Projecto gestão RPM e Amperagem

Responder
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

Boas pessoal tenho uma dúvida.
Trabalhei muito pouco com variadores,tão pouco que não percebo quase nada daquilo.
Estou a fazer um projecto que anda na minha mente á alguns anos e apesar de não conseguir aplicar o que quero vou pelo menos tentar aproximar-me disso.
A minha dúvida é a seguinte :
Quero ligar um motor a um gerador,mas quero manter uma RPM estavél ou proximo disso sempre que existir oscilações na tensão.
Perceberam ?
Imaginemos que o gerador está a debitar 220V , vou querer o motor nas 1500 RPM, mas se a tensão descer para 200 ou 210 ele mantêm na mesma as 1500 RPM.
A minha ideia é que ele teria que trabalhar normalmente a a uma frequência de 25 HZ( é apenas um exemplo ) se a tensão descer ele compensa e sobe a frequência.
Porque o motor vai estar um carga,e eu tenho a certeza que pequenas oscilações na tensão vão fazer alterar as RPM.
Qual acham que é a melhor solução para este problema ?

Outra das coisas que quero é que o motor só arranque sempre que existir na linha um consumo superior a uma determinada intensidade.
Estava a pensar utilizar um arduino em conjunto com um variador para fazer tudo o que especifiquei,mas claro que se existir uma forma mais "arcaica" melhor.
Obrigado


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por Mário »

Boas
MPChambel Escreveu:Boas pessoal tenho uma dúvida.
Trabalhei muito pouco com variadores,tão pouco que não percebo quase nada daquilo.
Estou a fazer um projecto que anda na minha mente á alguns anos e apesar de não conseguir aplicar o que quero vou pelo menos tentar aproximar-me disso.
A minha dúvida é a seguinte :
Quero ligar um motor a um gerador,mas quero manter uma RPM estavél ou proximo disso sempre que existir oscilações na tensão.
Perceberam ?
Imaginemos que o gerador está a debitar 220V , vou querer o motor nas 1500 RPM, mas se a tensão descer para 200 ou 210 ele mantêm na mesma as 1500 RPM.
A minha ideia é que ele teria que trabalhar normalmente a a uma frequência de 25 HZ( é apenas um exemplo ) se a tensão descer ele compensa e sobe a frequência.
Porque o motor vai estar um carga,e eu tenho a certeza que pequenas oscilações na tensão vão fazer alterar as RPM.
Qual acham que é a melhor solução para este problema ?
Outra das coisas que quero é que o motor só arranque sempre que existir na linha um consumo superior a uma determinada intensidade.
Estava a pensar utilizar um arduino em conjunto com um variador para fazer tudo o que especifiquei,mas claro que se existir uma forma mais "arcaica" melhor.
Obrigado
O que pretendes é o motor sempre a 1500rpm?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

Sim é isso.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por Mário »

Boas
Se não mexeres nos Hz, a velocidade é constante com um motor assíncrono.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

Vou utilizar um motor normal trifásico.
O problema é que quero fazer uma desmultiplicação e não sei a rotação que vai ser necessária para o que pretendo.Assim pretendia poder alterar a RPM consoante a necessidade e tenho a certeza que o local onde o pretendo instalar tem muitas oscilações de tensão porque se trata de um gerador e quando o consumo aumenta o gerador normalmente sofre uma descida de tensão consideravél
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por Mário »

Boas
MPChambel Escreveu:Vou utilizar um motor normal trifásico.
O problema é que quero fazer uma desmultiplicação e não sei a rotação que vai ser necessária para o que pretendo.Assim pretendia poder alterar a RPM consoante a necessidade e tenho a certeza que o local onde o pretendo instalar tem muitas oscilações de tensão porque se trata de um gerador e quando o consumo aumenta o gerador normalmente sofre uma descida de tensão consideravél
Mas que tem a tensão com as rpm.?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

Talvez esteja a começar da maneira errada.
Caso pretenda colocar uma bomba trifásica em funcionamento num sem-fim é provável que quando se carregar o tapete a rotação desça porque o moor está em esforço ou isso não acontece ?
E caso exista muitas oscilações na corrente também pode alterar a rotação ?

Talvez devesse ter perguntado primeiro isso .
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por Mário »

Boas
1º Preenche o perfil.
MPChambel Escreveu:Talvez esteja a começar da maneira errada.

Caso pretenda colocar uma bomba trifásica em funcionamento num sem-fim é provável que quando se carregar o tapete a rotação desça porque o motor está em esforço ou isso não acontece ? Se estiver dentro dos limites, não acontece.
Mas é uma bomba ou um tapete?


E caso exista muitas oscilações na corrente também pode alterar a rotação ? Em principio não.

Talvez devesse ter perguntado primeiro isso .
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

É um motor.Se disse em algum lado que era uma bomba foi um erro meu.

É que pretendo fazer uma desmultiplicação e não sei a RPM que vou necessitar para que o tapete ande á velocidade que pretendo,é mais simples trabalhar com a velocidade do motor ou com a desmultiplicação ?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por BLima »

Viva,

Para assegurar uma velocidde constante na saída, só com encoder ou outro dispositivo que dê o feedback da velocidade real a que está. convém pesquisar um pouco sobre este tema pois há uma infinidade de soluções. Pense primeiro no motor que vai usar, a caixa de redução e por fim a precisão de que precisa na sua aplicação.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

Vou então ver de todas essa coisas,vou montar tudo de acordo com o projecto que tenho e no final vou ver realmente as necessidades que tenho.
lowfps
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 24 out 2015, 14:27
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por lowfps »

MPChambel Escreveu:Vou então ver de todas essa coisas,vou montar tudo de acordo com o projecto que tenho e no final vou ver realmente as necessidades que tenho.
Olha não te esquecas que existem variador que ja possuem a possibilidade de configurar a entrada analógica com PID e assim teres a certeza que a velociade e sempre certa indefentemente da carga. Verifica o manual do variador.
Já agora é assim tão necessário uma velocidade tão correcta? É que da minha experiencia pessoal nunca tive nececidade de num tapete de ler o seu feadback. (o maximo que tive vou ter de ligar as varias saidas dos variadores para eles trabalharem todos a mesma velocidade(enconder são caros é mais facil ligar saidas analogicas a entradas analogicas uns dos outro e usar um como master))
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

Por motivos pessoais tenho andando afastado deste projecto,mas vou voltar,estou a aguardar um rolamento que não tem sido fácil de encontrar,talvez opte por uns brozes e meto um copo de lubrificação,mas adiante,vou mesmo terminar e testar tudo e depois então poderei ter a certeza do que deverei alterar,afinal um projecto é isso mesmo,testes.....erros.........correcções.............e mais testes..........e mais erros................e vice-versa :lol:
LuisAngola
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 17 jun 2008, 08:09

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por LuisAngola »

boas

Utilize um conversor de frequência de 4 quadrantes e um encooder acoplado ao motor
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Projecto gestão RPM e Amperagem

Mensagem por MPChambel »

Depois de alguns teste e por forma a poder utilizar outras fontes de energia,vou utiilzar um motor de 12v.
Imaginemos um gerador de energia que em vez de utilizar um motor a diesel ou gasolina,usaria um motor de 12V.
Sabe-se que sempre que existe consumo num gerador é necessária a devida compensação por parte do motor.
É muito comum sempre que o consumo se aproxima da intensidade máxima permitida pelo gerador o motor baixa a sua rotação e a tensão desce ligeiramente.
Como o projecto que pretendo tem uma transmissão por desmultiplicação a forma que julgo ser mais fácil, será fazer variar a frequência até encontrar o ponto que pretendo, sendo que a variável que faz manter a frequência é dada pela tensão .
Perceberam a ideia ?
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”