Esquema Eletrico

Responder
Celso Juliani
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 out 2017, 22:37

Esquema Eletrico

Mensagem por Celso Juliani »

Tenho um motor de Maquina de Lavar com 6 fios 110/220 mono, pretendo instalar em 220 e preciso instalar uma chave inversora de rotacao, comprei uma Stark LW26-32/2 D202,(8 Conectores). Onde o vendedor disse que seria possivel a instalacao, porem o eletrecista que levei me informou que nao seria possivel. Alguem pode me ajudar?


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por edeluz »

Pretendes fazer a inversão do sentidos de rotação com a máquina em curso? ou com ela parada?
Celso Juliani
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 out 2017, 22:37

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por Celso Juliani »

Preciso que no ponto 0 esteja desligada , no 1 gire para a direita e 2 gire para esquerda.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por LVirtual »

Celso Juliani Escreveu: 13 out 2017, 22:48 Tenho um motor de Maquina de Lavar com 6 fios 110/220 mono, pretendo instalar em 220 e preciso instalar uma chave inversora de rotacao, comprei uma Stark LW26-32/2 D202,(8 Conectores). Onde o vendedor disse que seria possivel a instalacao, porem o eletrecista que levei me informou que nao seria possivel. Alguem pode me ajudar?
essa chave é igual a esta?

Imagem

em que posiçao estao os 8 conectores que refere?

com marca stark nao aparece nada nas pesquisas. pela referencia aparece dezenas de comutadores deste tipo.
sera este tipo de chave que comprou? se sim, estas chaves nao sao inversoras de rotaçao, sao simplesmente chaves inversoras.
as chaves inversoras gerais podem inverter qualquer circuito nao so circuitos de motores.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Celso Juliani
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 out 2017, 22:37

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por Celso Juliani »

1507981607849-992982608.jpg
Sim o mesmo tipo porem com 8 conector para fios, essa da foto tem 12.
Anexos
IMG_20171018_125615654.jpg
Última edição por Celso Juliani em 19 out 2017, 12:29, editado 1 vez no total.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por edeluz »

Se precisar de comprar uma chave dessa onde posso faze-lo?

Pois pesquiso por "LW26-32/2 D202" e não encontro nada, por exemplo no leroy. Quer fornecedores indicam?

Em relação a ligar os 6 fios do motor. O que precisa de fazer não é apenas inverter uma das fases? (não estou bem seguro de como devemos fazer para inverter a rotação nesse tipo de motores).
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por LVirtual »

esse inversor que comprou nao é de 8 conectores, é de 2 circuitos inversores com passagem por zero, este sim é o nome correcto do comutador
o da foto que partilhei é de 3 circuitos inversores com passagem por zero tambem.

para poder dar uma ajuda concreta e correcta preciso de ver a chapa de caracteristicas do motor.
se puder tirar uma foto e publicar aqui agradeço.

edeluz se procurares na legrand ou na rexel, encontras comutadores/chaves destas...
Abb tambem deve ter, e eventualmente todos os revendedores de aparelhagem electrica.

eu pesquisei no google com essa referencia e deu-me logo dezenas de imagens destes comutadores. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 14 out 2017, 13:51 Se precisar de comprar uma chave dessa onde posso faze-lo?
Pois pesquiso por "LW26-32/2 D202" e não encontro nada, por exemplo no leroy. Quer fornecedores indicam?
Em relação a ligar os 6 fios do motor. O que precisa de fazer não é apenas inverter uma das fases? (não estou bem seguro de como devemos fazer para inverter a rotação nesse tipo de motores).
Não chames chave, ao interruptor, comutador, ( rotativo multicelular).
Quando se quer material profissional não é no Leroy ou similares, aí é para amadores.
O interruptor bom é da Kraus e naimer, "os outros são imitações" é das melhores marcas neste tipo de material, seja interruptores, comutadores de diversas posições, só temos de dizer o que queremos (tipo da operação).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por Mário »

Boas
Celso Juliani Escreveu: 13 out 2017, 22:48 Tenho um motor de Maquina de Lavar com 6 fios 110/220 mono, pretendo instalar em 220 e preciso instalar uma chave inversora de rotacao, comprei uma Stark LW26-32/2 D202,(8 Conectores). Onde o vendedor disse que seria possivel a instalacao, porem o eletrecista que levei me informou que nao seria possivel. Alguem pode me ajudar?
Daqui não consigo ver onde é que os fios estão ligados na placa do motor, isto é, se existe placa de bornes.

Em principio podes ter 4 fios para ligação em serie da bobinagem de trabalho e o arranque funciona do meio (dado ser a 110V) o condensador deve de ter prá aí uns 300 ou 400mF, não sei se esse motor tem relé de arranque ou dispositivo centrifugo, ou é de plena carga o enrolamento de arranque, porque se for o condensador já não é do valor que dei.

Vais a um bobinador que ele põe o motor a fazer o que queres.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema Eletrico

Mensagem por edeluz »

Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”