comutação de escada com sinalizador

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: comutação de escada com sinalizador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se quer luz permanente na garagem, basta pressionar um dos botões, e ela mantem-se permanente até que alguém volte de novo a pressionar um dos botões.
Quando a iluminação funcionar por deteção de pessoas atraves do detetor, este vai desligar a iluminação de novo, após terminar o tempo de programação do detetor.
quero aprender Escreveu:não sei se estou enganado , mas a solução do telerruptor deixa a garagem sem a opção de ter luz permanente ...
ou seja as pessoas se tiverem a fazer um trabalho têm de ir ao botão acionar a luz ou usar o sensor ... , estarei certo ?


Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: comutação de escada com sinalizador

Mensagem por quero aprender »

com o relé , a ligação seria mais ou menos assim ?
se eu soubesse qual o relé teria-o colocado já aqui neste esquema :
Última edição por quero aprender em 20 dez 2013, 12:10, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: comutação de escada com sinalizador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para fazeres exatamente o que descreveste anteriormente em termos de funcionamento da instalação e sinalizador, podes utilizar um relé da Finder, ou outro equivalente.
Como não sou muito bom em desenho, deixo-te aqui uma breve descrição de como penso que podes resolver o assunto.
Num dos contatos do relé ligas o retorno do detetor que vai para as luminárias.
No outro contato ligas a saida do comutador de escada que vai para as lauminárias.
O sinalizador é alimentado pela saida do comutador que vai para as luminárias, sendo o neutro comum da instalação.
A bobine do relé é acionada pelo detetor, ou pelo comutador de escada, agora escolhe.
Assim o sinalizador só liga quando ligares um dos comutadores, e nunca quando a luz ligar através do detetor.


quero aprender Escreveu:com o relé , a ligação seria mais ou menos assim ?
se eu soubesse qual o relé teria-o colocado já aqui neste esquema :

Imagem
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: comutação de escada com sinalizador

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:Boas
Para fazeres exatamente o que descreveste anteriormente em termos de funcionamento da instalação e sinalizador, podes utilizar um relé da Finder, ou outro equivalente.
Como não sou muito bom em desenho, deixo-te aqui uma breve descrição de como penso que podes resolver o assunto.
Num dos contatos do relé ligas o retorno do detetor que vai para as luminárias.
No outro contato ligas a saida do comutador de escada que vai para as lauminárias.
O sinalizador é alimentado pela saida do comutador que vai para as luminárias, sendo o neutro comum da instalação.
A bobine do relé é acionada pelo detetor, ou pelo comutador de escada, agora escolhe.
Assim o sinalizador só liga quando ligares um dos comutadores, e nunca quando a luz ligar através do detetor.
estive a tentar perceber a sua ideia , assim o esquema está certo ?
obrigado

Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: comutação de escada com sinalizador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Depois da ideia passada para o papel, e olhando melhor, até podes fazer isso com 2 botões de pressão e um relé simples instalado na caixa de derivação, mantendo o mesmo esquema.

quero aprender Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Para fazeres exatamente o que descreveste anteriormente em termos de funcionamento da instalação e sinalizador, podes utilizar um relé da Finder, ou outro equivalente.
Como não sou muito bom em desenho, deixo-te aqui uma breve descrição de como penso que podes resolver o assunto.
Num dos contatos do relé ligas o retorno do detetor que vai para as luminárias.
No outro contato ligas a saida do comutador de escada que vai para as lauminárias.
O sinalizador é alimentado pela saida do comutador que vai para as luminárias, sendo o neutro comum da instalação.
A bobine do relé é acionada pelo detetor, ou pelo comutador de escada, agora escolhe.
Assim o sinalizador só liga quando ligares um dos comutadores, e nunca quando a luz ligar através do detetor.
estive a tentar perceber a sua ideia , assim o esquema está certo ?
obrigado

Imagem
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: comutação de escada com sinalizador

Mensagem por quero aprender »

e o esquema que fiz , está bem ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: comutação de escada com sinalizador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a linha de neutro estiver a alimentar o relé e o detetor, está bem, mas também tens de alimentar permanentemente o relé com uma fase.
Se utilizares um telerruptor tambem o tens de alimentar permanentemente com fase e neutro, sendo que ao pressionar o botão a bobine do telerruptor aciona e fecha o contato.

quero aprender Escreveu:e o esquema que fiz , está bem ?
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”