electrovalvula

Responder
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

electrovalvula

Mensagem por siul06 »

Ola boa tarde.
Tenho um sistema de rega com um motor e três aspersores, motor esse controlado por um microprocessador. Mas depois da rega (motor desligado), o sistema fica a verter agua devido ao desnível do terreno.

Para resolver o problema pensei em colocar uma eletrovalvula que fecha-se a mangueira de 32mm depois de desligado o motor.

Mas todas as eletrovalvulas que encontro são accionadas por uma bobina que faz subir ou descer uma membrana. O meu problema com esta electrovalência, é que a agua vai embater contra uma parede para subir e voltar a descer, consoante a membrana esta em cima (aberto) ou em baixo (fechado). Logo (penso) que a agua vai perder pressão, mas se não perder, o motor vai fazer mais esforço para ultrapassar aquela barreira(logo mais consumo de corrente electrica).

Falaram-me, que há pessoas que transformam válvulas manuais, retirando-lhe o manipulo manual, e colocando-lhe um motor de passo a rodar a esfera da torneira!

Pergunto se alguém tem conhecimento de que isso se faça??? Ou se me conseguir uma solução melhor do que essa?


Avatar do Utilizador
nonuke
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Localização: Beira Litoral
Enviou: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por nonuke »

Caso pretenda reduzir a "perda de carga" provocada pela válvula solenoide, pode sempre optar por uma válvula com um diâmetro maior e aplicar reduções para o tubo de 32. As válvulas ideais para esta situação, seriam pneumáticas mas claro está que seria necessário um compressor €€€€€€.
Uma perda de carga vai baixar a pressão e aumentar a velocidade da água após a válvula.
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

nonuke Escreveu:Caso pretenda reduzir a "perda de carga" provocada pela válvula solenoide, pode sempre optar por uma válvula com um diâmetro maior e aplicar reduções para o tubo de 32. As válvulas ideais para esta situação, seriam pneumáticas mas claro está que seria necessário um compressor €€€€€€.
Uma perda de carga vai baixar a pressão e aumentar a velocidade da água após a válvula.
Por acaso estive em contacto com válvula solenoide de diâmetro maior, mas mesmo assim não me pareceu uma solução apropriada.

O facto de ficar com muito espaço livre dentro da valvula, não prejudica a pressão?? e mesmo assim não continua a exercer carga ao motor??
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por jaimereis »

boas

perde água por onde? antes ou depois da bomba? á saida da bomba tem um valvula de retenção?
Jaime Reis
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

jaimereis Escreveu:boas

perde água por onde? antes ou depois da bomba? á saida da bomba tem um valvula de retenção?
Perde agua pelos aspersores.
Não tem valvula de retenção, desculpa a pergunta, mas para que serve a válvula de retenção??
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por jaimereis »

como tem o problema com poucos dados, não percebi bem a duvida,

dá-me a entender que tem uma linha de água, da rede ou de um deposito?

qual é a pressão de entrada?

a valvula retenção serve para impedir que a agua volte para trás no caso de ser uma situação elevatoria
Jaime Reis
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

jaimereis Escreveu:como tem o problema com poucos dados, não percebi bem a duvida,

dá-me a entender que tem uma linha de água, da rede ou de um deposito?

qual é a pressão de entrada?

a valvula retenção serve para impedir que a agua volte para trás no caso de ser uma situação elevatoria
E um tanque de agua que fica numa posição ligeiramente mais alta que o local onde estão os chafarizes.

tenho um motor submersível de 750w, com uma saída para mangueira de 32mm, passa por um divisor em que entra a mangueira de 32mm e saem 3 de meia polegada "penso eu" que liga cada uma das 3 a um aspersor de jardim dos mais foleiros (custaram 5€ cada no AKI).

Visto que o tanque fica numa posição mais alta, quando o motor para, os aspersores continuam a verter agua.

A minha ideia era colocar uma válvula solenoide na mangueira de 32mm logo á saída do motor (mas fora de agua) que fecha-se a mangueira quando o motor desliga.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por jaimereis »

pois, sendo assim terá que colocar a electrovalvula á saida da bomba, provavelmente, o tanque não está a mais de 10 metros de altura, portanto nem um bar tem, dessas mais baratas dá de certeza.
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por ohmico »

Boas,

para o caudal necessário para a rega vai ter de instalar uma válvula motorizada.

ohmico
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

jaimereis Escreveu:pois, sendo assim terá que colocar a electrovalvula á saida da bomba, provavelmente, o tanque não está a mais de 10 metros de altura, portanto nem um bar tem, dessas mais baratas dá de certeza.
O problema é que as válvulas mais baratas vão fazer com que perca pressão na agua ou o motor vá consumir mais corrente eletrica.
como descrevi no 1º tópico.
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

ohmico Escreveu:Boas,

para o caudal necessário para a rega vai ter de instalar uma válvula motorizada.

ohmico
Exactamente!!
Mas já procurei em quase todas as lojas especializadas da cidade de Braga, e não encontro nada do género!

O máximo que me disseram, foi que quem trabalha com aquários grandes usa esse tipo de válvulas!

Mas ainda não as descobri!

sabes como ou onde as posso adquirir?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por ohmico »

Boas,

não posso garantir que tenham a solução para o seu problema, mas se não tiverem pode sempre pedir que lhe indiquem onde.

http://www.caleffi.pt/caleffi/pt_PT/index.sdo

ohmico
flag21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jul 2008, 21:35

Re: electrovalvula

Mensagem por flag21 »

Há aspersores com válvula incorporada para evitar essas situações . Quando a bomba pára e deixa de haver pressão suficiente os aspersores bloqueiam a saida da agua.
A rain bird a Hunter e outras marcas têm esse tipo de aspersor.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por jaimereis »

http://www.danfoss.com/Portugal/Product ... 811aa.html

trabalho com esta marca quase todos os dias, e em instalações a gás, agua, ar e vapor a alta pressão, vai á confiança
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas
siul06 Escreveu: O problema é que as válvulas mais baratas vão fazer com que perca pressão na agua ou o motor vá consumir mais corrente eletrica.
como descrevi no 1º tópico.
Porque é que o motor vai consumir mais corrente?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”