Quadro electrico de casa

Responder
paisagem
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 26 jan 2017, 18:18

Quadro electrico de casa

Mensagem por paisagem »

Boa tarde,

Tenho uma casa antiga que vou restaurar e toda a instalação elétrica terá de ser todas renovada, pedia ajuda uma vez que as leis estão sempre a mudar, para fazer o quadro elétrico. Antigamente para o quadro elétrico só era necessário um interruptor de corte geral, o diferencial e os disjuntores para distribuição de corrente pela casa, mas agora pelos vistos é necessário mais coisa tipo Bobines MX para corte geral com betoneira, DPS etc. Alguém me pode ajudar me relação a isto? alguém tem um esquema de um quadro elétrico conforme exigido por lei ou o esquema do mesmo.

Obrigado
Hugo Gomes


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Quadro electrico de casa

Mensagem por luisilva78 »

Qual é a finalidade dessa casa depois de restaurar? Será habitação ou outra?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quadro electrico de casa

Mensagem por nelmindo »

paisagem Escreveu: 27 jan 2017, 14:00 Boa tarde,

Tenho uma casa antiga que vou restaurar e toda a instalação elétrica terá de ser todas renovada, pedia ajuda uma vez que as leis estão sempre a mudar, para fazer o quadro elétrico. Antigamente para o quadro elétrico só era necessário um interruptor de corte geral, o diferencial e os disjuntores para distribuição de corrente pela casa, mas agora pelos vistos é necessário mais coisa tipo Bobines MX para corte geral com betoneira, DPS etc. Alguém me pode ajudar me relação a isto? alguém tem um esquema de um quadro elétrico conforme exigido por lei ou o esquema do mesmo.

Obrigado
Hugo Gomes
As leis não estão sempre a mudar, como pinta...
Eu aprendi com as que eram de 1974 e depois só mudaram em 2006. Por incrível que pareça, ainda são as actuais... ou seja, já têm 11 anos!!!
paisagem
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 26 jan 2017, 18:18

Re: Quadro electrico de casa

Mensagem por paisagem »

Antes de mais obrigado pela ajuda, e pelo tempo que estão a perder comigo.
Depois de restaurar vais ser para habitação própria. Desculpem a minha ignorância mas antes de 2010 acho que não era obrigatório o MX ou MN para corte geral apenas um interruptor geral no quadro, creio que o DPS também não era obrigatório, isto é obrigatório ou não ?

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quadro electrico de casa

Mensagem por ENERGY »

Boias
Esqueça as MX e as MN pois essas destinam-se a outras situações, que não as de uma simples habitação, a não ser que esteja a pensar em instalar o Q.E no armazém da esquina, ou numa qualquer arrecadação fora do acesso principal da casa.
Quanto ao corte geral pode ser um ID de 2x40x30mA, ou 4x40x30mA consoante monofásico ou trifásico a contratar.

paisagem Escreveu: 27 jan 2017, 17:26 Antes de mais obrigado pela ajuda, e pelo tempo que estão a perder comigo.
Depois de restaurar vais ser para habitação própria. Desculpem a minha ignorância mas antes de 2010 acho que não era obrigatório o MX ou MN para corte geral apenas um interruptor geral no quadro, creio que o DPS também não era obrigatório, isto é obrigatório ou não ?

Obrigado.
Cpts.
Energy
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Quadro electrico de casa

Mensagem por MPChambel »

Antes de mais,se vai restaurar uma casa,deveria recorrer a um electricista.
Ter um projecto,nem que seja numa folha de papel,mas na presença de alguém que saiba o que está a fazer para lhe dar as indicações.
Se existir contador,nem existir alterações na potência,não será necessária inspecção,logo poderá fazer a instalação como entender,caso não se verifique o que disse, só um electricista poderá pedir que a electricidade seja ligada de novo ou reposta.
Em relação às normas,muita coisa mudou até ao ano passado e houve sim alterações no presente ano.
Tem muitos aspectos a ter em conta,desde a ligação à terra,respeitar distâncias,ligações para fornos e placas eléctricas,até a própria ligação do contador que neste momento já nem é obrigatório ter caixa interior com diferencial.
Protecção geral apenas um diferencial 30 ou 300ma de acordo com o valor de protecção,se existir piscinas ou outros dispositivos que estejam em contacto com a água deverá ser de 10ma,apenas no corte desse local.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Quadro electrico de casa

Mensagem por joaosousa »

paisagem Escreveu: 27 jan 2017, 14:00 Boa tarde,

Tenho uma casa antiga que vou restaurar e toda a instalação elétrica terá de ser todas renovada, pedia ajuda uma vez que as leis estão sempre a mudar, para fazer o quadro elétrico. Antigamente para o quadro elétrico só era necessário um interruptor de corte geral, o diferencial e os disjuntores para distribuição de corrente pela casa, mas agora pelos vistos é necessário mais coisa tipo Bobines MX para corte geral com betoneira, DPS etc. Alguém me pode ajudar me relação a isto? alguém tem um esquema de um quadro elétrico conforme exigido por lei ou o esquema do mesmo.

Obrigado
Hugo Gomes

Boas,


Antes de mais convém teres um projecto feito, consoante o que é necessário fazer. A bobine MX apenas te irá servir caso queiras fazer o corte geral do quadro, longe deste. Ou seja, caso o quadro não fique logo à entrada do edifício, terás de ter uma botoneira de corte geral na entrada. Caso isso não aconteça, não tem necessidade nenhuma disso.

Para compor o quadro eléctrico, o ideal será sempre um Interruptor de corte geral para a potência necessária, e depois diferenciais de 30 ou 300mA (consoante os circuitos que tens a proteger ) e disjuntores (10 A iluminação, 16A tomadas.... calibres superiores apenas para equipamentos específicos). Atenção às secções mínimas, ao valor da resistência de terra consoante a sensibilidade dos Id's, e atenção às alimentações especificas ao quadro ( Forno, fogão, exaustores, máquinas de lavar, frigorífico, microondas, etc).Há quem misture tudo, separe apenas fornos, e máquinas de lavar. Eu, da forma como são feitas as cozinhas hoje em dia, meti alimentação especifica ao quadro pelo menos para esses equipamentos que referi (1 disjuntor para cada equipamento... Forno, fogão, frigorífico, m.l.loiça, m.l.roupa, esquentador, termoacomulador, etc).

Espero ter ajudado,
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”