Proteção Bomba monofásica

tamissas
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 jun 2009, 21:11
Localização: Canais- Albufeira
Contacto:

Proteção Bomba monofásica

Mensagem por tamissas »

Boas amigos do Fórum,
Precisava da vossa ajuda para o seguinte problema.
Tenho uma bomba monofásica para puxar água para casa com o respetivo balão de pressão e pressostato.
Gostaria de proteger a bomba com um contactor e térmico e boia
Agradecia um esquema elétrico passo a passo para isto. pois tenho a bomba ligada só com o pressostato. que em falta de água esta não irá parar.
Obrigado


Avatar do Utilizador
electrotecnico
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 29 jan 2013, 21:05

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por electrotecnico »

Porque nao compra um quadro de sondas ja montado seria mais facil era so fazer as ligaçoes e ai ja tras dijuntor de proteçao,contactor, rele de nivel e termico.

por exemplo este. http://www.zeben.pt/v1zd
tamissas
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 jun 2009, 21:11
Localização: Canais- Albufeira
Contacto:

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por tamissas »

O problema é , que já comprei o contactor e o respetivo térmico e sonda/boia também já tinha.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por justme »

Boas,

aqui vai o circuito de comando:
Bomba Hidrpressora.JPG
Bomba Hidrpressora.JPG (15.42 KiB) Visto 2708 vezes
F1 ----- termico

Baixo ----- boia de proteção nivel baixo

Press ----- pressostato

K ----- contactor

L deve obviamente ter um disjuntor a proteger.

Um abraço
Última edição por justme em 17 fev 2015, 21:59, editado 3 vezes no total.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Vai-me desculpar, Sr Justme, mas não posso concordar com esse esquema... Já o analizou?
Para não começar já a berrar comigo, como fez noutro post diga-me:
Nivel Alto
se a água do poço passar abaixo dessa boia, vai desligar e a bomba pára; Concorda comigo, não é verdade?
Se é assim, porque tem boia de nível Baixo, se não precisa dela? Sim, porque a boia Alto faz nIvel baixo...

Boia Funcionamento
Acha mesmo que precisa dela? Afinal, o que vai desligar e ligar a bomba é o pressostato...

Boias nivel Alto/ nivel Baixo
Se o que pretendia era apresentar um diagrama electrico em que contemplasse a acção de duas boias para garantir um determinado volume de água para a pinha de pesca não desferrar e ao mesmo tempo evitar que no nivel minimo a boia ficasse a ligar e desligar consecutivamente a bomba, devido à oscilação da superficie e redução do nível, pode muito bem acontecer, essas ligações não podem ser assim

Cps
A. Castro
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por justme »

Boas CF,Lda,

agradeço o seu trabalho de revisão ao esquema que postei.

È claramente um esquema errado em relação ao que o tamissas pediu.

Já fiz a correção.

Um abraço
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Aqui vai a minha versão para análize:
COMANBOMBA.JPG
COMANBOMBA.JPG (36.05 KiB) Visto 2696 vezes
Aguardo os vossos comentários

Cps
A. Castro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por ohmico »

Boas.

para ficar óptimo eu faria uma pequena alteração:

- O corte da bomba é feito à custa da ligação de KA1.

- Parece-me mais seguro que fosse o funcionamento a estar dependente da ligação de KA1.

- Esta alteração permitiria que qualquer avaria no controle do nível pusesse fora de serviço a bomba.

-Ao não ser alterado, o que acontece é que, se por exemplo, se partir um condutor ou queimar a bobine do relé a bomba vai sempre trabalhar mesmo que lhe falte água.

Ohmico
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por justme »

Boas,

Se bem entendo:

* Nivel de Paragem representa o nivel abaixo do qual esse contacto (pertencente à boia desse nivel) é fechado, ativando KA que protege a bomba por falta de agua

* Nivel de Arranque representa o nivel acima do qual esse contacto (pertencente à boia desse nivel) é aberto, desativando KA e permitindo o controlo da bomba por pressotato

Se as minhas suposições estão certas, os contactos das boias deveriam ser ambos representados no seu estado fechado, não lhe parece?

Estou tambem de acordo com a observação do Ohmico.

Corrigindo essas duas observações parece-me bem.

Um abraço
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por MPChambel »

Já fiz inúmeros esquemas desses.
Mas não tenho permissão para visualizar e consequentemente poder opinar ou corrijir
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Agradecido pelos vossos comentários, obrigado
ohmico Escreveu:Boas.

para ficar óptimo eu faria uma pequena alteração:

- O corte da bomba é feito à custa da ligação de KA1. Correcto, KA1 é o relé de falta de água, portanto uma segurança

- Parece-me mais seguro que fosse o funcionamento a estar dependente da ligação de KA1. Para isso não precisava de o instalar

- Esta alteração permitiria que qualquer avaria no controle do nível pusesse fora de serviço a bomba. Uma avaria não era suposto acontecer, mas acontece, da mesma maneira que os carros não andam na estrada para baterem uns nos outros, mas acontece.

-Ao não ser alterado, o que acontece é que, se por exemplo, se partir um condutor ou queimar a bobine do relé a bomba vai sempre trabalhar mesmo que lhe falte água. Remete-nos para a 1ª resposta. Isso também pode acontecer com KM, ficando o motor ou permanentemente desligado ou permanentemente ligado

Ohmico
Respostas a Azul

Cps
A. Castro
tamissas
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 jun 2009, 21:11
Localização: Canais- Albufeira
Contacto:

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por tamissas »

Boas,
Coloquei o circuito de comando a funcionar só com uma boia de nível baixo e funciona bem, o pressostato desliga a
bomba quando a pressão no balão é atingida, e para controlar o nível alto já tinha uma boia que comandava a bomba submersa quando o tanque atingia o caudal.
Muito obrigado pela ajuda
Tamissas
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Agradecido pelos seus comentários, obrigaado. Vejamos:
justme Escreveu:Boas,

Se bem entendo:

* Nivel de Paragem representa o nivel abaixo do qual esse contacto (pertencente à boia desse nivel) é fechado, ativando KA que protege a bomba por falta de agua Contacto aberto quando o poço tem água, contacto fechado quando poço deixou de ter água

* Nivel de Arranque representa o nivel acima do qual esse contacto (pertencente à boia desse nivel) é aberto, desativando KA e permitindo o controlo da bomba por pressotato Este também funciona da mesma maneira: quando esta boia tem água, contacto aberto; quando está fora de água contacto fechado. Esta boia estará posicionada cerca de 20 cm acima da boia de Nivel de Paragem para garantir que não tenho a bomba a arrancar e a parar de forma sucessiva por acção da boia de Nivel de paragem

Se as minhas suposições estão certas, os contactos das boias deveriam ser ambos representados no seu estado fechado, não lhe parece? A diferença que vejo entre as duas versões, aquela que eu apresento e aquela que refere é que no seu caso, o relé KA vai estar permanentemente ligado...

Estou tambem de acordo com a observação do Ohmico.

Corrigindo essas duas observações parece-me bem.

Um abraço
Respostas a Azul.

Cps
A. Castro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.

É evidente que em caso de avaria, as condições se alteram; mas tanto pode avariar no esquema apresentado por mim, como também pode avariar no esquema contrário, isto, com o uso dos contactos NC das boias. E se KA colar? A bomba vai trabalhar mesmo não tendo água no poço...
Mesmo os "infaliveis" relés de nivel de água com 3 boias falham... e não leva muito tempo a acontecer isso. Claro que se espera que isto não aconteça, mas acontece...

Cps
A. Castro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Proteção Bomba monofásica

Mensagem por CF,Lda »

MPChambel Escreveu:Já fiz inúmeros esquemas desses.
Mas não tenho permissão para visualizar e consequentemente poder opinar ou corrijir
Vivam.
Caro colega, para poder ver ou anexar ficheiros tem que ter pelo menos 5 posts " com sumo" :)
o seu perfil preenchido e depois enviar uma msg privada ao Administrador do forum a solicitar isso meesmo.
Mais infos aqui. http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=1&t=5855

Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”