Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Responder
srd
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Enviou: 2 vezes

Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por srd »

Bom dia!

Devido à elevada conta de eletricidade estamos a ponderar uma medida para aumentar a poupança energética. A ideia é desligar o cilindro da água quente. A água para banhos é fornecida pelo cilindro que está ligado 24h por dia, mantendo a temperatura da água. Tem-se começado a desligar o cilindro durante todo o dia, após o banho de manhã e volta a ligar-se só à noite.

A dúvida que existe é se o cilindro quando ligado de noite, até atingir a temperatura para que está programado gastará mais energia que o que teria gasto se tivesse ficado ligado o dia todo. Alguém já tomou esta medida ou sabe se é realmente inteligente fazer isto? Ou será pior?

Obrigado!


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por ohmico »

Boas,

nunca tinha pensado nisso mas faça o raciocinio de outro modo:

A energia gasta durante o dia é a necessária para repor as perdas e manter a temperatura selecionada.

Será que não corresponderá, sensivelmente, à energia necessária para recuperar de uma temperatura muito mais baixa depois de ter estado desligado?

Ohmico
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por nelmindo »

Na maioria dos casos, aplica-se a mesma ideia no aquecimento ambiente, no entanto em todos os casos significa fazer uma análise ao sistema.
Se é para usar durante o dia, se é uma pessoa de hábitos, se o cilindro é de boa qualidade (bem isolado), se está no interior ou exterior (delta T diferentes, correspondem perdas diferentes). Ou seja, medido... no fundo é uma auditoria energética...
srd
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Enviou: 2 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por srd »

Compreendo. No fundo, o meu raciocínio era exactamente esse. A verdadeira dúvida é se a diferença será mínima ou se poderá, numa das hipóteses, ser significativa. Um senhor conhecido foi lá a casa um dia, a propósito dos consumos gigantescos de energia na factura de todos os meses, e ele indicou que o cilindro é uma coisa que gasta imensa energia. Daí que, se calhar, uma diferença ali ainda que pequena possa ser significativa no final.

Ouvi dizer que existem uns adaptadores que se coloca na tomada e regista aproximadamente o consumo de energia a passar por aquela ficha. Diriam que seria interessante utilizar um medidor desses, utilizando o cilindro durante uma semana normalmente e na semana seguinte desligado durante o dia e no final fazer as médias?

Assim de repente parece-me uma solução relativamente simples, mas não sei se será fiável.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por jodsbrum »

Se você estiver a tripla tarifa, ai é que você verá que vale a pena ter o cilindro ligado apenas de noite.
srd
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Enviou: 2 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por srd »

De facto, esqueci-me de mencionar isso. O plano é bi-horário, à noite a energia é mais barata.
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por projclvm »

E qual é a capacidade (litros) e potência do cilindro.
Dependendo destes fatores o tempo para reaqueccimento da àgua.
Também pode utilizar programadores horários (para ligar/desligar em vários periodos do dia);
Pene tambem na possibilidade de colocação de um coletor solar e utilizar o ciclindo só como recurso.
Existe um grande número de possibilidades.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por Pedro Barradas »

eu utilizo um programador horário... que se adequa aos hábitos cá de casa ( tenho programado para tres periodos em modo ON )... Normalmente a situação de Verão é diferente da de Inverno , idem na regulação da temperatura máxima do TE. ( tem a ver com o Delta T)
Cada caso é um caso. No meu caso está gente em casa quase 24h/dia... aos FDS, se fora, desligo o dito. aliás, sempre que ausentes mais de 24h, desligo o TE.
Já lá vão uns bons 8 anos com este método, não é perfeito, mas penso que poupo alguma coisa.. não muito.
a poupança maior está na regulação da temperatura do TE e claro conforme a estação do ano e a região... o Delta T)

ajuda tambémm muito utilizar uma torneira termoestatica no banho/duche, com caudal reduzido.( Foi o que fiz desde há 1 ano.. e já noto diferênça nos consumos de energia - de agua nem por isso pois o pessoal começou a praticar desporto e os banhos são mais frequentes...
Quem cria renasce todos os dias...
srd
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Enviou: 2 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por srd »

Antes de mais, o meu obrigado aos que têm contribuído ;)

Eu gostaria de fazer o teste durante umas semanas com o medidor de corrente ligado à tomada, para ver ao certo em números qual a diferença de gastos. Caso se verifique que compensa invisto de seguida num programador/temporizador.

Não tenho é tido sucesso em encontrar o medidor para colocar na tomada. Sabem-me recomendar locais (em particular Braga/Porto) onde consiga adquirir este aparelho?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por nelmindo »

Nas lojas AKI, Merlin e Maxmat costumam ter esse produto.
Às vezes o LIDL tem nas suas promoções semanais.
Não sei até que ponto, se falar num balcão da REXEl, Morgado ou Casa das Lâmpadas, possam vender um produto desses também.
lmfn
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 mar 2011, 00:00

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por lmfn »

Há pessoas que gostam muito de usar a electricidade em detrimento do gás, habitos, etc, mas se tiverem a oportunidade de poder usar o gás natural, troquem que vão ver a conta a baixar e de que maneira.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por justme »

Boas,

para o caso em analise resulta sempre em poupança, desligar o aquecimento nos periodos em que não é usado.

Um abraço
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por Duzia12 »

Não é um medidor de correntes mas um contador de energia eléctrica
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ajuda em estratégia de poupança com cilindro

Mensagem por borllock »

Já pensou em colocar painéis solares? De dia, onde a tarifa é mais cara sempre poupa com os painéis.
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”