Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Responder
lucho8sm
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 24 jul 2013, 01:34

Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por lucho8sm »

Boas , eu sou um novato eu precisava de perceber isto dos arranques em Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo , através deste esquema http://josematias.pt/EsqContactores/Est ... ulo800.JPG tenho de fazer a ligação de um motor á corrente, e sendo ligado por um contactores e térmicos e nao sei quê, se alguem me podesse ajudar nisto ou com video a explicar tambem como montar o motor.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por Mário »

Boas "lucho8sm"

Vou-te dar uma informação.

1- O perfil está incompleto.
2- Se não és humano, não sei o que fazes no forum.
3- Nivel 4 de quê?
4- Depois falamos

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por Mário »

Boas

O que necessitas de saber?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

O que necessitas de saber?

Cump.
Mário
Para já muita coisa, 1º tinha nivel 4, agora diz que tem nivel 5 (18 anos e numa universidade, duvido que ainda o tenha) e continua a dizer que não é humano...
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por mpinto »

Tens nível 5 e não percebes o esquema, é isso?
lucho8sm
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 24 jul 2013, 01:34

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por lucho8sm »

mpinto Escreveu:Tens nível 5 e não percebes o esquema, é isso?
Ora bem , eu estou num CET de Gestão e Eficiencia Energética e o CET é de nivel 5 (nao sei se isto dos niveis que falam são de niveis universitarios de ensino).
O que eu nao gostava de saber é de como se faz a ligação deste esquema (não sei interpretá-lo muito bem pois tenho duvidas em relação ás entradas que hei de inserir as fases e o neutro) mesmo com o motor os contactores o térmico e ligá-lo ah corrente , tipo um video que me explique como ligá-lo, ja tentei procurar mas nao encontrei nada.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por Duzia12 »

Última edição por Duzia12 em 25 jul 2013, 12:04, editado 1 vez no total.
jpmendes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 16 jan 2008, 22:52
Localização: Penela

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por jpmendes »

Ó Lucho8sm. Há alguma coisa errada com o CET que andas a tirar. Mas a culpa não é tua. O teu prof de máquinas elétricas deveria pôr-vos primeiro a fazer arranque diretos com um contactor (circuito discontactor) para comandarem um motor trifásico (ligado em estrela), depois devia-vos por a ligar circuitos inversores (arranque de motores trifásicos com inversão). Desta forma vefificavam a importância dos encravamentos elétricos. Só depois é que deviam analisar o arranque estrela-triângulo. Com as montagens anteriores adquiriam alguma prática na ligação e cablagem de circuitos de arranque com contactores e também alguma bagagem teórica e depois é que analisavam o arranque estrela-triângulo (ou estrela-delta). O porquê da sua utilização, porquê arrancar em estrela e só passado algum tempo passar a triângulo. Quais as tensões utilizadas em estrela e em triângulo (as chapas de características dos motores têm essa informação toda). Já agora, ser utilizares um temporizador eletrónico como o 80.82.0.240.0000, da FINDER (ver link http://pt.farnell.com/finder/80-82-0-24 ... dp/1344238 ) consegues um circuito mais simples do que o do livro do José Matias, que é um temporizador eletromecânco (ou pneumático) que se coloca por cima do contactor KM2.

Este circuito (star-delta ou estrela triângulo) serve apenas para reduzir a corrente de pico do motor quando se dá o se arranque. Como já deves saber, os motores elétricos de grande potência são fabricados para poderem ter o seu máximo rendimento quando ligados em tiângulo (com 400V em cada enrolamento). Contudo, se ligarmos um motor destes (assíncrono de rotor em curtocircuito), diretamente em triângulo, ele vai consumir, nos instantes iniciais (primeiros milisegundos) uma corrende 5 a 7 vezes maior que a sua corrente nominal, o que faz com que as proteções contra sobrecargas (témicos/magnetotermicos) tenham que atuar. Fazendo com que este arranque em triângulo, vai-se evitar um pico tão grande no arraque.

Vocês até podem ligar bem o circuito e à primeira terem sucesso no arranque. Basta para isso seguir bem o circuito, fazer as ligações respeitando os nºs dos terminais, mas correm o risco de não ficarem a perceber nada.

Já agora, existem uns dispositivos eletrónicos, designados por "Soft-Starters" (arrancadores suaves) que substituem o arranque Y-T. E ficam mais baratos (pois não é necessário tantos componentes. Apenas necessitamos de usar um contactor. (espero não ter dito nenhuma asneira relativamente ao facto deste ficar mais barato)

Espero ter ajudado
lucho8sm
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 24 jul 2013, 01:34

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por lucho8sm »

Obrigado jpmendes sim ajudáste-me imenso :)
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por rui14 »

CADe SIMU um programa de desenho com simulador, não é a mesma coisa que ligar os fios mas dá para simular a realidade. Recomendo para principiantes e se pesquisares já existem muitos "bonecos" já feitos para tirar duvidas.
Avatar do Utilizador
Duti
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 21 out 2013, 23:54
Localização: Gaia

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por Duti »

Conheço o programa muito bom.
Já fiz alguns esquemas e resulta bem.

Deixo aqui algo sobre o estrela triangulo algo que fiz la tambem.
Anexos
Estrela_Triangulo.pdf
(1.31 MiB) Transferido 172 vezes
Avatar do Utilizador
Duti
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 21 out 2013, 23:54
Localização: Gaia

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por Duti »

Bem alguém que teste pois eu como novato ainda não posso ver anexos.

Já agora deixo um esquema de
Partida_estrela-triangulo_367.pdf
Anexos
Partida_estrela-triangulo_367.pdf
(137.77 KiB) Transferido 145 vezes
Avatar do Utilizador
aprendiz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 02 nov 2013, 21:58
Contacto:

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por aprendiz »

[quote="Mário"]Boas

oi amigo como estar eu preciso de um programa para montar esquema elétrico você tem algum ai sem ser o cad e semu
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Arranque Motor Estrela, Triangulo, Estrela Triangulo

Mensagem por Mário »

Boas
aprendiz Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
oi amigo como estar eu preciso de um programa para montar esquema elétrico você tem algum ai sem ser o cad e semu
1º Preenche o perfil "profile"
2º Aqui, não há programas.
3º Aqui, é um forum para partilha de conhecimentos.
4º Aqui, não fazemos trabalhos de casa.
5º Aqui, não trabalhamos com situações não existentes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”