Motor eléctrico - até 3 toneladas

Responder
eddygrinder
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 jan 2010, 01:04
Localização: Águeda

Motor eléctrico - até 3 toneladas

Mensagem por eddygrinder »

Boas pessoal,

A ver se me podem ajudar ou dar algumas ideias de como projectar isto.

Estou a tentar ajudar num projecto que consiste na construção e implementação de um carro eléctrico para transporte de carga até 3 toneladas - O motor será accionado por uma botoneira e a velocidade será constante e independente da carga.

Para já, que tipo de motor podemos usar para puxar a carga? É suposto, também, que o motor seja alimentado por um conjunto de baterias recarregáveis.

Existem algumas empresas de referência onde possa, talvez, pedir informações e ou orçamentos?

Obrigado pela vossa ajuda.


Registered Linux user number 478014.
http://counter.li.org/
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Motor eléctrico - até 3 toneladas

Mensagem por BLima »

Bom dia,

Penso que um motor corrente contínua é o mais indicado. Deverá contactar empresas que actuem na área dos comboios.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Motor eléctrico - até 3 toneladas

Mensagem por jaimereis »

boas

com tracção directa por motor será difícil, devido à rotação e o binário do mesmo, terá sempre que usar uma caixa redutora....

penso que devia que consultar uma empresa que trabalhe em construção de pontes rolantes....
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Motor eléctrico - até 3 toneladas

Mensagem por Mário »

Boas
eddygrinder Escreveu: 10 jan 2017, 09:45 Boas pessoal,
A ver se me podem ajudar ou dar algumas ideias de como projectar isto.
Estou a tentar ajudar num projecto que consiste na construção e implementação de um carro eléctrico para transporte de carga até 3 toneladas - O motor será accionado por uma botoneira e a velocidade será constante e independente da carga.
Para já, que tipo de motor podemos usar para puxar a carga? É suposto, também, que o motor seja alimentado por um conjunto de baterias recarregáveis.
Existem algumas empresas de referência onde possa, talvez, pedir informações e ou orçamentos?
Obrigado pela vossa ajuda.
Pensa num empilhador.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
LuisAngola
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 17 jun 2008, 08:09

Re: Motor eléctrico - até 3 toneladas

Mensagem por LuisAngola »

Boas

Por uma questão de manutenção eu utilizaria um motor AC, existe no mercado pelo menos uma marca de conversores de frequência que permite que a alimentação seja DC proveniente de baterias, e trata-se de um conversor mais ou menos standard (logo preços mais em conta, assim como o motor sendo AC, será mais barato)

Encontrar no mercado um motor AC com caixa redutora é relativamente simples, agora uma questão muito importante em relação á potência a utilizar, é qual a velocidade pretendida? autonomia? pois as baterias irão acrescentar peso ao carro.

se a velocidade for baixa, poderá ter de pensar em ventilação forçada para o motor.
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”