Dimensionamento de disjuntor

Responder
duck6
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 06 dez 2012, 09:58

Dimensionamento de disjuntor

Mensagem por duck6 »

Bom dia,

Estou a fazer o meu primeiro projeto sozinho para um quadro eletric e tenho uma duvida, tenho um analisador que me consome 5VA, que disjuntor devo usar para proteger a instalaçao e como chegar a essa conclusao ?
Alguem que me possa ajudar ?


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Dimensionamento de disjuntor

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Penso ser comum nesse tipo de situação colocar um fusível a fazer a protecção a esse tipo de equipamento.
O calibre será de acordo com o consumo do equipamento, e 0.5A ou 1A deve ser suficiente.
Estes valores estão até bastante acima do consumo do equipamento (que no caso de ser monofásico, terá um consumo aproximado de 0.02A), mas normalmente penso que se adopte uma solução do tipo modular para o corta-circuitos fusivel (com tamanho semelhante aos disjuntores), e sendo assim, terá de se ter em conta aquilo que os fabricantes colocam à disposição (daí o motivo do calibre elevado em relação ao consumo).
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Dimensionamento de disjuntor

Mensagem por rebelocruz »

duck6 Escreveu:Bom dia,

Estou a fazer o meu primeiro projeto sozinho para um quadro eletric e tenho uma duvida, tenho um analisador que me consome 5VA, que disjuntor devo usar para proteger a instalaçao e como chegar a essa conclusao ?
Alguem que me possa ajudar ?

Boas

Os analaziadores, aparelhoes de medida e equipamentpos de muito baixo consumo (por exemplo sinalizadores), são normalmente protegidos por seccionadores de fusíveis do tipo cilíndrico com a medida de 10x38, de 2A ou mesmo menos.
Cpt

Rebelo Cruz
RuiMachado
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 14 ago 2013, 11:58

Re: Dimensionamento de disjuntor

Mensagem por RuiMachado »

O analisador deverá ser protegido por fusiveis gG 10x38 de 2A!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dimensionamento de disjuntor

Mensagem por ENERGY »

Boas
Será que o analisador não tem proteção interna, se este tiver não vale a pena duplicar a proteção, e aí deve é proteger o circuito normalmente no Q.E.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dimensionamento de disjuntor

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:Boas
Será que o analisador não tem proteção interna, se este tiver não vale a pena duplicar a proteção, e aí deve é proteger o circuito normalmente no Q.E.
Tem razão o aparelho deve ter proteção.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”