Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Responder
F.A
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 13 nov 2011, 22:22

Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por F.A »

Olá viva pessoal boa noite...
Será que alguem aqui me pode ajudar, estou a iniciar uma obra nova e o cliente pediu-me para lhe preparar a instalação dos estores eletricos para que depois os possa abrir e fechar todos de uma so vez mas confesso que nunca fiz isso em obra nenhuma então tenho algumas duvidas ja nesta primeira fase de pré instalação..
Qual será a melhor maneira de o fazer? Faço um pequeno quadro para o efeito e levo um tubo diredto a cada um dos estores passado nos respectivos interruptores de estoro? ou faço na mesma passo de estoro a estoro com um so tubo de alimentação ou dois no caso de serem muitos? Acredito que por cá haja gente que esteja bem por dentro disto.. Que eu nisto confesso q estou um pouco ao lado apesar de dezenas e dezenas de obras nunca fiz isto em nenhuma..
Se alguem me poder ajudar agradecia, e se fosse com um esquemazito ainda melhor ..


Abraço Até breve


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por Duzia12 »

Pesquisa no fórum há muita coisa.



http://www.eletricidade.net/search.php? ... =Pesquisar
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aqui vai em anexo um esquema da Efapel.
Anexos
Persianas.pdf
(211.5 KiB) Transferido 321 vezes
Cpts.
Energy
F.A
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 13 nov 2011, 22:22

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por F.A »

Viva, obrigado desde d já pelas respostas , o esquema da efapel pareceu-m bastante util mas pelo que consegui perceber pelo desenho terei de massar imensos fios para cada uma das janelas, pelo que percebi terei sempre que trazer os fios do estoros ao relé e depois levar outors fios a cada um dos comandos, é isso ñ é? é q estava a pensar colocar os relés todos num quadro a ser criado no ale junto ao quadro geral da casa e a colocar o botão geral também no ale de antrada. terei de colocar um tubo gris de 20mm desde este quadro para cada um dos estores a passar pela caixa onde levará o comando de cada um, pode ser assim ñ pode? poderei meter os fios todos dentro do mesmo tubo? depois na vesturia a certiel ñ colocará algum problema nisto?
Ja andei a pesquisar aqui no forum mas ñ encontrei nada que fala-s na fase de pré instalação..
Agradecia q m podessem ajudar.

Abraço até breve
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por ENERGY »

Boas
Os relés podem ficar instalados no interior de caixa de derivação de 80x80x40 junto da caixa do estore, ou numa caixa funda aonde vai colocar o comando local, para alem da alimentação, tem de ter mais 2 condutores a percorrer todos os relés e comando geral.
Portanto a rede de tubagem é muito simples, a tubo de 20mm, tal como se fosse tubagem para um circuito de iluminação.
Se quer colocar os relés todos numa caixa, vai gastar imensa tubagem, condutores, e mão de obra.
Cpts.
Energy
F.A
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 13 nov 2011, 22:22

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por F.A »

Boa noite.
ENERGY obrigada pela ajuda, gostei da resposta muito curta mas muito esclarecedora.
Acho que vou fazer mesmo assim então, passar tubo de 20mm de caixa a caixa como fosse uma instalação normal e só coloco mais um tubo até a caixa de aparelhagem onde levará o botão geral. Até posso cria mais do que um botão geral ñ posso? Afinal será um botão de pressão né?
Outra duvida que me ficou foi, se eu colocar os relés nas caixas de aparelhagem onde leva os comandos individuais ñ terei problemas com a certiel ? É q ñ m dá jeito nenhum colocar caixas de derivação junto a caixa de estoro.


Até breve
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por ENERGY »

F.A Escreveu:Boa noite.
ENERGY obrigada pela ajuda, gostei da resposta muito curta mas muito esclarecedora.
Acho que vou fazer mesmo assim então, passar tubo de 20mm de caixa a caixa como fosse uma instalação normal e só coloco mais um tubo até a caixa de aparelhagem onde levará o botão geral.
Até posso cria mais do que um botão geral ñ posso? Sim
Afinal será um botão de pressão né? Sim botão duplo
Outra duvida que me ficou foi, se eu colocar os relés nas caixas de aparelhagem onde leva os comandos individuais ñ terei problemas com a certiel ? Não
É q ñ m dá jeito nenhum colocar caixas de derivação junto a caixa de estoro, Acha que vai conseguir ligar tudo numa caixa funda??? eu não arriscava.


Até breve
Cpts.
Energy
F.A
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 13 nov 2011, 22:22

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por F.A »

Pois assim sendo ja ñ sei qual será a melhor maneira, porque alem ñ m dar grande jeito meter caixas d derivação até porque são paredes em placô e tb fica mal esteticamente o q para o cliente será provavelmente um problema. Acho que o melhor será deixar tudo preparado mas ñ colocar os relés até passar a certiel e depois fazer o resto e se por acaso vir q a caixa fica um pouco acalhada posso sempre partir o fundo a caixa... Sei que ñ é grande trabalho mas pode ser uma solução, que lhe parece? É q eu tb ñ queria gastar mt dinheiro nisto uma vez q o cliente quer q eu lhe faça isso a borla.... eu nem sei quanto me ficara mais em termos de valores.. tem mais ou menos idea quanto m possa ficar mais ? sao 10 estores..


Comprimentos
Até breve
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nao comento esse tipo de trabalho, pois não faz parte da minha maneira de trabalhar.
Quanto aos valores, botão + relé andará na casa dos 60€ cada.

F.A Escreveu:Pois assim sendo ja ñ sei qual será a melhor maneira, porque alem ñ m dar grande jeito meter caixas d derivação até porque são paredes em placô e tb fica mal esteticamente o q para o cliente será provavelmente um problema. Acho que o melhor será deixar tudo preparado mas ñ colocar os relés até passar a certiel e depois fazer o resto e se por acaso vir q a caixa fica um pouco acalhada posso sempre partir o fundo a caixa... Sei que ñ é grande trabalho mas pode ser uma solução, que lhe parece? É q eu tb ñ queria gastar mt dinheiro nisto uma vez q o cliente quer q eu lhe faça isso a borla.... eu nem sei quanto me ficara mais em termos de valores.. tem mais ou menos idea quanto m possa ficar mais ? sao 10 estores..


Comprimentos
Até breve
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por DEUS AMIGO »

Como disse o ENERGY o custo é esse ! e mais um quando for a carregar para todas as persianas fecharem ao sair na porta que tem para sair! na EFAPEL os preços são + ou - esses outras marcas não sei.
Agora de caixa a caixa (cinco condutores) eu dividia em dois circuitos de alimentação aos relés! nada tem a ver com a informação do relé de saida geral!
A EFAPEL tem esquema do mesmo até agora não me deu problemas! (não sou acionista da mesma).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por ENERGY »

Boas
A Efapel é uma empresa portuguesa, com umas instalações, que fazem inveja à concorrência, e o material é de boa qualidade, daí a minha preferência.

DEUS AMIGO Escreveu:Como disse o ENERGY o custo é esse ! e mais um quando for a carregar para todas as persianas fecharem ao sair na porta que tem para sair! na EFAPEL os preços são + ou - esses outras marcas não sei.
Agora de caixa a caixa (cinco condutores) eu dividia em dois circuitos de alimentação aos relés! nada tem a ver com a informação do relé de saida geral!
A EFAPEL tem esquema do mesmo até agora não me deu problemas! (não sou acionista da mesma).
Cpts.
Energy
F.A
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 13 nov 2011, 22:22

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por F.A »

Ola viva boa noite, Obrigado Energy e Deus Amigo pelas vossas ajudas..
Bem quanto ao custo acho bastante caro, tinha idea q ficaria mais barato por cada estore. mas os botões que leva ao pé de cada estoro que botões são? ñ são os normais interuptores de persiana q uma tecla deaativa a outra ou são?
Leva um relé apenas por cada estoro? tava na idea que eram dois....
É assim a obra em causa esta em curso e eu até ja passei os tubos de estoro a estoro, fiz da seguinte forma puxei um tubo gris 20mm do quadro ao botão geral q esta no ale de entrada e desse mesmo botão tirei dois tudos de 20mm e fiz com cada um deles 5 estoros ... para a pré instalação acho q é o suficiente né? ENERGY quanto ao ñ querer comentar a forma como descrevi a possivel solução respeito como é obvio, mas na ausencia de outra solução se o homem insistir mesmo em no futuro colocar esse sistema pode ser uma solução, triste eu sei mas pode resolver-s assim a coisa.

Abraço até breve
sousal
Curioso
Curioso
Mensagens: 87
Registado: 22 jun 2011, 19:25
Localização: Baltar - Paredes
Contacto:

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por sousal »

Não seria mais fácil e até mais barato colocar automatismo nos estores e depois o controlador ser via rádio ????
Mesmo que mais caro, têm muitas outras vantagens.
Reparações de automatismos.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Abertura de estores eletricos todos de uma vez..

Mensagem por DEUS AMIGO »

Um relé por cada estore o botão tambem tipo inversor tambem está no esquema de catalgo da Efapel. tem de deixar uma caixa ideal 100x100 ou duas c.d. interiores em cada estore, (entrada 5 fios saida 5 fios + relé não é facil a ligação numa só caixa derivação interior!) até existe informação de na caixa funda do inversor da persina de um quarto colocar lá o relé! (não vá nessa!) por experiência própria! Oriente-se pelas dicas.
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”