ajuda instalação shelly 2

Responder
headkem_PT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 dez 2018, 00:48
Localização: Aveiro

ajuda instalação shelly 2

Mensagem por headkem_PT »

Boa noite,

estou a pensar colocar um shelly 2 (https://shelly.cloud/wp-content/uploads ... _print.pdf) na minha sala. O problema é que como esta não é a minha área estou a precisar de ajuda.

Basicamente eu tenho estes 2 interruptores na sala:

Imagem 1
Imagem


Imagem 2

Imagem


Como o shelly precisa de Neutro, irei ter que instalar no interruptor da Imagem 1, apesar de não se ver está no fundo da caixa.
O que quero saber é como fazer as ligações no shelly e depois do shelly ao interruptor.

Na Imagem 1:
O castanho sozinho liga um conjunto de 6 LEDs neste interruptor e os outros 2 castanhos juntos serve para ligar/desligar outro conjunto de 6 LEDs que tambem é ligado/desligado no interruptor da Imagem 2.

as minhas dúvidas:
No shelly ligo o N e o L (na Imagem 1 é o preto que está ao lado dos 2 castanhos?) que vem do quadro no respetivo sitio do shelly. O que ligo no 01 e 02 e no S1 e S2???

Como podem ver tenho:
2 L(pretos): um que vem do quadro e outro que vai para o interruptor da Imagem 2 (onde ligo este que me "sobra"?)
3 castanhos:onde o castanho sozinho neste interruptor apenas liga/desliga o 1º conjunto de 6 LEDs e os 2 castanhos juntos (na Imagem 1) vao para o outro interruptor (Imagem 2), onde no 1º interruptor consigo ligar/desligar o conjunto 2 de 6 LEDs e no 2º interruptor apenas consigo ligar/desligar o 2ª conjunto.

Apesar de confuso acho que dá para entender minimamente. Se puderem ajudar a fazer as ligações. Não quero torrar o shelly ou apanhar algum esticão ;)


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por joao-pt »

O equipamento que pretendes instalar não funciona com comutadores de escada. Ou eliminas a função do comutador e perdes a possibilidade de acender num lado e apagar no outro ou terás de procurar um equipamento que permita essa função.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por DEUS AMIGO »

Agora vi que estou desactualizado! e como estou em Portugal o que é um shellY e para que serve? e onde se compra?
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por RicardoENTA »

pelo folheto é um rele que é comutado por Wifi
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
headkem_PT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 dez 2018, 00:48
Localização: Aveiro

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por headkem_PT »

comprar mesmo no site deles: https://shelly.cloud/shop_shelly/

E se em vez do 2º interruptor normal colocar um de pressão (tipo campainha) acham que resolveria o problema?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por joao-pt »

Não, nos Sonoff por exemplo dá para fazer isso.
headkem_PT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 dez 2018, 00:48
Localização: Aveiro

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por headkem_PT »

isto é a imagem da sala e o que faz cada interruptor: as bolas são as luzes.
interruptores.png
interruptores.png (200.4 KiB) Visto 3105 vezes

o interruptor 1(duplo-2 teclas):
com a tecla esquerda: liga e desliga as luzes a vermelho
com a tecla direita:liga e desliga as luzes a verde

interruptor 2 (simples- 1 tecla):
liga e desliga as luzes a verde

vendo o interruptor duplo (interruptor 1) : (imagem do lado esquerdo do 1ª post) tenho:

do lado esquerdo da imagem: fio preto que vem do quadro e castanho que vem das luzes
do lado direito: preto que vem das luzes e 2 castanhos que vao para o interruptor 2
tem tambem um wago com 3 ligações que liga o fio preto do quadro, o fio que vai para o Interruptor 2 e liga tambem o interruptor 1 (é o fio preto que esta ao lado dos 2 castanhos)

mesmo assim não consigo usar o SHelly ?? Porque é que dá com o sonoff mas não dá com o shelly?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por joao-pt »

A iluminação a verde permite acender no 1 e apagar no 2 e vice-versa, não se tratam de interruptores simples. O Shelly 2 apenas permite interrutores simples, segundo percebi. Se quiseres perder a possibilidade de acender no 1 e apagar no 2, então o Shelly serve mas só apagas no sítio onde acendes.

O Sonoff Touch permite interligar vários e funciona de maneira diferente.
MiAutomations
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 mar 2019, 12:04
Localização: Loures

Re: ajuda instalação shelly 2

Mensagem por MiAutomations »

Bom dia

Aqui têm mais informações de como ligar o shelly2 em comutação de escada e sim é possível fazer a ligação do mesmo usando a comutação de escada ;)

Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”