Esquema de Fechaduras

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igorrocha
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Esquema de Fechaduras

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Portão automático

Este circuito de portão eletrônico pode ser montado com facilidade, pelo uso de componentes comuns. Sua alimentação é feita com 12 V, ele tem por base dois 555 e um 4022 (contador/divisor por 8).
O Cl, tem por função determinar o tempo de abertura e fechamento. O trimpot de 500 kº faz este ajuste .
O Cl³, tem por função fazer uma contagem até 4, o que dará os ciclos de operação do portão, como: repouso, abrir, repouso e fechar de acordo com comutação externa.
O Cl¹ tem por função estabelecer o tempo de repouso, ajustado no trimpot correspondente. O jumper no pino 4 manterá o portão em repouso quando ele estiver todo aberto, bastando para isso retira-lo do circuito.
Desta forma, o circuito funcionará com um único pulso de S¹, o qual autorizará o portão a abrir até o final e o temporizará em seguida, para depois haver sua volta. No final do ciclo há o desligamento automático para a espera de novo pulso de comando.




Teclado codificado digital

Este circuito pode ser usado na abertura de fechaduras magnéticas, em sistema de inibição de partida de automóveis e em muitas outras aplicações que envolvam um código secreto para acionamento de algum dispositivo eletrônico. (figura).
O circuito tem por base integrados digitais CMOS e o teclado pode ser de qualquer tipo com ligações exigidas pelo circuito.
A capacidade de acionamento pelo sistema, vai depender do tipo de relé usado, que no caso tem uma bobina de 12 V, com corrente de até 200 mA.
O aparelho funciona da seguinte forma: quando o LED vermelho está aceso, o circuito esta resetado. Digitando-se o código #361, o relé será acionado e o led verde aceso.
As outras teclas, exceto a (*) que será usada para resetar o circuito devem ser conectadas ao sistema de alarme.
O circuito se auto reseta também quando desligamos sua alimentação.
Os componentes são todos de fácil obtenção já que os resistores são para 1/8W, os transistores de uso geral e o eletrolítico para 12V ou mais.




Tranca anti-roubo temporizada

Este circuito se destina especificamente a proteção de automóveis. Trata-se de um sistema que imobiliza o veiculo no caso de roubo, isso depois de aproximadamente 1 minuto de funcionamento. O circuito consta de 2 temporiza dores. Um deles transistorizado em configuração Darlington é responsável pelo acionamento do relé depois do tempo previsto,imobilizando o veiculo pelo sistema de ignição.
A segunda, usa um integrado 555 que após um tempo de aproximadamente 11 segundos, aciona um reed que é responsável pelo restabelecimento do sistema deixando-o em condições da espera. A chave S2 é na realidade formada pecos dois interruptores das portas do veiculo e S1 deve permanecer em lugar escondido, mas de fácil acesso pelo proprietário.
Suponhamos que o sistema esteja instalado; ao abrir a porta do carro S1 será ativada e depois de aproximadamente 1 minuto o relé é energizado aterrando o negativo da bobina de ignição, e com isso cortando o centelha. Com isso o automóvel “morre” se estivermos dentro do veiculo, antes de sair pressionamos S1 por um momento, e teremos uma temporização de 11 segundos para fechamos a porta quando então o sistema se ativa automaticamente.
Anexos
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