electrovalvula

lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

siul06 Escreveu:
lrds Escreveu:Eu tenho + ou - o mesmo problema. Até agora controlo manual, só que po vezes esqueço-me e o motor trabalha toda a noite e dia, até me lembrar!

Um depósito de 1000l a + ou - 3 bars, só que não sei como pôr em automático. Ou melhor saber eu sei, só que custa muito. O tubo é de 32mm tinha de ter uma valvula comandada por um programador, mas é muito caro.

Já pus um relógio no motor só que se ele parar o depósito basa por completo e ficam os animais sem água, já que estão dependentes do depósito.

Não haverá por aí nenhum modo barato de comandar a «coisa»?
Eu comprei uma válvula igual a imagem em cima para tubo de 32mm e controlada por 24v AC por 21€ no "AKI" em Braga.
Sendo impossível arranjar 24V, a 12V DC fica mais caro.
Já procurei muitas opções (BARATAS que é o principal objectivo), e a mais barata k encontrei foi esta.

Para controlar, compras um microprocessador (que agora há baratos), compras um transístor (cêntimos) que conduza corrente suficiente para atracar um rele( 2€) e o rele alimenta a válvula, soldas e pronto!

Programar o microprocessador depende da linguagem, mas pergunta aqui que eu ajudo-te (se souber) :D .
A valvula acima não é solenoide, pois não?


Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas "lrds"

"A valvula acima não é solenoide, pois não?"

O que é para ti então uma válvula solenoide?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

Mário, obrigado pela paciencia de me aturar.

Por aquilo que vi na net, tem uma bobine que a faz funcionar com corrente electrica. Penso que não precisa de programador para funcionar. Abre ou fecha consoante tem ou não corrente.

Acho que é diferente da valvula que mostra a foto, acho que esta é electrovalvula. Penso que esta necessita só de um impulso para abrir/fechar, daí precisar de um programador....

Mas não sei se estou certo. Fui ao AKI em Aveiro, onde estive com uma na mão, mas era de 24V. Também não tinham nenhum funcionário que me esclarecesse, nem sabiam se eram 24 ac ou dc. Não sabiam nada de nada, ainda menos que eu.

É ridiculo venderem coisas que nem sabem explicar ao cliente como funciona.

É que eu queria instalar uma na rega do quintal para regar só de noite (rega gota a gota) mas não queria gastar muitos €€€€. Uma «coisa barata» que abrisse e fechasse com um simples relógio.
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas

Chama-se solenoide só à bobine. Se a bobine está instalada numa "válvula" que funciona com corrente eléctrica chama-se electroválvula.

As electroválvulas podem ser de;

Comando directo.
Quando activadas pela energia eléctrica fazem actuar o embolo "pistão" na vedação do fluido (deixa passar ou fecha).

Servo comandadas.
Quando activadas pela energia electrica fazem actuar o embolo "pistão", na vedação de uma membrana "diafragma" que deixa passar ou fecha o fluido. Ou seja todas as que têm membrana "diafragma" são servo assistidas

Todas as válvulas de 2/2 são de passagem única e podem ser "NO" normalmente abertas "open" ou "NC" normalmente fechadas "close"

diafragma e membrana é o mesmo termo

Há muito mais tipos de válvulas.

Por exp. Um trinco eléctrico tem um solenoide que faz actuar um embolo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

Boas
Obrigado pelo esclarecimento, mas ainda tenho duvidas acerca do seu funcionamento.

Então a electrovalvula pode ser comandada por um relógio mecânico daqueles que se ligam a uma ficha? Tipo tem corrente abre, não tem corrente fecha. Ou tem de ter um programador?
Última edição por lrds em 11 jun 2012, 11:53, editado 1 vez no total.
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu: Então a electrovalvula pode ser comandada por um relógio mecânico daqueles que se ligam a uma ficha? Ou tem de ter um programador?
A electroválvula é como uma lâmpada, tem tensão funciona, não tem tensão não funciona.

Se queres que ela funciona de tempos em tempos, tanto pode ser temporizador como programador, a diferença pode ser o espaço dos ciclos que queres.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

Boas

Em principio já estou a perceber e eu só necessito de um ciclo por dia. Mas no ano passado quis comprar uma e na loja (especializada em tudo que é regas) disseram-me que não funcionava com o relógio, já que a electrovalvula que me mostraram funcionava por impulsos. Recebia um abria, recebia outro fechava, assim nunca poderia funcionar com um relógio.

E agora no Aki também ninguém sabia explicar.

Então agora estou com a ideia que há dois tipos de solenoide, um funciona com impulsos outro que funciona com tensão?!!!

Se funciona com tensão apenas tenho de lhe adicionar um transformador, mesmo daqueles que se compram nos chineses?

Obrigado pela ajuda
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:
Em principio já estou a perceber e eu só necessito de um ciclo por dia. Mas no ano passado quis comprar uma e na loja (especializada em tudo que é regas) disseram-me que não funcionava com o relógio, já que a electrovalvula que me mostraram funcionava por impulsos. "Devia de ser uma com memoria ao estado"
Recebia um abria, recebia outro fechava, assim nunca poderia funcionar com um relógio. Correcto

E agora no Aki também ninguém sabia explicar.

Então agora estou com a ideia que há dois tipos de solenoide, um funciona com impulsos outro que funciona com tensão?!!!
Nas valvulas de baixo custo não é normal serem por impulsos.

Se funciona com tensão apenas tenho de lhe adicionar um transformador, mesmo daqueles que se compram nos chineses? Certo

Obrigado pela ajuda
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

Boas

Muito obrigado pelas informações que me deste.

Abençoada internet!!!!
Inté
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

Volto a este tópico porque continuo sem saber que tipo de valvula hei-de comprar para funcionamento com um relógio programador desses que se compram até nos chineses.

É que aqui neste site encontrei a seguinte informação na página 25: (as electrovalvulas são do tipo normalmente fechadas. Por impulso electrico é criado um campo electromagnetico no solenoide da electrovalvula provocando um movimento ascendente do embolo, abrindo ... um segundo impulso repõe o embolo fechando-o... sendo necessário um programador....)

http://admin.ecossistemas.com/uploads/Man_Rega.pdf

Agora como distingo as electrovalvulas que funcionam por impulsos das que funcionam como o Mário mencionou no post anterior?
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas

Se a saida do relogio for constante "em tensão", a valvula é NC (normalmente fechada).

Se a saida do relógio Não for constante "em tensão" , (é por impulso) a válvula tem que ser de impulso.

Cump.
Mário
Última edição por Mário em 29 ago 2012, 15:21, editado 2 vezes no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nonuke
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Localização: Beira Litoral
Enviou: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por nonuke »

IRDS,
É minha opinião que não deveria optar por uma válvula de impulsos, mas sim por uma válvula mais comum (com tensão abre e sem tensão fecha).
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

Pois, eu já percebi, mas como distingo uma da outra? É que as que tenho visto apenas indicam a voltagem e se é VAC (corrente alternada) ou DC (corrente contiua).

Como vou identificar se é por impulsos ou não? É que na maioria dos casos os tipos das lojas não percebem pevas do assunto, como já aconteceu no AKI.

Obrigado por me aturarem...
Inté
Avatar do Utilizador
nonuke
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Localização: Beira Litoral
Enviou: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por nonuke »

Se o vendedor não consegue explicar, então não deveria estar a vender este tipo de equipamento. A solução será então ler o manual da válvula. O normal é as valvulas não serem de impulsos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:Pois, eu já percebi, mas como distingo uma da outra? É que as que tenho visto apenas indicam a voltagem e se é VAC (corrente alternada) ou DC (corrente contiua).

Enquanto não fores adivinho, não sabes. Ou está escrito ou nada feito.

Como vou identificar se é por impulsos ou não? É que na maioria dos casos os tipos das lojas não percebem pevas do assunto, como já aconteceu no AKI.

Resposta acima

Obrigado por me aturarem... .[/color]
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”