Plataforma móvel sobre lago

Responder
naf18
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 06 jul 2011, 20:21

Plataforma móvel sobre lago

Mensagem por naf18 »

Boa tarde,

Estou a desenvolver um projecto que consiste em automatizar uma plataforma móvel sobre um pequeno lago. Esta plataforma possui quatro rodas e funciona sobre carris. Acontece que o proprietário não quer ter cabos nem correntes no meio do lago.

A minha primeira ideia consistiu em tornar duas das rodas da plataforma motrizes e assim mover a plataforma. No entanto para que não existam cabos o motor tem de ser alimentado por uma bateria. Isso não seria problema uma vez que a plataforma se encontra parada a maior parte do tempo e ai poderia estar constantemente a carregar as baterias. No entanto ainda me falta determinar uma forma de activar a plataforma sem fios. Aqui pretendia utilizar um sistema semelhante ao que é usado em portões de garagens.
No entanto tenho varias duvidas:
- Motor:
-É preferível a utilização de um motor ac ou dc? Empresas que os vendem a particulares.
- Em caso de utilizar um motor ac preciso de um inversor para o alimentar. Onde o posso arranjar?

- Baterias:
- Estava a pensar utilizar baterias de chumbo, das que são utilizadas pelos carros. Onde arranjo o conversor para as carregar?

- Sistema de accionamento:
- Como funcionam os sistema sem fios dos portões de garagem e onde se compram?

Outra ideia que não sei se o dono da plataforma vai concordar é em colocar apenas o cabo de alimentação no meio do lago. Aqui as minhas questões prendem-se apenas com o accionamento sem fios e onde comprar motor ac.


cart
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 ago 2011, 13:47
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Plataforma móvel sobre lago

Mensagem por cart »

Uma ideia, se usar baixa tensao para alimentar o motor os carris podem servir de condutores, bastando inverter a polarização para inverter o sentido de marcha...
Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Plataforma móvel sobre lago

Mensagem por asubida »

Boa tarde,
Sobre o uso de baterias de chumbo-ácido do tipo das usadas nos carros. - Não se recomenda de modo nenhum o uso desse tipo de baterias, pois necessitam da "agitação" dada pelo movimento dos carros para prevenir o curto circuito interno entre placas, caso contrário ficam com a sua vida útil muito diminuída.
O tipo recomendado são as baterias de gel sem manutenção designadas por estacionárias ( do mesmo tipo das usadas nos sistemas fotovoltaicos ) que podem ser adquiridas nas casas da especialidade. ( marcas BP Solar Autosil etc ) pode-se ver no site da Autosil http://www.autosil.pt/abrir/gama_de_pro ... ndustriais
Sobre carregadores temos de nos lembrar que terá de ser um que reconheça o estado de bateria carregada e depois se limite a injectar pulsos de "carga de manutenção", também designados por "carregadores inteligentes" do tipo da Autosil CTEK por exm http://www.autosil.pt/abrir/gama_de_pro ... s_produtos
Espero que a informação lhe seja útil

Saudações
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:[email protected]
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”