Comutação com 2 interruptores iguais

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Comutação com 2 interruptores iguais

Mensagem por nelmindo »

cordeirojoao Escreveu:Segundo percebi o teleruptor funciona por impulsos.
Se tivermos um botão de pressão a cada click ele tem um impulso e a cada impulso muda o estado (de apagado para ligado e vice-versa).
Com os interruptores quando ligo dou um impulso logo acende a luz (a corrente eléctrica fica ligada).... ao desligar não existe nenhum impulso logo mantêm-se a luz acesa (a corrente eléctrica é interrompida).

Segundo estou a perceber devo sempre ligar e desligar o interruptor, dessa forma dou um impulso e ligo a luz e a corrente eléctrica fica interrompida.
O problema que vejo é.... se ligar um interruptor (não o desligar) e portanto manter na posição acesso (corrente eléctrico ligada), e se depois der um impulsos no outro botão não vai acontecer nada, dado que a corrente eléctrica está ligada.

ora nem mais


Avatar do Utilizador
diniska
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 nov 2008, 00:57
Localização: Algarve
Contacto:

Re: Comutação com 2 interruptores iguais

Mensagem por diniska »

Amigo cordeirojoao

Tudo que foi mencionado por si no ultimo post esta 100% correto.
Há três métodos para ganhar sabedoria:
Primeiro; por reflexão, que é o mais nobre,
Segundo; por imitação, que é o mais fácil, e
Terceiro; por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
ferreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 01 jan 2008, 21:05
Localização: Porto

Re: Comutação com 2 interruptores iguais

Mensagem por ferreira »

Amigo... È isso mesmo! Cada fecho do botão ou interruptor, chega alimentação ao tele-ruptor e este muda de estado.O inconveniente de serem interruptores é ter que fazer duas manobras (ligar e desligar). Deste modo fica pronto para ser novamente acionado ,pelo mesmo ou pelo outro interruptor. Mas estou convencido que encontra botões desse tamanho. E com botões é muito mais funcional.
Daniel Ferreira
cordeirojoao Escreveu:Segundo percebi o teleruptor funciona por impulsos.
Se tivermos um botão de pressão a cada click ele tem um impulso e a cada impulso muda o estado (de apagado para ligado e vice-versa).
Com os interruptores quando ligo dou um impulso logo acende a luz (a corrente eléctrica fica ligada).... ao desligar não existe nenhum impulso logo mantêm-se a luz acesa (a corrente eléctrica é interrompida).

Segundo estou a perceber devo sempre ligar e desligar o interruptor, dessa forma dou um impulso e ligo a luz e a corrente eléctrica fica interrompida.
O problema que vejo é.... se ligar um interruptor (não o desligar) e portanto manter na posição acesso (corrente eléctrico ligada), e se depois der um impulsos no outro botão não vai acontecer nada, dado que a corrente eléctrica está ligada.
FireMen
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 16 dez 2008, 12:04

Re: Comutação com 2 interruptores iguais

Mensagem por FireMen »

ferreira Escreveu:Amigo... È isso mesmo! Cada fecho do botão ou interruptor, chega alimentação ao tele-ruptor e este muda de estado.O inconveniente de serem interruptores é ter que fazer duas manobras (ligar e desligar). Deste modo fica pronto para ser novamente acionado ,pelo mesmo ou pelo outro interruptor. Mas estou convencido que encontra botões desse tamanho. E com botões é muito mais funcional.
Daniel Ferreira
cordeirojoao Escreveu:Segundo percebi o teleruptor funciona por impulsos.
Se tivermos um botão de pressão a cada click ele tem um impulso e a cada impulso muda o estado (de apagado para ligado e vice-versa).
Com os interruptores quando ligo dou um impulso logo acende a luz (a corrente eléctrica fica ligada).... ao desligar não existe nenhum impulso logo mantêm-se a luz acesa (a corrente eléctrica é interrompida).

Segundo estou a perceber devo sempre ligar e desligar o interruptor, dessa forma dou um impulso e ligo a luz e a corrente eléctrica fica interrompida.
O problema que vejo é.... se ligar um interruptor (não o desligar) e portanto manter na posição acesso (corrente eléctrico ligada), e se depois der um impulsos no outro botão não vai acontecer nada, dado que a corrente eléctrica está ligada.


Depois de ver isto é claro que para o enfeito é bem melhor trocar os interruptores por botões de pressão que de certeza existem no mercado, até porque falando em protecção é de grande risco usar interruptores com telerruptor, porque se alguém esquecer-se das tais duas manobras, ou accionar o interruptor por acidente, o telerruptor vai ficar sempre em carga gerando aquecimento e, podendo queimar e, estando junto a matéria combustivel, já sabemos qual o resultado, em primeiro a segurança.

Até sempre FireMen
Criticar é façil, ajudar é dificil.
cordeirojoao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 05 dez 2008, 20:25

Re: Comutação com 2 interruptores iguais

Mensagem por cordeirojoao »

FireMen Escreveu:
ferreira Escreveu:Amigo... È isso mesmo! Cada fecho do botão ou interruptor, chega alimentação ao tele-ruptor e este muda de estado.O inconveniente de serem interruptores é ter que fazer duas manobras (ligar e desligar). Deste modo fica pronto para ser novamente acionado ,pelo mesmo ou pelo outro interruptor. Mas estou convencido que encontra botões desse tamanho. E com botões é muito mais funcional.
Daniel Ferreira
cordeirojoao Escreveu:Segundo percebi o teleruptor funciona por impulsos.
Se tivermos um botão de pressão a cada click ele tem um impulso e a cada impulso muda o estado (de apagado para ligado e vice-versa).
Com os interruptores quando ligo dou um impulso logo acende a luz (a corrente eléctrica fica ligada).... ao desligar não existe nenhum impulso logo mantêm-se a luz acesa (a corrente eléctrica é interrompida).

Segundo estou a perceber devo sempre ligar e desligar o interruptor, dessa forma dou um impulso e ligo a luz e a corrente eléctrica fica interrompida.
O problema que vejo é.... se ligar um interruptor (não o desligar) e portanto manter na posição acesso (corrente eléctrico ligada), e se depois der um impulsos no outro botão não vai acontecer nada, dado que a corrente eléctrica está ligada.


Depois de ver isto é claro que para o enfeito é bem melhor trocar os interruptores por botões de pressão que de certeza existem no mercado, até porque falando em protecção é de grande risco usar interruptores com telerruptor, porque se alguém esquecer-se das tais duas manobras, ou accionar o interruptor por acidente, o telerruptor vai ficar sempre em carga gerando aquecimento e, podendo queimar e, estando junto a matéria combustivel, já sabemos qual o resultado, em primeiro a segurança.

Até sempre FireMen

Sim, parece-me ter toda a razão. O meu obrigado pelo alerta, já que não sou grande conhecedor de eletricidade.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”