Primeiro comboio movido a bateria

Responder
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 229
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Primeiro comboio movido a bateria

Mensagem por scconduto20c »

Primeiro comboio movido a bateria inaugurado no Reino Unido
http://greensavers.sapo.pt/2015/02/16/p ... ino-unido/


justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Primeiro comboio movido a bateria

Mensagem por justme »

Boas,

esta noticia é muito estranha!

Referem que há muitos problemas a serem resolvidos entre os quais apontam que não é um comboio de raiz mas sim uma adaptação de um alimentado a rede eletrica para bateria. Quanto a mim isso foi assim feito por estrategia pois trata-se de um teste piloto...

Depois referem que a bateria apenas tem autonomia para 1 hora e logo de seguida fazem as contas para o numero de viagens que pode fazer em três horas!?
Porque não referem o nº de viagens por hora que é a autonomia da bateria?

A seguir lamentam a sua inviabilidade para viagens mais longas...
Parece-me imediato que a multiplicação do nº de bateria resolveria esse "problema"!
Esta solução poderia não ser exequivel num automóvel, mas não me parece que crie problemas num comboio...

As dificuldades apontadas parecem obra de alguem não ligado a parte tecnica mas antes opinião de administrativos...

Um abraço
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Primeiro comboio movido a bateria

Mensagem por nelmindo »

Assim de repente, o comboio de todos os meios de transporte de massas, parece ser aquele que apresenta o menor número de problemas de implementação das baterias elétricas... (Avião, barco, carro/autocarro/camião)
Em termos pessoas, acho que perderia para o conceito de "bikesharing" a bateria, se fosse usado numa cidade como a de Aveiro, que é maioritariamente plana...

O comboio até podia ter as catenárias normais junto das estações para acelerar o comboio e carregar as baterias nas paragens. A desaceleração carregaria as baterias. No fundo as baterias serviriam apenas para as perdas (mecânicas e aerodinâmicas) e subidas devidas à geografia. Sendo que até nestas costumam ser relativamente pouco inclinadas, devido à tecnologia de locomoção... por isso até vejo isso de bons olhos. No entanto como tudo é preciso estudos. Eu não estou por dentro das energias em jogo...
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”