Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Responder
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por Promax »

Boas,

Queria trocar um comutador que acende 3 lâmpadas em simultâneo por um comutador duplo para acender, uma num botão e 2 noutro.

1ª florescente
Imagem

outras duas que não preciso delas sempre acesas

Imagem

Os comutadores actuais são assim:

Imagem

Na primeira caixa tem fase, retorno para o comutador da esquerda e outra para uma casa de banho.

Imagem

Na segunda caixa é onde os pontos de luz estão todos ligados em simultâneo, retorno do segundo comutador e os 3 pontos de luz.

Imagem

Imagem

Entre os comutadores tem 2 fios pretos, para fazer a comutação.

Queria acender as fluorescentes depois da porta num botão e as outras do lado e baixo da escadaria noutro botão, isto tanto num comutador como noutro, para ter sempre acesso ás luzes. É desnecessário estar 6 florescentes quando normalmente só preciso de 2 acesas.


É só passar mais 2 cabos para a segunda comutação, e depois ligar os cabos das luzes independentes ao segundo comutador?
Pretendo meter 2 comutadores duplos da efapel.

Se alguém poder fazer um esquema ou rabisco seria mais fácil.

Como se liga depois nos comutadores efapel, os fios de comutação e quais são os que vão para as lâmpadas?
Que comutador duplo devo colocar? escada certo?
Não sei a diferença entre o de lustre eo de escada.


Cumps


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por Varejo »

A EFAPEL tem os esquemas de ligação dos comutadores de escada duplo.

Os "interruptores" de lustre não fazem inversão.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por Promax »

Varejo Escreveu: 26 dez 2020, 23:57 A EFAPEL tem os esquemas de ligação dos comutadores de escada duplo.

Os "interruptores" de lustre não fazem inversão.
Já vi, acho que deve ser o 21101, e ligo fase 2 encaixes no primeiro, mas tenho 2 dúvidas.

1. Passo mais 2 cabos para a segunda comutação certo?

2. Onde ligo os 2 pontos de luz separados no segundo comutador, onre tem o L?


Já agora o comutador de lustre faz o quê diferente de um interruptor normal?

Comutação não é tipo inversão?
Desculpa, percebo pouco disto, mas como ja viu fazendo alguma coisa, dá um certo gosto e o que posso faço à minha maneira.

Obrigado
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por rio »

um comutador de lustre e o que tens na sala 1 entrada duas saidas com dois botoes
mas cada saida funciona como interruptor

um comutador de escada simples 1 entrada duas saidas ....... 1 botao pode funcionar como um interruptor simples se souberes montar
mas nao e essa a finalidade dele e fazer a comutaçao tipo corredor acende num sitio e apaga noutro e vice-versa

um comutador de escada duplo tem dois botoes ... 6 fios .. assinalado como dois conjuntos de 3 fios
faz dois comutadores de escada simples na mesma aparelhagem e por isso tem dois botoes . pode funcionar como comutador de lustre se souberes ligar

edita o post e poe as caixas pela ordem que queres
e diz os fios que estao em cada caixa e os fios que tens em cada ponto de luz
para saber em que caixa estao as fases dos pontos de luz ou se a fase dos pontos de luz anda num tubo pelo tecto de ponto de luz a ponto de luz
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por Promax »

rio Escreveu: 27 dez 2020, 11:26 um comutador de lustre e o que tens na sala 1 entrada duas saidas com dois botoes
mas cada saida funciona como interruptor

um comutador de escada simples 1 entrada duas saidas ....... 1 botao pode funcionar como um interruptor simples se souberes montar
mas nao e essa a finalidade dele e fazer a comutaçao tipo corredor acende num sitio e apaga noutro e vice-versa

um comutador de escada duplo tem dois botoes ... 6 fios .. assinalado como dois conjuntos de 3 fios
faz dois comutadores de escada simples na mesma aparelhagem e por isso tem dois botoes . pode funcionar como comutador de lustre se souberes ligar

edita o post e poe as caixas pela ordem que queres
e diz os fios que estao em cada caixa e os fios que tens em cada ponto de luz
para saber em que caixa estao as fases dos pontos de luz ou se a fase dos pontos de luz anda num tubo pelo tecto de ponto de luz a ponto de luz
Entendi, um comutador de lustre, é tipo um interruptor e não faz paralelo, certo?

A primeira caixa tem fase, retorno para o comutador depois da porta que tem vidro por cima, é um corredor, e outra fase para uma WC.

Na segunda caixa tem os pontos de luz e o retorno para o segundo comutador.

Vão 2 cabos de um comutador ao outro.

Os cabos de retorno para a luz vão pela parede e tecto.

Acho que tenho que passar mais dois cabos para a segunda comutação, e depois mais um cabo para ligar uma luz em separado do segundo comutador à 2a caixa.

Se for preciso tirar alguma foto para me ajudarem eu tiro.

As fotos estão por ordem do primeiro para segundo comutador e caixa.

Tenho é que ver se consigo passar mais 2 cabos prai 9 metros de ou ao outro.

Ainda não comprei o material, mas acho que o comutador duplo é 21101, certo?

Obrigado
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por rio »

onde vai o castanho da caixa assinalado na minha foto esta em baixo na caixa com dois pretos e um azul
Anexos
20201226-115920.jpg
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por Promax »

rio Escreveu: 27 dez 2020, 15:56 onde vai o castanho da caixa assinalado na minha foto esta em baixo na caixa com dois pretos e um azul
Terei que ver, assinale qual o fio, quando abrir a caixa outra vez, vejo se é algo do corredor ou não.
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por rio »

a foto tem um circulo preto
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por Promax »

rio Escreveu: 27 dez 2020, 15:56 onde vai o castanho da caixa assinalado na minha foto esta em baixo na caixa com dois pretos e um azul
Na parte de baixo acho que só tem os 2 pretos da comutação e o neutro. Depois confirmo.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Trocar Comutador por Comutador Duplo - Ajuda

Mensagem por Promax »

rio Escreveu: 27 dez 2020, 23:33

Se fosse você, colocaria a hipótese de meter 2 sensores de embutir, um em cada ponta?

Vantagem é que só acende quando passo nas para WC e escadas, Desvantagem com luzes separadas só acende no fim do corredor na outra ponta e se tiver as luxas todas a ligar ao mesmo tempo, acende onde não precisa e onde tem uma janela e os vizinhos veem sempre as luzes a acender e pagar.

Os sensores sem fio neutro não dão interferência um no outro? tipo liga e o outro desliga ou faz qualquer tipo de má utilização ou precisa de fio neutro?

Cumps
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”