Fonte de alimentação de computador para bancada

Responder
Avatar do Utilizador
rafa805
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 dez 2011, 22:12
Localização: Sesimbra
Contacto:

Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por rafa805 »

Boas, ora tenho uma fonte de alimentação de um computador velho que queria converter numa fonte para usar em bancada para testar certos equipamentos quando surge essa necessidade, mas tenho uma questão. Posso obter os 3V, os 5V e os 12V, contudo quando abri a fonte vi que também há uma saida de -12V e de -5V, aquilo que queria saber, porque sinceramente não quero cometer nenhuma barbaridade, é saber se posso usar o -12V enquanto o negativo e o +12V como positivo para obter 24V? Peço desculpa se isto é uma barbaridade o que acabei de escrever mas como não sei mesmo queria esclarecer esta questão.

Cumprimentos.


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sim, pode fazer o que disse. A diferença de tensão, no caso de usar -12V e +12V, vai resultar em 24V.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por nelmindo »

rafa805 Escreveu:Boas, ora tenho uma fonte de alimentação de um computador velho que queria converter numa fonte para usar em bancada para testar certos equipamentos quando surge essa necessidade, mas tenho uma questão. Posso obter os 3V, os 5V e os 12V, contudo quando abri a fonte vi que também há uma saida de -12V e de -5V, aquilo que queria saber, porque sinceramente não quero cometer nenhuma barbaridade, é saber se posso usar o -12V enquanto o negativo e o +12V como positivo para obter 24V? Peço desculpa se isto é uma barbaridade o que acabei de escrever mas como não sei mesmo queria esclarecer esta questão.

Cumprimentos.
Como o colega rainbow disse, pode. O problema é que as tensões negativas nas fontes dos PC, costumam disponibilizar correntes baixas comparativamente aos suas congéneres positivas. Se a corrente máxima para -12V for de 0,5A e a +12V de 8A, a corrente máxima dos 24V criados (-12, +12) está limitada ao elo mais fraco, 0,5A.
Avatar do Utilizador
rafa805
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 dez 2011, 22:12
Localização: Sesimbra
Contacto:

Re: Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por rafa805 »

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Avatar do Utilizador
rafa805
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 dez 2011, 22:12
Localização: Sesimbra
Contacto:

Re: Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por rafa805 »

Já agora aproveitando o tópico tenho outra questão. Por vezes tenho a mota parada muito tempo e quando lhe vou pegar a bateria não tem força, normalmente o que faço é dar um encosto com outra bateria que tenho também de 12V, há problema de dar um encosto com a fonte? Ou seja ligar os 12V da fonte a bateria e ligar a mota, há problema?
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Há! A fonte não está construída para fornecer os amperes que o
motor de arranque da mota precisa, no momento de arranque
O mesmo é válido para o motor de arranque de um automóvel...
Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por nelmindo »

rafa805 Escreveu:Já agora aproveitando o tópico tenho outra questão. Por vezes tenho a mota parada muito tempo e quando lhe vou pegar a bateria não tem força, normalmente o que faço é dar um encosto com outra bateria que tenho também de 12V, há problema de dar um encosto com a fonte? Ou seja ligar os 12V da fonte a bateria e ligar a mota, há problema?
O que melhor que faz é colocar um carregador de baterias inteligente (o LIDL por vezes vende nas promoções), que faça a carga de manutenção.
Os carros Maybach trazem um de origem, que é só tirar uma pequena extensão (do porta luvas?) e ligar à ficha de casa, já que alguns dos carros estão quase como de exposição, mas quando o dono quer andar, pagou uma pipa de massa para andar com o carro no momento que quiser e não ter que pedir um ou dois dias antes, para por as baterias a carregar...
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Fonte de alimentação de computador para bancada

Mensagem por aureliocoimbra »

Se tiver uma pequena UPS, que já não utilize também é um óptimo carregador de baterias.
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”