soluções vai sair económica ate porque os telerruptores ja existem e não vai ser necessario andar a remexer parte da instalação electrica (desculpe qualquer coisa mas so estou a tentar ajudar)
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas bacalhau

Eu disse num post mais atras que a alteração feita por ti utilizando os triacs era um "sem fim" de possibilidades para os podermos controlar e esta que apresentas agora e uma delas.

Esta área da domótica "artesanal" é um dos meus hobbis mas tenho pena não ter muito tempo para dedicar a isto.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 156
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por bacalhau »

Narciso Ferreira Escreveu:Boas bacalhau

Eu disse num post mais atras que a alteração feita por ti utilizando os triacs era um "sem fim" de possibilidades para os podermos controlar e esta que apresentas agora e uma delas.

Esta área da domótica "artesanal" é um dos meus hobbis mas tenho pena não ter muito tempo para dedicar a isto.
Olá,
Na verdade o tempo é que é um grande problema...........falta de tempo.
O programa já está feito agora é só desenhar o pcb e fica a funcionar ....vou tentar fazer o PCB mais pequeno possível
quando fizer a placa de PCB ( circuito impresso) faço duas e ofereço-te uma para montares

Cumprimentos
Bacalhau
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por Narciso Ferreira »

Eu sei que sim e também já tinha dito isso antes que tanto a correção feita pelo patinhofeio como a feita por ti resolvem o problema mas nem toda a gente se "atreve" a mexer em componentes electrónicos que no caso da resolução do esquema que apresentas-te não era mais que um simples triac e uma resistência a multiplicar por quatro o que é facilimo de fazer e muito mais barato que os reles.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 156
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por bacalhau »

Narciso Ferreira Escreveu:Eu sei que sim e também já tinha dito isso antes que tanto a correção feita pelo patinhofeio como a feita por ti resolvem o problema mas nem toda a gente se "atreve" a mexer em componentes electrónicos que no caso da resolução do esquema que apresentas-te não era mais que um simples triac e uma resistência a multiplicar por quatro o que é facilimo de fazer e muito mais barato que os reles.
Para aproveitar os telerruptores de um só contacto penso que será assim:
telerr_03.jpg
telerr_03.jpg (29.63 KiB) Visto 1277 vezes
neste caso o triac pode se substituído por contacto do relé de 4 circuitos , só vai ligar o telerruptor se ele tiver com o contacto fechado
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por Narciso Ferreira »

Sim penso que funciona perfeitamente "o contacto S1 geral e NO certo
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas a todos

Muito bem. Bacalhau acabaste de conseguir por aquele esquema que foi postado inicialmente pelo lince e mais tarde retificado como ja sabemos, a fazer tudo igual e retirando o contacto auxiliar dos telerruptores (funciona com telerruptores de so 1 contacto NA) e para isso basta que o contacto do rele geral correspondente a cada telerruptor faça a interligação entre a bobine do telerruptor onde entra o pulsador e a saida do mesmo para a lâmpada para ficar a funcionar. Ora sendo assim quando a lâmpada estiver apagada mesmo que o geral seja pressionado não vai haver tensão de comando, ja quando esta estiver acesa so vai existir o contacto NA do geral a isolar esta tensão de comando entre a bobine do telerruptor e a linha de saida para a lâmpada quando pressionarmos o geral vamos fechar o circuito ha novo impulso no telerruptor e apaga a lâmpada neste caso todas as que estejam ligadas ao geral e e acesas vão apagar.

Muita atenção as instalações onde os pulsadores são alimentados com neutro as que se faz so com tres fios, 1 para L da lâmpada, 1 para comando de pulsadores e o neutro comum aos dois (mais o terra e claro) ISTO JA NÂO VAI FUNCIONAR PORQUE VAI HAVER CURTO CIRCUITO mas como o esquema esta feito para ser a quatro fios 1 para L lâmpada, 1 para N lâmpada, outro para a L que vai aos pulsadores e o ultimo traz o comando dos pulsadores não há problema.
Se repararem no esquema que eu postei uso o sistema de trez fios que pode ser usado quando a distância entre os telerruptores e os pulsadores e lâmpadas e muito grande poupa-se 1 fio em todo esse comprimento.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas a todos

Vou anexar aqui o esquema para fazer corte geral com telerruptores so com 1 contacto NA(NO) este e o primeiro esquema que faço em cad e desde ja agradeço ao Windstorm por ter colocado o programa aqui no forum para baixar e andava eu a fazer esquemas a esferográfica e afinal com o cad isto e uma brincadeira mas não devemos depender so do computador para chegar a todas as conclusões porque assim a nossa "pericia" natural vai ficando meio esquecida.
Anexos
Esquema geral telerruptores_.zip
(2.29 KiB) Transferido 142 vezes
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
Aqui vai o esquema em cad-simu que antes tinha feito a esferografica para o caso de os pulsadores estarem alimentados com o neutro
Anexos
geral telerruptores c neutro comum.zip
(2.36 KiB) Transferido 121 vezes
ismaelmart
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 set 2018, 19:17
Localização: Sant Boi de LLobregat
Enviou: 2 vezes

Re: Esquema com telerruptores ou autómato

Mensagem por ismaelmart »

Hola.serias tan amable de ponerlo en jpg u otro archivo mas facil de abrir, es que sin el autocad no me abre. El tema me ha sido de gran ayuda sois fantasticos, gracias.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”