Dúvida temporizador e contator

CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.

Sr IcMonteiro, se o sistema funcionava perfeitamente, porque é que o cliente pediu a substituiçao do relogio?

Ha também a substituiçao de um interrupror de arranque que estava partido?

Ao analizar as fotos vejo 3 disjuntores. Para que servem?
Vejo também varios fios ligados nos contactos do contactor, que, em minha opiniao, nao deveriam existir, dai pensar que se trata de um qualquer retorno de fase... Para o eliminar terà que seguir esses fios
Os 400V que aparecem no contacto do relogio so vem provar isso...
Experimente desligar os disjuntores um a um, para ver se algum desliga o contactor... ou mais que um...

Cps
A. Castro


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas na foto estão 2fios vermelhos a sair do termico 95 96 por não liga o retorno do relogio no 95 e desliga esse fio e tira fora e liga o 96 ao a2 da bobina e tira tambem o outro fio vermelho os contatos 13 14 ficam inativos assim tem de funcionar o relogio corta a fase l3 cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

E daqueles favores que as vezes mais vale fugir...

Estava a trabalhar numa obra numa moradia ao lado e o dito cliente que não e nem foi meu cliente pois não cobrei nada pediu me se fazia o favor de substituir o relógio que tava avariado. Fiz o favor troquei e fui embora até porque nesse dia a pessoa ia de férias e tava com pressa não me preocupei com nada uma vez que as ligações da substituição do relógio estavam corretas e iguais ao mesmo modelo.

O botão de arranque fui eu que parti sem querer ou seja a tampa já se apresentava desagradada e o espaço para mexer era tão reduzido que desiquilíbrei me e parti a tampa. Essa parte assumo totalmente inclusive substitui de imediato.

Algumas semanas depois esta pessoa voltou de férias
e ligou me a informar que o relógio não desliga a bomba...



Relativamente aos disjuntores o 3P e que comanda o motor sendo que um outro disjuntor e tomada/iluminação e relógio pelo que me lembro.

O único que desliga o contator e o de 3P.

Ainda lá não voltei pois nao estou na mesma zona mas queria ir minimamente preparado para quando lá chegar procurar o ponto exato onde está o erro pois nem faço ideia se o que estava antes funcionava ou não de forma como agora me indicam.

Só quero compreender se é possível com este sistema isto funcionar ou não...

A área de comando não e algo que faça com regularidade de modo que não a conheço como deveria... Nisso sou sincero... E já sei que vou perder algum tempo para analisar o que lá está instalado para não fazer asneira... E infelizmente não tenho quase tempo nenhum disponível.

Só por esta razão estou a tentar obter ajuda... Qual agradeço antecipadamente.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

O que se passa com aquela caixa? Parece estar dobrada nas laterais.
Não dá para perceber as ligações que estão feitas no temporizador, pela imagem. Por isso, terá de analisar as mesmas e verificar se estão correctas.
Fica aqui o link do temporizador, do qual deu a referência. As ligações são relativamente simples e estão em esquema no link.
http://docdif.fr.grpleg.com/general/MED ... 534-08.pdf

Pelo que percebi, o temporizador comanda o contactor, e o contactor comanda a bomba da piscina.
Portanto, em termos de esquema não é complicado.
O temporizador é como está no link, e só tem de substituir a lâmpada (no esquema do link) pela bobine do contactor.

Nota: se a bomba da piscina é trifásica, verifique se não estão a ser utilizadas mais que uma fase no comando do contactor (bobine) ou no temporizador. Pode ser daí que aparecem os 400V.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

O temporizador está de acordo com o esquema.

Como já referi várias vezes o contator e trifásico e a bobina 400V.

Pela foto entende se que A1 e alimentada pela L1 e A2 pela L3.


Agradeço as ajudas e terei que ir perder tempo e analisar o porquê de não desligar.

Obrigado.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por pedro caetano »

boas. eu mantenho a minha esse contator deve ter fios a mais. se é para trabalhar so com o relogio bastava ligar l1 ao a1 e l3 que vem do relogio ao 95 e o 96 ao a2 e estava a funcionar. continuo sem perceber como é que isso funcionava e agora não, sem ser alterado. cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

pedro caetano Escreveu: 01 jul 2021, 07:45 boas. eu mantenho a minha esse contator deve ter fios a mais. se é para trabalhar so com o relogio bastava ligar l1 ao a1 e l3 que vem do relogio ao 95 e o 96 ao a2 e estava a funcionar. continuo sem perceber como é que isso funcionava e agora não, sem ser alterado. cump
Pelo que percebi funciona com o relógio e manualmente com os interruptores na caixa do contator

Agora a interrogação que coloco e exatamente essa... Se funcionava porque razão não funciona agora ou será que não funcionava?
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr Monteiro em anexo um esquema tipico das ligações eléctricas de um interruptor horário e um contactor com bloco térmico
Imagem
Mas o seu caso tem interruptores...
Se for um interruptor simples (0,1) AUTO/MANUAL será como segue
Imagem
se for outro tipo de interruptor(1,0,2) AUTO/OFF/MANUAL terá que ser como segue
Imagem
Para resolver a sua situação terá que seguir os fios
Cps
A. Castro
Anexos
P_20210701_131636.jpg
P_20210701_130223.jpg
P_20210701_124920.jpg
R.inglês
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 14 dez 2020, 20:47
Localização: Maceira TVD
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por R.inglês »

Boa tarde, pelo que vejo na foto tem uma auto alimentação a bobine do contator através do contato NA 13/14. Para trabalhar só com o relógio tem que desligar o fio que liga do 13 ao A2 para não ter auto alimentação a bobine.
R.inglês
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 14 dez 2020, 20:47
Localização: Maceira TVD
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por R.inglês »

20210701_123757.jpg
R.inglês
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 14 dez 2020, 20:47
Localização: Maceira TVD
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por R.inglês »

Este esquema de comando tirei através da foto.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Se for assim terá efectivamente que eliminar o contacto 13/14 do contactor, mas não deve ser assim porque o Icmmonteiro afirma que quando o contacto do relógio abre fica com 400V nos seus terminais. Ora, no desenho apresentado,isso não acontece. Acontecerá, sim, quando a bomba estiver sem comando.
Cps
A. Castro
R.inglês Escreveu: 01 jul 2021, 12:50 20210701_123757.jpg
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por ohmico »

R.inglês Escreveu: 01 jul 2021, 12:50 20210701_123757.jpg
Boas,

cuidado que por este esquema quando ligar a primeira vez só volta a parar pelo térmico.

Isto de fazerem comandos a 400V é uma chatice, nunca devia ser feito, pois ao mínimo problema fica tudo gatado com retornos.

O mais fácil será desligar tudo e refazer conforme já lhe foi dito: L1 - Térmico (95/96) - contacto do relógio - Bobine A1 - Bobine A2 - L2.

Para comando manual não usa o 13/14 do contactor mas sim uma botoneira rotativa 0/1 em paralelo com o contacto do relógio.

Se pretender com mais "predicados" terá de usar mais material.

Ohmico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por pedro caetano »

boas. correto pois quando o relogio fecha os contatos 13 e14 fecham e a corrente passa por eles mesmo que o relogio desligue, assim so desliga com o termico neste caso esses contatos ficam inativos como ja disse. cump
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”