Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Avatar do Utilizador
rmvg
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 21 jul 2017, 00:08
Localização: Oeiras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por rmvg »



ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ruicarlov »

Venho desenterrar este tópico pois entretanto mais estudos têm sido feitos sobre o tema e há desinformações que devem ser corrigidas.
Embora seja verdade que existe impacto ambiental para além das emissões zero no escape, parece haver claramente uma campanha de desacreditar os veículos elétricos, querendo mostrá-los como mais poluentes do que os veículos a gasolina/gasóleo.

Na semana passada um amigo da família perguntou-nos "Vocês que são tão preocupados com o ambiente porque é que andam com carros tão poluentes?" (referindo-se aos nossos veículos elétricos).

Ainda bem que era uma conversa telefónica para não se ver o meu Picard facepalm. :roll:

Já que há este tópico sobre o tema, aproveito para colocar aqui a análise do ciclo de vida mais recente da Federação Europeia de Transportes e Ambiente: https://www.uve.pt/page/emissoes-de-co2-mito-desfeito/
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por lcmmonteiro »

Infelizmente o monopólio do petroleo ainda perdurará mais alguns anos...

E se tudo farão para adiar o máximo possível toda a concorrência que lhe tente fazer frente...

E pena que a ganância de alguns afecte global e mundialmente a evolução de alternativas sustentáveis e com melhorias ambientais para todos..
papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por papacurvas »

E agora com a pandemia=menos consumo e a falta de consenso dentro da OPEP+ mais isto vai durar……

As coisas também têm de ser feitas de forma gradual, são varias as economias que vivem praticamente do petróleo e com elas milhões de pessoas.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

O maior custo de um veículo eléctrico não é oculto, mas está sim bem visível. É o preço de aquisição!

São veículos ainda muito caros comparados os do seu segmento. Não podemos esquecer que custam acima de 30.000€, nos segmentos mais baixos. Sabendo que um veículo é um meio de transporte para ir de um ponto A a um ponto B, verifica-se que:
Se olharmos para um veículo apenas do ponto de vista económico, compensa e muito os veículos com motor de combustão interna.
Se olharmos para um veículo apenas do ponto de vista de autonomia, compensa e muito os veículos com motor de combustão interna.
Estamos a falar de assimetrias brutais!

Mas olhando para o ponto de vista ecológico, poderá compensar efectivamente os eléctricos.

Agora pergunto, olhando para estatísticas e para o salário médio nacional, quantos estarão predispostos a investir num veículo de mais de 30.000€ acrescido das respectivas manutenções (e não, não é a isenção do IUC que faz compensar essa diferença)?

Contas feitas, se recorrendo ao crédito (somos bons nisso) num prazo de 5 anos, dá uma prestação mensal equivalente a um salário mínimo!
Acrescido de manutenções, depreciação, seguro, custo da energia, etc, já nem falo na manutenção de milhares de euros das baterias que irão aparecer lá à frente...

Não se trata do lobby do petróleo, mas sim de ser uma alternativa economicamente mais vantajosa. Muitos nem dinheiro para uma manutenção em condições têm, optando por produtos do mais barato que há, peças em segunda mão, fora dos intervalos preconizados pelo fabricante, quanto mais um eléctrico...
Todos pagamos contas com dinheiro, não pagamos com ideias ambientais. Se assim não fosse, desafio a quem não tem ainda veículo eléctrico, que me diga qual o motivo para ainda não o ter?

À medida que cada vez forem mais competitivos (ajuste entre a oferta e a procura) acredito que seja viável todos juntos poder efectivamente contribuir para uma menor poluição.

Não esquecendo que o sector automóvel, ajuda bastante mas nem de perto é o que mais contribui para a poluição ambiental mundial.
Até porque pode existir quem tenha um Tesla à porta e depois a empresa pela qual é responsável seja ambientalmente pouco verde/eficiente. Mas isso é outra história...
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ohmico »

Boas,

de vez em quando temos estas ondas de preocupação ambiental, que em minha opinião são um pouco "destemperadas".

Não acham que seria mais inteligente e realisticamente eficaz, se começássemos por exigir que fossem abatidos todos aqueles veículos que

encontramos, com muita frequência, a circular na nossa frente, deitando uma nuvem de fumo que não permite que vejamos o que temos pela frente?

Não acham que devíamos começar por exigir que os centros de inspecção fizessem o seu trabalho retirando da circulação todos os veículos nessas condições.

Ora, enquanto não vir este assunto vir ao de cima e começar por aí a luta pela diminuição da poluição, tudo o resto não passa de moda e algum folclore.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

Alguns deles por obsolescência, uso desajustado, manutenções incorrectas, utilização de lubrificantes e combustível de fraca qualidade e outros em quantidade abismal, alterados com reprogramações ilegais e com anulação de filtros de partículas, EGR's, etc.

A irresponsabilidade e impunidade abundam, por isso, qualquer boa intenção é manifestamente ineficaz. Mas o que interessa é debater o supérfluo e ignorar o essencial. Avancemos. Já está a selfie? OK!

Se pelo menos houvesse vontade política e população civilizada...
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por papacurvas »

Kykoo Escreveu: 14 mai 2020, 10:36 Todos pagamos contas com dinheiro, não pagamos com ideias ambientais. Se assim não fosse, desafio a quem não tem ainda veículo eléctrico, que me diga qual o motivo para ainda não o ter?
Então já não se respondeu a si próprio…….

Toda a sua analise baseia se em que factos ? Coloque aqui as suas contas para no fim dizer que não compensa um VE.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

Eu não sou contra os veículos electricos!

Se quer números, começamos pelo principal: a aquisição!
Bastam os 20000€ de diferença entre a aquisição do veículo eléctrico e um veículo a combustão interna, no mesmo segmento. Diga-me como e quando acha que vai recuperar essa diferença? Se acha que sim, desafio-o a provar o contrário. Também gosto muito de números...
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ohmico »

Boas,

Declaração de interesses:
1- Não tenho nada contra as viaturas eléctricas.
2- Sou contra o fundamentalismo das verdades inconsequentes.


Já terão arranjado "aterro" para as baterias em fim de vida?
À falta de melhor vão enganando o pessoal com a utilização na armazenagem de energia.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Mário »

Boas

Ainda falta os de Hidrogénio, e aí somos "ecológicos" em combustão interna.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por papacurvas »

Kykoo pelo post parecia me que era contra os VE.

Se não se importar eu ficava me pela troca de ideias em vez de desafios.

Qual a marca/modelo/versão dentro da mesma categoria com essa diferença de 20K ?
ohmico Escreveu: 14 mai 2020, 19:14 À falta de melhor vão enganando o pessoal com a utilização na armazenagem de energia.
Porque diz isso ?
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

papacurvas Escreveu: 14 mai 2020, 19:24 Kykoo pelo post parecia me que era contra os VE.
Se não se importar eu ficava me pela troca de ideias em vez de desafios.
Qual a marca/modelo/versão dentro da mesma categoria com essa diferença de 20K ?
Porque diz isso ?
Não fui eu que comecei a pedir contas... :)

Os meus comentários foram no sentido de os carros eléctricos não serem uma opção à população em geral, cá em Portugal muito menos. Se reparar, eu não coloquei em causa a questão da vantagem ambiental.
Pelos factores que indiquei anteriormente: salário médio português e % de endividamento. Matemática simples!

Se verificar por exemplo o custo de aquisição de um Renault Zoe custa aproximadamente 32.000,00€, e nem sequer mudando de marca do mesmo segmento temos um twingo a gasolina por aproximadamente 12.500,00€. Podia comparar com um Dacia Sandero (do mesmo grupo automóvel) que custa 8.500,00€. E existem muitos mais exemplos de outras marcas, que facilmente pesquisando se percebe isso.

O que quero demonstrar é que não é financeiramente vantajoso a aquisição, nem se seja de um modelo mais básico (zoe, leaf, C-zero...) que começam nos 30k, quando para a mesma utilização temos opções a 1/3 do preço. Quantos anos demoraria a recuperar isso?

Entendo a questão ambiental, mas perceba que do ponto de vista da universalidade deste tipo de veículo não é viável, tendo em conta o quadro económico português! Não somos a Alemanha...
Alguns têm e muito bem, modelos acima de 100k, mas a escolha não foi por causa de serem económicos, nem ambiental, isso pode ser a desculpa que queiram dar. Existem muitos factores emotivos nessa compra, mas a justificação tende a ser outra...
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

Mário Escreveu: 14 mai 2020, 19:18 Boas

Ainda falta os de Hidrogénio, e aí somos "ecológicos" em combustão interna.

Cump.
Mário
Pode ser a solução do futuro, e tal como os eléctricos depende da possibilidade de aquisição dos mesmos.
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por papacurvas »

Esperava um exemplo igual mas com motorizações diferentes ( gasolina/gasóleo/hibrido/elétrico) assim se fazem comparações.

Mas pk temos de comprar novo?!?

Fala e muito bem da nossa economia, mas o que vejo mais são pessoas a comprar a cima das suas possibilidades.
Se a coisa que melhor demonstra isso são os carros, compra se marcas primium e depois não se cumpre o plano de manutenção do fabricante, não se vai a oficina oficial, peças é da "concorrência"......

Um VE é para todos? Não. Tem constrangimentos ? Sim. Mas também os tiveram os primeiros a comprar o modelo T.

O que peço sempre quando se fala em comprar um carro " já ponderas te um elétrico? " Vamos lá ver os prós e contras e fazer as contas.
No final a conclusão pode ser um GPL ou hibrido.

Devemos estar gratos por ter por onde escolher, se podermos ajudar o ambiente melhor.

Mais alguma informação: https://www.deco.proteste.pt/auto/autom ... s-de-euros
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”