carrinho solar

Responder
bruno007
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 13 jan 2010, 23:37

carrinho solar

Mensagem por bruno007 »

Boa tarde, estou a desenvolver um projecto de sensibilização sobre energia solar com crianças.

Para a construção de um carrinho solar tenho os motores....corrente continua com funcionamento de 1,5V a 3V..

estes mesmo motores falam de uma corrente em vazio de cerca de 150mA.

Com um painel com 250mA a 2V é suficiente para fazer deslocar o carrinho?

Agradecia respostas de quem percebe da "coisa" ou quem ja fez este tipo de experiências!

Obrigado


jpmendes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 16 jan 2008, 22:52
Localização: Penela

Re: carrinho solar

Mensagem por jpmendes »

Boas

O conjunto é pesado? Os motores têm desmultiplicação? (É que os motores DC têm uma rotação elevadíssima).
Com a desmultiplicação, diria que sim, se o conjunto não for muito pesado. Além disso tens sempre a hipotese de colocar dois paineis em paralelo, para o caso de um ser insuficiente.
Anexos
Solar_cars.jpg
Solar_cars.jpg (42.74 KiB) Visto 1930 vezes
bruno007
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 13 jan 2010, 23:37

Re: carrinho solar

Mensagem por bruno007 »

o Carrinho como será para crianças pequenas e terei de proceder à compra de vários painéis e motores, vai ter de ser o mais barato possível.
Deste mesmo modo os motores não vão ter desmultiplicação nem nada disso (peso máximo para os carros 400gramas +- mas também se vir que é demasiado eles vão ter que retirar peças que não sejam necessárias).

Será apenas para sensibilização da energia solar e para efectuarem umas corridas como brincadeiras.

O que me faz confusão é o motor ter uma corrente de 150mA em vazio que não sei bem o que isso quer dizer.

No entanto vou verificar se existe algum vendedor que me deixe fazer a experiência com o motor e um painel desses...caso não estejam embalados!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carrinho solar

Mensagem por Mário »

Boas "bruno007"

"O que me faz confusão é o motor ter uma corrente de 150mA em vazio que não sei bem o que isso quer dizer."

Quer dizer que é sem carga, sem esforço, só o motor a rodar livre.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: carrinho solar

Mensagem por nelmindo »

De que zona é?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: carrinho solar

Mensagem por ENERGY »

bruno007 Escreveu:o Carrinho como será para crianças pequenas e terei de proceder à compra de vários painéis e motores, vai ter de ser o mais barato possível.
Deste mesmo modo os motores não vão ter desmultiplicação nem nada disso (peso máximo para os carros 400gramas +- mas também se vir que é demasiado eles vão ter que retirar peças que não sejam necessárias).

Será apenas para sensibilização da energia solar e para efectuarem umas corridas como brincadeiras.

O que me faz confusão é o motor ter uma corrente de 150mA em vazio que não sei bem o que isso quer dizer.

Um Engº da area da eletrecidade, com esta confusão, ou dúvida, ultimamente parece andar algo de errado nestas faculdades :D

No entanto vou verificar se existe algum vendedor que me deixe fazer a experiência com o motor e um painel desses...caso não estejam embalados!
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: carrinho solar

Mensagem por nelmindo »

bruno007 Escreveu:o Carrinho como será para crianças pequenas e terei de proceder à compra de vários painéis e motores, vai ter de ser o mais barato possível.
Deste mesmo modo os motores não vão ter desmultiplicação nem nada disso (peso máximo para os carros 400gramas +- mas também se vir que é demasiado eles vão ter que retirar peças que não sejam necessárias).

Será apenas para sensibilização da energia solar e para efectuarem umas corridas como brincadeiras.

O que me faz confusão é o motor ter uma corrente de 150mA em vazio que não sei bem o que isso quer dizer.

No entanto vou verificar se existe algum vendedor que me deixe fazer a experiência com o motor e um painel desses...caso não estejam embalados!

Visite a quinta do covelo na semana da energia. Irá esclarecer muitas dúvidas
lcarneiro28
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 18 mai 2013, 15:31
Localização: Recife-Brazil

Re: carrinho solar

Mensagem por lcarneiro28 »

Olá, amigo.

Dificilmente esse carrinho será deslocado por esse motor sem que haja uma redução de velocidade.
Motores CC desse porte têm velocidade elevada e baixo torque. Com a redução da velocidade você consegue aumentar o torque que será transmitido para as rodas, deslocando o carrinha.
Para ter uma ideia melhor dessa situação imagine o exemplo:
- Um exaustor de uma fonte de computador, possui um motor CC de 12V e corrente aproximada de 120mA. Trabalha em alta velocidade, mas um leve toque na hélice faz com que ele pare imediatamente. Se compararmos as potências desse motor com o motor do seu carrinho, veremos que o motor do carrinho é bem inferior.

Meus cumprimentos.
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”